Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Projeto de urbanização e inclusão social beneficia mais de 4 mil famílias na comunidade Dendê, em Fortaleza
  
Assessoria de Comunicação
11/03/2024

Instalações do Residencial Yolanda Queiroz

Obras do Residencial Yolanda Queiroz, em 2018

Centro de Educação Infantil – CEI

Praça do Coqueiro umas das obras de urbanização entregues

  • Instalações do Residencial Yolanda Queiroz
  • Obras do Residencial Yolanda Queiroz, em 2018
  • Centro de Educação Infantil – CEI
  • Praça do Coqueiro umas das obras de urbanização entregues

O programa de urbanização e inclusão social na Comunidade Dendê apresenta avanços significativos para os moradores do bairro Edson Queiroz, próximo às margens do Rio Cocó, na capital cearense. Mais qualidade de vida, acessos viários simplificados para maior comodidade, implantação de espaços públicos de lazer, avanço dos índices de segurança pública e, principalmente, melhora da autoestima das famílias da região.

Iniciado em maio de 2018, o Projeto Dendê coordenado pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cidades, contempla grandes intervenções em infraestrutura, urbanização e atendimento social beneficiando mais de 4 mil famílias. As ações contam com o investimento de R$ 108.202.556,12, financiado pela da Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Pró-Moradia, com contrapartida de 30% do Estado.

O Consórcio Cobrape-TPF é responsável pelo gerenciamento, fiscalização e assessoria técnica para a implantação das obras e serviços na comunidade e na região, e pelo atendimento social às famílias.

No conjunto de melhorias, destacam-se a construção do Residencial Yolanda Queiroz para 1.080 famílias, o Centro de Educação Infantil – CEI Antônia Augustinho de Sousa, dentro do conjunto habitacional, a implementação da “Via de Ligação”, conectando a Comunidade Dendê à Av. Washington Soares, a urbanização e requalificação de 14 vias e ligações intradomiciliares de esgoto em 970 domicílios, onde a rede de esgoto não estava ligada na rede pública, além da execução de um sistema de esgotamento sanitário em toda a área da Comunidade,  esta última ação executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com o acompanhamento da equipe do consórcio.

Intervenções emergenciais

Em novembro de 2023, o Governo do Ceará assinou um contrato emergencial com o Consórcio para executar diversas ações sociais, ambientais e de infraestrutura na Comunidade Dendê e no reassentamento de famílias. Essas intervenções foram propostas ainda na fase de execução dos aditamentos referentes ao primeiro contrato.

A continuidade das ações inclui a obra da construção e reforma de 200 banheiros em imóveis residenciais na Comunidade Dendê, a continuação da urbanização do Dendê (2ª Etapa), onde estima-se a requalificação e ampliação de 19 vias, ampliação do sistema de drenagem, melhorias habitacionais, regularização fundiária e titulação de imóveis irregulares.

A previsão é que o trabalho seja concluído entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025.

Histórico do Projeto

O Projeto Dendê tem como objetivo solucionar problemas históricos de ocupações desordenadas e insalubres na Comunidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. As intervenções buscam promover a inclusão social de famílias que habitam áreas subnormais, desocupar a faixa de proteção do mangue do Cocó e urbanizar áreas degradadas, implantando infraestrutura e abrindo ruas para possibilitar a circulação de veículos e serviços urbanos nas áreas consolidadas.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)