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Belo Horizonte adota BRT - Bus Rapid Transit para receber jogos da Copa do Mundo e das Confederações
  
Assessoria de Comunicação
02/04/2012

Estação do BRT - São Gabriel: legado da Copa do Mundo para a mobilidade urbana em Belo Horizonte

Projetos foram amparados por estudos de modelagem de tráfego no entorno da estação

  • Estação do BRT - São Gabriel: legado da Copa do Mundo para a mobilidade urbana em Belo Horizonte
  • Projetos foram amparados por estudos de modelagem de tráfego no entorno da estação

Ônibus articulados trafegam em vias exclusivas e transportam quase três vezes mais passageiros do que os ônibus tradicionais. Cobrape é responsável pelos projetos da estação de integração do BRT no bairro São Gabriel, obra que integra o conjunto de intervenções de infraestrutura planejado para melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte

A Capital mineira está se preparando para sediar seis jogos da Copa do Mundo, três partidas da Copa das Confederações e milhares de turistas atraídos pelos eventos esportivos – a estimativa para o Mundial é de 500 mil pessoas a mais circulando na cidade de 2,37 milhões de habitantes.

Além das obras de modernização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, a inovação no âmbito da mobilidade urbana é o transporte rápido por ônibus, o BRT - Bus Rapid Transit, já adotado em cidades como Curitiba, Bogotá, Pequim e Los Angeles.

Com ônibus biarticulados que transportam quase o triplo de passageiros dos ônibus tradicionais, faixas exclusivas e estações integradas ao metrô, os dois primeiros corredores de BRT de Belo Horizonte interligarão a região nordeste ao centro da cidade e estarão em funcionamento na Copa das Confederações, em 2013.

"O projeto básico da estação de integração São Gabriel foi entregue no início deste ano e as obras estão em processo de licitação através do RDC – Regime Diferenciado de Contratação", informa o arquiteto urbanista Rafael Decina Arantes, gerente da Cobrape filial Belo Horizonte e coordenador técnico do projeto. A Cobrape foi contratada para elaborar os projetos da estação de integração do BRT situada no bairro São Gabriel e também o estudo de modelagem de tráfego do entorno da estação.

Legado de alta qualidade para belo-horizontinos

A estação de integração projetada pela equipe de arquitetos e engenheiros da Cobrape terá uma área construída de aproximadamente 22.600m² e será localizada na avenida Cristiano Machado – um dos corredores do BRT que servirá de acesso indireto ao Estádio Mineirão. No local já existe uma estação de metrô e há previsão de construção de uma nova rodoviária.

Apoiado pelos estudos de modelagem de tráfego realizados pelo Grupo Tectran, o projeto foi concebido para atender a demanda de 34 linhas alimentadoras, 10 linhas troncais, frequência horária de 350 ônibus e um total de 13 mil passageiros em horário de pico pela manhã. A arquitetura da estação é assinada pelo escritório BHZ Arquitetura em parceria com a filial BH da Cobrape.

"O projeto integrará o BRT, ônibus convencionais e metrô; será um legado de alta qualidade da Copa do Mundo para a mobilidade urbana da Capital", avalia Rafael Arantes. De acordo com as projeções da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no corredor Cristiano Machado haverá uma redução de 57% no tempo das viagens.

A Cobrape em Minas Gerais

Com mais de 20 anos de experiência em consultoria de engenharia e presença em todo o Brasil, a Cobrape mantém duas filiais em Minas Gerais – uma em Belo Horizonte e outra em Montes Claros – que atualmente respondem por projetos nas áreas de Urbanização Integrada de Vilas, Favelas e Área de Risco; Edificações; Habitação; Recursos Hídricos e Políticas Públicas Sociais.

A Cobrape participou do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte (DRENURBS) por meio do Plano de Desapropriação e Reassentamento (PDR), da Carta de Inundações de Belo Horizonte e também com a Modelagem Matemática, Hidrológica e Hidráulica do Sistema de Macrodrenagem das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça.

As filiais mineiras da empresa também elaboraram o Plano de Controle Ambiental da Usina Hidrelétrica de Porto Estrela, o Projeto de Revitalização Urbana e Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Betim (financiado pelo BIRD) e vários outros programas e projetos que apoiaram o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

da Assessoria de Comunicação

 
 
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