Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Diretor da Cobrape e presidente da ABES SP, Alceu Bittencourt participará do 7º Fórum Mundial da Água na Coreia do Sul
  
31/03/2015

Evento é o mais importante do gênero e deverá reunir mais de 35 mil participantes de 170 países

A cada três anos, o Fórum Mundial da Água mobiliza a criatividade, inovação e know-how em torno da água. A próxima edição (7ª) será realizada na cidade sul-coreana de Gyengju entre 12 e 17 de abril. O diretor da Cobrape (Companhia Brasileira de Estudos e Projetos) e presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) Seção São Paulo, Alceu Guérios Bittencourt participará do evento juntamente com o presidente da ABES Nacional, Dante Ragazzi Pauli.

O atual secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, ocupa a presidência do Conselho Mundial da Água, entidade promotora do evento. O Conselho se autodefine como: Uma rede internacional formada por ampla gama de competências voltada ao conhecimento desse líquido essencial à vida no Planeta e à promoção de ações capazes de criar sinergias e contribuir com soluções inovadoras.

Reunião

No último dia 4, foi realizada uma reunião preparatória em São Paulo para o evento na Coreia do Sul. Este encontro marcou a primeira participação da ABES-SP na seção Brasil do Conselho Mundial da Água. Esse maior envolvimento nos debates por parte da entidade está ligado também à futura realização do 8º Fórum Mundial da Água, programado para acontecer em 2018, em Brasília.

O Conselho Mundial da Água está organizado em cinco Colégios: organismos intergovernamentais; governos; empresas e prestadoras de serviços; organizações da sociedade civil e usuários de água; associações profissionais e academia. Em 1997, ano seguinte à sua fundação, o Conselho decidiu criar o Fórum Mundial da Água, de modo que os grupos de interesse de todo o mundo pudessem se reunir e discutir em conjunto as questões relacionadas.

Compromissos

O 6º Fórum, realizado em Marselha em 2012, inovou com um roteiro para se alcançar compromissos concretos envolvendo especialistas e tomadores de decisão de diferentes setores e regiões do mundo. O encontro culminou com a visão de que é necessário o fortalecimento do processo político, especialmente por meio de contribuições significativas e compromissos de parlamentares e autoridades locais e regionais de todo o mundo.

Os temas principais do Fórum Mundial da Água deste ano serão:

- Segurança hídrica para todos

- Água para o desenvolvimento e prosperidade

- Água para a sustentabilidade: harmonizar os seres humanos e a natureza

- Construção de mecanismos de implementação viáveis

Dentre os tópicos mais relevantes a serem debatidos na Coreia do Sul figura a Aplicação de Tecnologia de Comunicação e Governança Eletrônica para a gestão dos recursos hídricos. Os organizadores do evento consideram vital levar às populações rurais e urbanas informações, especialmente por meio wireless, visando atualizar e melhorar as formas de gestão da água. Também figura no topo da pauta do Fórum o debate sobre mudanças climáticas e seus impactos na questão hídrica. 

Saiba mais:

http://eng.worldwaterforum7.org/main/

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)