Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Programa Onda Limpa contribui para a universalização dos serviços de saneamento em SP
  
Assessoria de Comunicação
13/07/2012

No ano passado, a Sabesp implantou em todo o Estado de São Paulo o número de recorde de 208 mil novas ligações de água e esgoto. A meta da empresa é universalizar o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto até 2018 no estado mais populoso do Brasil.

A meta é audaciosa, ainda mais se for considerado o cenário nacional do saneamento. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 44,5% da população brasileira está conectada a uma rede de esgoto (SNIS 2009). Diante dos olhos do mundo, o Brasil ocupa a nona posição no ranking dos países "sem banheiro", com 13 milhões de habitantes nessa situação (OMS/Unicef 2010).

"A Cobrape tem orgulho de ter participado de forma efetiva no cumprimento das metas de universalização da Sabesp estabelecidas para 2011", afirma Fernando Fehr. O engenheiro da Cobrape refere-se, especialmente, à participação da empresa no gerenciamento do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, o Programa Onda Limpa, que tem no esgotamento sanitário o seu principal foco.

O programa implantou 26.300 ligações de água e esgoto ao longo de 2011 nos municípios da Baixada Santista – Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. As ligações correspondem a 85% das obras da primeira etapa do Onda Limpa e ampliaram os índices de atendimento em esgotamento sanitário de 53% para 78%, com 100% de tratamento do esgoto coletado. "Agora daremos início a uma nova fase do programa e o número de ligações será ainda maior na região", diz Fehr.

Consórcio DLCJ - Nesta fase do Onda Limpa, a Cobrape integra o Consórcio DLCJ, formado também pelas empresas Ductor, Logos e JNS. Os serviços técnicos especializados de gerenciamento se voltam para as obras complementares do programa, que somam R$ 350 milhões em investimentos.

O consórcio está elaborando o pacote técnico para a licitação das obras, que devem ser iniciadas no segundo semestre. Serão executadas mais 37 mil novas ligações domiciliares de água e esgoto com o objetivo de elevar o índice de coleta de esgoto na Baixada Santista para 95%, número que, além de garantir a qualidade de vida dos moradores e frequentadores da região, também coloca o Programa Onda Limpa a serviço da universalização dos serviços de saneamento no Estado de São Paulo.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)