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Estudos sobre demanda turística na Baía-de-Todos-os-Santos vão orientar investimentos do Prodetur Nacional
  
Assessoria de Comunicação
10/01/2017

Equipe de pesquisadores em pré-teste

Treinamento dos pesquisadores pelo economista Osiris Marques

Pesquisa com turista

Pesquisa com prestador de serviço turístico

  • Equipe de pesquisadores em pré-teste
  • Treinamento dos pesquisadores pelo economista Osiris Marques
  • Pesquisa com turista
  • Pesquisa com prestador de serviço turístico

O Consórcio Nippon Koei LAC/Cobrape/Ruschmann está desenvolvendo, desde agosto de 2016, estudos sobre a demanda turística atual e potencial da Baía de Todos-os-Santos (BTS), com foco nos segmentos de turismo náutico e cultural. O trabalho foi contratado pela Secretaria de Estado do Turismo no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional Bahia, e tem como objetivo mapear a oferta turística atual da região, identificar as expectativas de turistas e prestadores de serviços turísticos, e fornecer subsídios para a definição de novos roteiros e intervenções físicas a serem implantadas para o desenvolvimento dos dois segmentos priorizados.

Para a transformação da Baía de Todos-os-Santos em um polo turístico ainda mais competitivo, o governo do Estado vai investir U$ 84,7 milhões, dos quais US$ 50,8 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Os recursos serão destinados a obras de infraestrutura náutica, melhoria dos serviços e da gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e geração de emprego, proteção do patrimônio cultural, educação socioambiental e controle de resíduos sólidos nos 18 municípios situados no entorno da Baía.

O Prodetur Nacional, concebido em parceria com o BID, tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Turismo e consolidar a gestão turística de modo democrático e sustentável, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais a um modelo de desenvolvimento turístico nacional.

Pesquisa de Campo

Os estudos realizados pelo Consórcio têm como foco sete destinos turísticos da BTS: Ilha de Itaparica (Itaparica e Vera Cruz), Maragojipe, Salvador, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Cachoeira e Jaguaripe.

A pesquisa da demanda atual é realizada in loco, em pontos estratégicos nos sete destinos, com turistas domésticos e internacionais e prestadores de serviço dos segmentos náutico e cultural. Com base nas informações coletadas mediante a aplicação de questionários padronizados será analisado o perfil desses turistas, assim como o tipo e qualidade dos serviços oferecidos e os produtos mais procurados

Para o dimensionamento da demanda potencial, além dos dados obtidos da pesquisa de campo na BTS, são realizadas entrevistas, via telefone e e-mail, em três destinos internacionais (Estados Unidos, Argentina e Portugal), três destinos nacionais (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e três destinos estaduais (Salvador, Ilhéus e Camaçari). A equipe de projeto conta com consultores especializados no levantamento de informações do segmento de turismo, no Brasil e no exterior.

Para o diretor do projeto, engenheiro Carlos Eduardo Curi Gallego, e a coordenadora técnica, turismóloga Juliana Cardoso, os estudos de demanda são fundamentais, pois, é a partir dos subsídios fornecidos por eles que se desenhará o Projeto Integrado de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos. A meta é buscar a sinergia entre os dois segmentos, de modo que se desenvolvam de forma interdependente e complementar, contribuindo para aumentar o fluxo de turistas e, com isso, alavancar a economia sustentável local. 

 
 
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