Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Ação Cidadania ocorre no Jardim Guarani
  
14/03/2012

Profissionas da UBS da região prestam atendimento aos moradores do Jd. Guarani, durante Ação Cidadania

Alunos de direito da Universidade São Francisco

Cartazes produzidos e divulgados pelos agentes do PAVS na tenda da UBS

Centro de Apoio ao Trabalho Móvel

Profissionais da Embelleze maqueiam moradores e pintam os rostos das crianças

Moradores aguardando atendimento no Plantão Social do Jd. Guarani

O equipamento da Sabesp demonstra como economizzar no consumo de água

Escadaria da área Boa Esperança, que desenboca na Praça Duas Marias

Centro de Apoio ao Trabalho Móvel

  • Profissionas da UBS da região prestam atendimento aos moradores do Jd. Guarani, durante Ação Cidadania
  • Alunos de direito da Universidade São Francisco
  • Cartazes produzidos e divulgados pelos agentes do PAVS na tenda da UBS
  • Centro de Apoio ao Trabalho Móvel
  • Profissionais da Embelleze maqueiam moradores e pintam os rostos das crianças
  • Moradores aguardando atendimento no Plantão Social do Jd. Guarani
  • O equipamento da Sabesp demonstra como economizzar no consumo de água
  • Escadaria da área Boa Esperança, que desenboca na Praça Duas Marias
  • Centro de Apoio ao Trabalho Móvel

O Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB) contempla três eixos de atuação: organização comunitária, geração de trabalho e renda e conscientização ambiental. Seus objetivos são não restringir os trabalhos desenvolvidos em assentamentos precários a delimitação de faixas de remoção e construção de novas moradias, mas integrar os moradores ao projeto.

 
Durante o período de pré e pós-ocupação dos conjuntos habitacionais, uma equipe multidisciplinar atua na área promovendo encontros e oficinas sobre a vida em condomínio, reciclagem de lixo e reutilização de materiais, entre outros. Também são oferecidos cursos profissionalizantes, desenvolvidos muitas vezes em parceria com instituições privadas.


Atuando em várias comunidades da capital paulista, o programa tem como executora em algumas dessas localidades a COBRAPE, que trabalha como parceira da SEHAB no contato com os moradores e no desenvolvimento de atividades. Para isto, a empresa conta com uma equipe fixa em cada área.


Como forma de congregar as atividades desenvolvidas pelos eixos, a equipe de profissionais da COBRAPE no Jardim Guarani, zona norte de São Paulo, promoveu no final de 2011 o Ação Cidadania. Organizado com a colaboração da Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia, de parceiros institucionais, lideranças comunitárias e moradores voluntários, o evento ocupou a rua principal do bairro, próximo às novas Unidades Habitacionais, com diversas atividades.


Estiveram presentes para prestigiar o Ação Cidadania o Secretário de Habitação Ricardo Leite, Maria Cecília, diretora da Superintendência de Habitação Popular (HABI) Norte, e diversos técnicos de outras áreas de urbanização. O evento transcorreu durante todo o sábado de dez de dezembro.


Serviços oferecidos

O Estado se fez presente por meio de um CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) móvel, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, oferecendo vagas de emprego, inscrição para cursos, habilitação do Seguro Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho. Um técnico da Sabesp mostrou aos moradores por meio de um equipamento, como economizar no consumo de água através da instalação de um redutor; e profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) da região aferiram a pressão arterial, fizeram o teste para identificação de diabetes e encaminhamentos para unidade.

A tenda da UBS contou também com a presença de agentes do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Iniciativa das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, da Saúde e da Assistência e do Desenvolvimento Social, o programa busca mobilizar a população e implementar ações locais de prevenção, proteção e preservação do meio ambiente.

Durante o Ação Cidadania, seus agentes coletaram óleo de cozinha usado e pilhas, divulgaram os projetos Horta Comunitária e Escadaria de Pneus, e buscaram conscientizar os moradores sobre a importância da reciclagem e coleta seletiva, por meio de cartazes que mostravam o tempo de desintegração necessário para cada tipo de material.

Em várias tendas montadas para atendimento aos moradores, empresas privadas também participaram do evento. A Universidade São Francisco, por meio de seus estudantes de Direito, contribuiu com a prestação de aconselhamento jurídico. O Instituto Embelleze disponibilizou seus colaboradores para maquiarem moradoras e crianças. A Òtica Delivery, localizada próxima a comunidade, enviou um optometrista para realização exames de vistas gratuitos no Plantão Social, além de oferecer armações com preços de fábrica e acessíveis.

Atividades culturais


A Praça Duas Marias teve seus muros grafitados e foi decorada com azulejos de desenhos diversos. Obra integrante do Programa de Urbanização, localizada em um espaço onde, anteriormente, havia várias moradias irregulares e uma espécie de rio de esgoto doméstico, o local também abrigou uma oficina de azulejos.


Comandada pela equipe do Projeto Azu, a oficina estimulou as crianças e adolescentes do Grupo Educação Ambiental a desenharem nos azulejos. Estes seriam posteriormente queimados, numa técnica semelhante a utlizada pela azulejaria portuguesa. Quando estiverem prontos, irão decorar a nova escadaria da área Boa Esperança, próxima à praça.


A Comunidade Cultural Sambaqui, formada por moradores da comunidade, conduziu uma roda de samba com as crianças do grupo Chão do Meu Terreiro, em sua primeira apresentação no Jardim Guarani. Os pequenos também tiveram à disposição uma área de lazer com pula-pula, cama elástica e piscina.

Com estas atividades, o Ação Cidadania também permitiu que toda a comunidade pudesse vivenciar as ações que já vinham sendo implementadas, além de auxiliar na integração por meio de atividades recreativas.

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)