Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Arborização e remoções – trabalho social em duas versões
  
Assessoria de Comunicação
04/11/2009

Cidade Ademar, castigada pelas chuvas de setembro. Remoções foram emergenciais

  • Cidade Ademar, castigada pelas chuvas de setembro. Remoções foram emergenciais

A área de Políticas Públicas Sociais da Cobrape trabalha com uma ampla diversidade de ações no seu cotidiano. Contratos nos estados do Paraná, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo representam, para os 215 profissionais da equipe social, a certeza de que nenhum dia é igual ao outro.

Exemplos dessa diversidade vêm de dois trabalhos que estão em andamento no Estado de São Paulo - um na cidade litorânea do Guarujá e outro na Capital.

Arborização no Guarujá

Nas comunidades Vila Rã, Sossego e Areião, a prefeitura do Guarujá implantou, em 2003, um Projeto de Urbanização que seguiu as premissas do Programa Habitar Brasil BID, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A Cobrape foi contratada pela prefeitura para realizar o trabalho de Participação Comunitária do projeto, uma das exigências do BID.

A ideia é fazer com que a comunidade, beneficiada com obras e melhorias físicas, também conquiste um novo padrão de qualidade de vida por meio de sua própria organização e de ações educacionais, socioambientais, sanitárias e de capacitação profissional.

A arborização desses três bairros, que começou no último dia 29 de outubro, faz parte desse processo de transformação - o poder público entra com o projeto urbanístico e a comunidade com o compromisso e a compreensão de que é preciso manter, de forma sustentável, o novo ambiente que a ela pertence.

Para ajudar na implantação do projeto de arborização, prefeitura e Cobrape selecionaram estudantes residentes nas comunidades. Os jovens , depois de treinados, realizaram atividades de educação sanitária e ambiental junto aos moradores.

Remoções em Cidade Ademar

São Paulo, divisa com Diadema. As chuvas de setembro colocaram em risco as moradias de cerca de 65 famílias que moram no Morro dos Macacos, na favela Mata Virgem, em Cidade Ademar.

A equipe social da Cobrape, que atua na área junto com a prefeitura de São Paulo, negociou e acompanhou a remoção das famílias que estavam em casas prestes a sofrer desabamentos. As demais moradias continuam em situação de risco e estão sendo monitoradas - os moradores, que vivem em área de proteção de mananciais, são atendidos pelo Programa Mananciais, da secretaria de Habitação da prefeitura de São Paulo.  

Conheça o trabalho da Cobrape no Guarujá
Leia matéria sobre arborização no Guarujá
Conheça o trabalho da Cobrape no Programa Mananciais

Sandra Di Croce Patricio, da Assessoria de Comunicação

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)