Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Blocos do Empreendimento Habitacional Sabesp I começam a ser entregues
  
20/10/2011

Sala do apartamento decorado apresentado aos moradores

Bloco do Empreendimento Habitacional Sabesp I

Moradores visitam bloco em construção

  • Sala do apartamento decorado apresentado aos moradores
  • Bloco do Empreendimento Habitacional Sabesp I
  • Moradores visitam bloco em construção

Por Ester Minga

Começou em 26 de setembro a primeira fase de entrega das unidades habitacionais do Condomínio 2 - Sabesp I, na comunidade de Heliópolis, a maior da cidade de São Paulo. Até o final de dezembro serão entregues mais onze blocos com 18 unidades cada, prontos para moradia.

O conjunto está sendo construído em um antigo terreno da Sabesp, atualmente pertencente à SEHAB (Secretaria Municipal de Habitação), sob projeto arquitetônico de Ruy Ohtake. Fugindo do padrão habitual das moradias populares, os prédios possuem forma arredondada, o que aumenta o espaço de circulação entre eles e elimina as noções de “frente” e “fundo”.  O conjunto ainda conta com parque de diversões, aparelhos de ginástica, quadra esportiva e salão de festas.

Com quatro apartamentos por andar, os prédios vêm com gás encanado e têm modelos adaptados no térreo para idosos e deficientes. Nesses, os dormitórios são maiores, as portas de correr e no banheiro há barras de apoio.

Trabalho social

O Conjunto Sabesp é resultado de uma parceria firmada entre a SEHAB e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Com o financiamento da Caixa Econômica Federal, os moradores que optaram pela mudança têm até 25 anos para quitar o apartamento. Enquanto esses não ficam prontos, as famílias recebem o auxílio moradia.

O acompanhamento social é realizado por profissionais da prefeitura e da Cobrape, que executam o cadastro das famílias que serão removidas da frente de obras ou de áreas de risco. Após essa remoção, elas são encaminhadas para o auxílio moradia até que a unidade habitacional definitiva (U.H.D) seja entregue.

Os moradores que aguardam o recebimento das U.H.D participam de uma série de oficinas socioeducativas promovidas pela equipe social sobre a vida em condomínio, cidadania, orçamento doméstico e legislação. Após essas aulas preparatórias, inicia-se a oficina de Autogestão Condominial, cuja finalização se dá com a eleição do corpo diretivo, composto pela figura do síndico, do secretário e do tesoureiro do condomínio. 

Eles também são convidados, próximo à entrega das U.H.D., a conhecerem um apartamento decorado com o objetivo de auxiliá-los a mobiliarem o própria moradia.

Antes da mudança é realizada uma aula educativa com profissional da área física para que os moradores conheçam a funcionalidade de cada item do apartamento.Também é feito o check-list de cada unidade com a presença do seu titular, do técnico da construtora e de uma assistente social para verificar se está tudo certo com o mesmo. Neste trabalho são testadas tomadas, torneiras, janelas, lâmpadas, portas etc. Qualquer problema identificado, a construtora responsável pela obra providencia o conserto.

No dia escolhido para mudança, os moradores assinam o termo de entrega de chaves do apartamento e efetuam a mudança.

Urbanização

O Conjunto Sabesp I é um entre vários empreendimentos habitacionais que estão sendo planejados ou construídos em Heliópolis. Com seus mais de 80 mil habitantes, a comunidade possui uma das maiores demandas por moradia da cidade. O destaque deste conjunto na mídia fica por conta do projeto diferenciado de Ruy Ohtake, cujo primeiro contato foi feito por lideranças da comunidade, o que proporcionou o estabelecimento de uma parceria.

Primeiramente, Ruy planejou a pintura da fachada de algumas casas com a utilização de cores fortes. Constante em todos os projetos do arquiteto na comunidade, estas denotam uma preocupação estética que é também dos moradores. Mais do que ansiar por infraestrutura adequada, a população de Heliópolis deseja ver beleza no lugar em que vive.

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)