Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Encerra-se ciclo de palestras sobre destinação correta de resíduos no Jardim Nazaré III
  
14/07/2011

Café da manhã produzido pelos participantes

Partcipantes com os livros de receita

Encerramento do ciclo de palestras

  • Café da manhã produzido pelos participantes
  • Partcipantes com os livros de receita
  • Encerramento do ciclo de palestras

No último dia 27 de junho, finalizou-se o ciclo de palestras relacionadas ao meio ambiente no Jardim Nazaré III, comunidade localizada no extremo leste da cidade de São Paulo.

As palestras inserem-se no conjunto de ações empreendidas pela COBRAPE - gerenciadora social - com os moradores em fase de acompanhamento de pós-urbanização/ocupação, que faz parte do escopo do trabalho social do Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo.

Esta fase é parte de um processo iniciado em 2008, em que as famílias foram cadastradas para atendimento definitivo, por estarem em áreas de risco ou em frente de obras.

Para que as moradias fossem demolidas e se iniciassem as obras, foram apresentadas alternativas de atendimento habitacional culminando com o auxílio financeiro, denominado auxílio aluguel, às famílias.

O acompanhamento social dessas famílias foi realizado através de reuniões mensais de sensibilização para o novo morar, abordando diversos temas, objetivando a convivência coletiva.

Dando continuidade a este processo, nesta fase de pós- urbanização/ocupação, no Eixo de Educação Ambiental, foram promovidas palestras e encontros para sensibilizar os moradores, quanto a: preservação dos espaços coletivos, das áreas verdes, conservação do patrimônio, uso racional da água e energia elétrica, redução do lixo e implantação da coleta seletiva.

Para o fechamento deste ciclo de encontros e palestras, a equipe social da COBRAPE do Jardim Nazaré III trabalhou junto aos moradores a importância da separação dos resíduos, reaproveitamento total de alimentos, reaproveitamento dos materiais recicláveis como forma de geração de renda e inclusão social e destinação correta do lixo. 

No último encontro, ocorrido no dia 27, a coordenadora de educação sanitária e ambiental da COBRAPE, Nailer Rodrigues, conduziu a palestra, que abordou temas como a minimização de resíduos, contando com a presença de 65 moradores que, motivados sobre o reaproveitamento de alimentos, realizaram um café da manhã com bolos, biscoitos e sucos, utilizando cascas de frutas e talos de legumes. O objetivo foi exemplificar de que forma podem ser aproveitados os alimentos e como minimizar a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário, aumentando dessa forma sua vida útil.

O SESI- Serviço Social da Indústria, em parceria com a COBRAPE, distribuiu entre os participantes desse último encontro, livros de receitas relacionados ao reaproveitamento de alimentos. Para a viabilização desse ciclo de palestras, foi estabelecida parceria com a Cooperativa de Reciclagem Nova Conquista, que distribuiu sacos plásticos aos moradores para que possam separar em suas residências os materiais recicláveis, recolhidos uma vez por semana. O objetivo é o de proporcionar a inclusão social e a geração de renda, inclusive para dois moradores do Jardim Nazaré III integrantes dessa Cooperativa.

No total, foram arrecadados 35 sacos de 200l de materiais recicláveis, demonstrando ampla adesão dos moradores do Jardim Nazaré III ao projeto de coleta seletiva e destacando a importância da separação dos materiais recicláveis, cuja questão é essencial para a melhoria da qualidade de vida  e para o  meio ambiente.

 


 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)