Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
CDHU entrega, em Cubatão, mais 310 moradias do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar
  
02/09/2011

No último dia 11 de agosto, o secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, entregou mais 310 imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional a Urbano (CDHU). As unidades fazem parte dos três novos bairros que estão sendo construídos para receber as famílias removidas das áreas de risco no Parque Estadual da Serra do Mar. O número de residências entregues por este programa praticamente duplicou. Agora já são 628 unidades entregues de um total de 3.594 Uh a serem implantadas até o final do Programa. 

O evento aconteceu no Residencial Rubens Lara e contou também com a presença do presidente da CDHU, Antônio Carlos do Amaral Filho, do coordenador do Programa Serra do Mar, Fernando Chucre, além de representantes da Prefeitura Municipal de Cubatão e da sociedade civil.

A Cobrape (consorcio Cobrape-Engevix) gerencia o programa. Este tem duas etapas de intervenção, sendo uma delas no Município de Cubatão, onde é mais grave a pressão sobre as áreas do Parque Estadual da Serra do Mar é mais grave, com 9 núcleos de ocupação irregular nos quais o programa realizará dois grupos de ações, por intermédio da SH/CDHU:

a) Remoção, reassentamento e promoção da sustentabilidade socioambiental dos moradores, nos locais denominados Água Fria, Pilões, Sítio dos Queirozes, Cotas 500 e 400.

b) Urbanização e regularização fundiária dos núcleos a serem consolidados: Cotas 200, 100, 95 e Pinhal de Miranda.

As estimativas são de 7.500 famílias a serem beneficiadas, sendo que 5.000 serão removidas e deslocadas para novos bairros e outros empreendimentos da CDHU e 2.500 famílias que terão a consolidação da ocupação e urbanização das áreas remanescentes.


Mais do que conjuntos habitacionais, trata-se de bairros projetados com toda infraestrutura. O projeto inovador do Bolsão 9, por exemplo, prevê a construção de 1.154 imóveis. Lá, será implantado um grande parque com equipamentos sociais e de lazer, como quadras poliesportivas, arena para eventos culturais, parque infantil, pista de skate e ciclovia. No Jardim Casqueiro, está prevista a construção de 1.840 moradias e no Bolsão VII outras 600, totalizando as 3.594 unidades.

Com um novo modelo de arborização e paisagismo, estes novos residenciais terão serviços públicos, praças, parques, escola, posto de saúde, creche, igrejas e pontos para comércio. Algumas moradias foram projetadas para uso misto, ou seja, são imóveis destinados a uso residencial e comercial, visando atender às famílias que já exploram alguma atividade comercial na região onde ocorrerão as remoções.

O novo padrão de construção da CDHU, incorporado pelo programa da Serra do Mar, inclui plantas com três dormitórios. Todas as unidades contarão com aquecedor solar próprio, medidores de água individualizados, revestimento interno e externo, piso cerâmico em todas as habitações, azulejos nos banheiros e cozinha, laje e estrutura de concreto, pé direito mais alto, garantindo maior conforto térmico, janelas maiores para melhorar iluminação e ventilação, alem de um número maior de tomadas. 
O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é desenvolvido de forma integrada, contando com a atuação das Secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Energia e Saneamento, Desenvolvimento, Justiça, Economia e Planejamento, Procuradoria Geral do Estado, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)