Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Educação ambiental na maior comunidade da zona leste de São Paulo
  
13/10/2011

Crianças da comunidade se envolvem com a educação ambiental

Com trabalho social, canteiro de obras também abriga mudas de árvores

Novas áreas comuns de lazer são conquistas da comunidade organizada

Moradores participam do plantio de árvores nas calçadas

Oficinas de artesanto mobilizam membros da comunidade para a geração de renda

Grupo Zeladoria Ambiental foi criado a partir da dinâmica do trabalho social

  • Crianças da comunidade se envolvem com a educação ambiental
  • Com trabalho social, canteiro de obras também abriga mudas de árvores
  • Novas áreas comuns de lazer são conquistas da comunidade organizada
  • Moradores participam do plantio de árvores nas calçadas
  • Oficinas de artesanto mobilizam membros da comunidade para a geração de renda
  • Grupo Zeladoria Ambiental foi criado a partir da dinâmica do trabalho social

Por Ester Minga

Na maior comunidade da zona leste de São Paulo, a São Francisco Global, as transformações urbanísticas avançam acompanhadas por uma mudança de comportamento. Além de novas moradias e obras de infraestrutura, o Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) oferece um trabalho social específico para os cerca de 50 mil moradores da comunidade.

O objetivo é promover a mobilização e a organização comunitária, a geração de trabalho e renda e, como se trata de uma área de nascentes e córregos, implementar programas de educação sanitária e ambiental. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, testemunhou alguns resultados desse trabalho, apoiado pela equipe social da Cobrape.

Com a organização e participação de lideranças locais, profissionais da prefeitura e da empresa, foram realizadas oficinas, revitalização de áreas comuns, plantio de árvores e exposições, tudo no espírito da primeira Virada Sustentável que aconteceu na Capital naquele final de semana.

Zeladoria Ambiental

Os eventos que marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente fazem parte de uma história de educação ambiental que começou em 2009, no II Fórum Social do Jardim São Francisco. A partir do fórum, lideranças e moradores criaram uma comissão ambiental permanente que, logo depois, transformou-se no Grupo Zeladoria Ambiental.

Formado por 16 membros da comunidade, o grupo mantém uma postura propositiva frente aos problemas ambientais da região. Em parceria com as secretarias municipais, cooperativas e organizações não governamentais, promove ações como mutirões de limpeza de praças, plantio de mudas, exposições e palestras sobre reciclagem, saúde, consumo de energia e uso racional da água. 

Os integrantes do Grupo Zeladoria Ambiental foram preparados para essa missão cidadã. Uma parceria firmada entre a Superintendência de Habitação Popular da região Leste (HABI Leste), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a equipe social da Cobrape ofereceu ao grupo o curso de Agentes de Desenvolvimento Local.

Entre as conquistas da Zeladoria Ambiental, destaca-se a parceria com a subprefeitura de São Mateus, que contratou 30 zeladores de praça mediante o pagamento de um salário mínimo, vale transporte e vale refeição.

Programação

Durante todo o Dia Mundial do Meio Ambiente, os moradores do Jardim São Francisco participaram de diversas atividades.

No bloco habitacional Provisão 3 os moradores fizeram a pintura de bancos e desenhos com mensagens educativa, instalaram um ponto de entrega voluntária de material reciclável e óleo de frituras. A moradora Ione Santos foi uma das coordenadoras das atividades. Identificada pela equipe social, Ione tem conhecimento prático sobre a produção de materiais a partir de garrafas PET e recebeu incentivo para promover oficinas com crianças e adultos.

No entorno da escola Rodolfo Pirani I e em frente à Associação Nova Esperança São Francisco (ANESF), foram plantadas mudas de árvores frutíferas. Os voluntários receberam o auxílio do técnico agrícola José Ulisses Bezerra de França, graduando em Ciências Biológicas e morador da região com experiência profissional em arborização urbana.

No Posto de Orientação Socioambiental e Geração de Renda (Posagre) ocorreram oficinas de fuxico e bijuteria, confecção de bancos, bolsas e árvores com garrafas PET e uma exposição de artigos confeccionados com materiais recicláveis. Também aconteceu o Clube de Trocas, modalidade inserida no Sistema de Economia Solidária, parceria consolidada com o SENAC. No Clube de Trocas, não há circulação de moeda corrente; as pessoas levam o que têm e procuram trocar produtos com outros participantes.

Na Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes, responsável pela instalação de pontos de entrega de material reciclável na Provisão 3 e no Posagre, o muro foi grafitado por artistas da região. O tema foi a coleta seletiva.

 


 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)