Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Audiência pública discute propostas para o sistema de drenagem do Município de São Caetano do Sul
  
Assessoria de Comunicação
05/05/2016

Superintendente do DAE, Osmar Silva Filho, destacou a importância do estudo para a cidade

Técnica da Cobrape Adriana Nakagama apresenta as propostas do plano de ação

  • Superintendente do DAE, Osmar Silva Filho, destacou a importância do estudo para a cidade
  • Técnica da Cobrape Adriana Nakagama apresenta as propostas do plano de ação

Equipe da Cobrape apresenta metas e ações a serem implementadas até 2035

A terceira audiência pública sobre o Plano Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas do Município de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, foi realizada no último dia 28 de abril, com a apresentação, por técnicos da Cobrape, de um programa de metas e ações a serem implementadas até 2035 para a melhoria do sistema. A proposta é complementada por uma análise de custo-benefício das medidas necessárias, considerando a alocação de serviços necessários pelo Municípios em uma escala de prioridades segundo as áreas de maior risco de inundações.

O superintendente do Departamento de Água e Esgoto do Município – DAE, engenheiro Osmar Silva Filho, falou da importância do trabalho realizado pela Cobrape, que vem se somar aos esforços da Prefeitura no sentido de atender às exigências da Lei de Saneamento Básico. A elaboração do Plano de Drenagem, atualmente em fase de conclusão,  prevê a realização de estudos de concepção e anteprojetos para o sistema de microdrenagem. As propostas foram apresentadas pela equipe da Cobrape coordenada pelos engenheiros Mitsuyoshi Takiishi e Jane Cristina Caparica Ferreira Domingues.

A técnica Adriana Nakagama, que participa do estudo, iniciou a apresentação conceituando alguns aspectos específicos do plano de drenagem da cidade, e fez uma síntese do diagnóstico e prognóstico que serviram de base à elaboração das propostas. Nessa etapa, a equipe atualizou e detalhou a situação atual do sistema de drenagem, e considerou as respostas esperadas em face da evolução do processo de urbanização. Com base nos resultados obtidos, a equipe da empresa elaborou o plano de intervenções para cada uma das seis bacias de drenagem estudadas.

Entre as ações propostas estão medidas estruturais, como a ampliação ou substituição de 35,4 km redes de águas pluviais, reforma e criação de cerca de 1.236 bocas de lobo e a implantação de quatro reservatórios, no total das seis bacias; e medidas não estruturais, como o aprimoramento dos mecanismos de gestão e ações de educação ambiental.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)