Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Livro retrata as transformações produzidas pelo trabalho técnico social em bairros-cota de Cubatão
  
Assessoria de Comunicação
05/05/2017

Em evento promovido pelo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, foi lançado, no último dia 27 de abril, o livro As cores da urbanidade, da jornalista Lorette Coen. A obra retrata, através de fotografias, relatos e depoimentos, as transformações produzidas nos bairros-cota de Cubatão pelo trabalho técnico social, integrado a um plano de requalificação urbana, desenvolvido pela Companhia Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, como parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaico da Mata Atlântica.

As fotografias, produzidas pelo Projeto Com Com – Comunicação Comunitária, mostram o antes e o depois das intervenções da CDHU em Cubatão. Desde 2007, foram removidas mais de 4 mil famílias de áreas de risco e de preservação ambiental das encostas da Serra do Mar. Além de novas moradias, a Companhia executa obras de urbanização nos bairros Cota 200 e Pinheiro Miranda, áreas já consolidadas onde vivem quase 2 mil famílias

O título sugestivo do livro, As cores da urbanidade, remete aos mosaicos que hoje decoram as fachadas das casas no Cota 200. “As cerca de 750 casas equipadas com água, luz e saneamento que ficarão definitivamente ali precisavam também de cor e ofereciam suas paredes”, relata a autora. As cores se espalham também pelos muros, escolas, praças, parques por obra do pessoal formado pelo Ateliê Arte nas Cotas.

Projetos como o Com Com, o Ateliê, Agentes Comunitários de Urbanização, Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, Cota Viva e Turismo de Base Comunitária – documentados no livro – constituem a essência do trabalho técnico social desenvolvido pela CDHU, como explica no Prefácio da obra a arquiteta Viviane Frost, Superintendente de Ações de Recuperação Urbana da Companhia:

“A metodologia adotada, centrada na concretização de espaços de fortalecimento da cidadania e no desenvolvimento sustentável do território, se dá por meio de estratégias transversais e princípios socioeducativos que permeiam todas as ações do trabalho técnico social, desde a pactuação da comunidade sobre os projetos de urbanização e critérios de remoção e reassentamento, até os projetos sociais de fomento à organização sociocomunitária e ao desenvolvimento local”.

Para a assistente social Adelina Mikolajaw, coordenadora da equipe da Cobrape que presta serviços de apoio à CDHU na implementação das ações do Programa Serra do Mar desde 2008, “seria impossível retratar por inteiro todas as ações desenvolvidas, os fatos vivenciados, as histórias contadas, os obstáculos superados, os temores e as dúvidas surgidas diante das dificuldades do dia a dia e no desenvolvimento do trabalho técnico social.” Para ela, o livro de Lorette Coen “é importante porque consegue traduzir parte de todo esse processo de intenso trabalho nas áreas de intervenção do Programa, junto à comunidade local, lideranças, órgãos públicos, não governamentais e outras instituições”, conclui.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)