Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Niterói abre licitação para obras do Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social financiado pelo BID
  
Assessoria de Comunicação
30/06/2017

Vista da Comunidade São José - Travessa Dona Zinha

  • Vista da Comunidade São José - Travessa Dona Zinha

A Prefeitura de Niterói abriu processo de licitação pública nacional para execução de obras de urbanização na comunidade São José, no Município de Niterói, no Rio de Janeiro. Os projetos foram desenvolvidos pelo Consórcio Cobrape-Ecologus e abrangem drenagem pluvial, sistema viário e de acessibilidade, contenção de encostas e geotecnia, iluminação pública, demolições, equipamentos comunitários (praças), resíduos sólidos e urbanismo. A área de intervenção é de 32,4 hectares e envolve cerca de 1.500 famílias.

As obras na comunidade São José fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói – Produis, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O investimento total no Programa é de US$ 48,67 milhões distribuídos em quatro componentes: urbanização de comunidades e inclusão social, mobilidade urbana, requalificação de áreas do centro e fortalecimento institucional.

O pacote de obras para São José inclui ainda a construção de um conjunto habitacional com 68 unidades e uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Os respectivos projetos arquitetônicos e complementares, também desenvolvidos pelo consórcio Cobrape-Ecologus, estão em fase de finalização.

Elaboração dos Diagnósticos e Projetos Executivos

Para a elaboração dos projetos executivos, foi realizado previamente, pela equipe técnica do Consórcio – coordenada pela arquiteta e urbanista da Cobrape, Talita Vespa –, um amplo diagnóstico socioambiental da área e do seu entorno.

A comunidade São José localiza-se entre os bairros do Caramujo, Fonseca e Viçoso Jardim, na zona norte de Niterói, região caracterizada pela sucessão de vales e morros de baixa altitude e escassez de áreas planas.

O trabalho teve como maior desafio o planejamento da contenção e drenagem das encostas, já que se trata de uma área com sérios riscos de deslizamentos, como já acorrido em 2010 em toda região, que resultou na destruição ou comprometimento de muitas casas.

Um problema igualmente desafiador foi o da coleta de resíduos sólidos, hoje bastante precária pela inexistência de um serviço regular. A solução adotada foi a reformulação do sistema viário existente, com a melhoria de acessos e a abertura de novas vias carroçáveis, a fim de possibilitar a coleta mecanizada em uma área mais abrangente da comunidade.

Os projetos também visaram a integração da comunidade com o espaço público, propondo, neste sentido, praças com áreas de lazer e convívio, playgrounds, academia da terceira idade e espaços dedicados à pratica de esportes, como uma quadra poliesportiva, pista de caminhada e rinque de patinação.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)