Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Com recursos da JICA e do BNDES, Sabesp inicia em janeiro obras de saneamento da Represa Billings
  
Assessoria de Comunicação
21/12/2017

A Sabesp e a Prefeitura de São Bernardo do Campo assinaram na última segunda-feira (18/12) o termo de autorização para o início em janeiro das obras da primeira fase do Pró-Billings – Programa de Recuperação Ambiental na Área da Represa Billings, um dos maiores reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto prevê a construção de 32 estações elevatórias de esgotos de pequeno porte, duas estações elevatórias de médio porte, linhas de recalque, condutos forçados, 51 quilômetros de redes coletoras, oito mil ligações domiciliares e 9,5 quilômetros de coletores-tronco para exportação dos esgotos até a Estação de Tratamento ETE ABC. A meta é tratar 100% do esgoto da região do Grande Alvarenga, reduzindo em 700 m³/mês o volume de efluentes lançados in natura na represa.

O Pró-Billings é financiado com recursos da Sabesp, da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e do BNDES. Para as obras desta primeira fase, a serem executadas pela construtora Camargo Correa, serão investidos R$ 89,3 milhões. Para as obras da segunda fase, com o processo de licitação marcado para janeiro e previsão de início ainda no primeiro semestre, o custo estimado é de R$ 110 milhões. Serão instalados mais 38 quilômetros de redes de esgoto, cinco estações elevatórias e 11,5 quilômetros de coletores-tronco.

O Consórcio Cobrape-Hidroconsult-NJS atua ao lado da Sabesp desde o início do Programa, prestando apoio técnico à Unidade de Gerenciamento na coordenação geral das diversas etapas dos serviços, na elaboração de documentos requeridos nos contratos de empréstimo e no planejamento e controle da programação físico-financeira.

Recentemente, o Consórcio preparou os pacotes técnicos para licitação das obras das elevatórias, dos coletores-tronco e da rede coletora de esgoto das duas fases do Programa. Atualmente, está elaborando o projeto executivo das obras complementares do sistema de transporte de esgoto da Bacia do Ribeirão dos Couros.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)