Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Índice de água é criado para ajudar investidor
  
Folha de S. Paulo
17/06/2010

Em 2030, mais de um terço da população mundial vai viver em áreas de estresse hídrico, com escassez de água.

O dado é do estudo "Charting our Water Future" (Traçando o futuro da nossa água), divulgado pela consultoria McKinsey em 2009.

As áreas de estresse incluem muitos países e regiões que impulsionam o crescimento econômico global, como China, Índia, África do Sul e o próprio Estado de São Paulo.

Entre os interessados na temática estão investidores cujos negócios podem ir "por água abaixo" se não considerarem desde já a escassez do recurso como um risco às empresas em que investem.

No entanto, a divulgação de informações sobre o uso da água na indústria é limitada e não há contextualização dos riscos financeiros implicados em cada setor.

Para municiar os analistas, o WRI (Instituto de Recursos Mundiais, na sigla em inglês), junto com o Centro para Mercados Ambientais do Goldman Sachs e a General Electric, está desenvolvendo o índice da água.

Ele não somente apontará onde haverá escassez física do recurso mas também incluirá indicadores de qualidade, custos de tratamento e fatores sociais que podem afetar o acesso das companhias à água.

Com o mesmo objetivo, os organizadores do projeto Carbon Disclosure - que convenceram 2.500 empresas a divulgar suas emissões de gases de efeito estufa- lançaram o CDP Water Disclosure, no fim de 2009.

Foram enviados questionários a mais de 300 das maiores companhias do mundo para levantar informações sobre as questões relacionadas às suas políticas de gestão e uso da água.

RISCOS

Publicado em fevereiro, estudo da Ceres apontou oito setores mais expostos em caso de falta de água: bebidas, químico, energia elétrica, alimentos, construção de casas, mineração, semicondutores e petróleo e gás.

Com o maior controle dos órgãos reguladores, empresas podem sofrer ações judiciais pelos impactos de suas operações. Além disso, a falta de água aumenta a concorrência entre indústrias e comunidades pelo recurso.

Grazielle Schneider, colaboração para Folha de S. Paulo

Se você se interessou por esse assunto, conheça o Plano Diretor de Aproveitamento de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista e também o Atlas das Regiões Metropolitanas.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)