Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape intensifica atuação em Belo Horizonte
  
Assessoria de Comunicação / Cobrape-BH
21/03/2013

O Aglomerado da Serra é pioneiro do programa Vila Viva em Belo Horizonte

Casas em área de risco de deslizamento e risco elétrico na Barragem Santa Lúcia

Conjunto Habitacional sendo construído para o reassentamento de beneficiários do Vila Viva Aglomerado da Serra

Novas unidades habitacionais no Aglomerado da Serra

  • O Aglomerado da Serra é pioneiro do programa Vila Viva em Belo Horizonte
  • Casas em área de risco de deslizamento e risco elétrico na Barragem Santa Lúcia
  • Conjunto Habitacional sendo construído para o reassentamento de beneficiários do Vila Viva Aglomerado da Serra
  • Novas unidades habitacionais no Aglomerado da Serra

Um encontro entre os profissionais da Cobrape-BH e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), realizado em fevereiro, marcou o início de mais um trabalho da empresa na capital mineira.

Técnicos e coordenadores do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Programa Vila Viva reuniram-se com o objetivo de trocar experiências e integrar as equipes que, a partir de agora, atuarão conjuntamente no acompanhamento social e nas intervenções sócio-organizativas de sustentação ao processo de reestruturação urbanística e ambiental pelo qual passam os aglomerados.

Os dois aglomerados, localizados na região centro-sul de Belo Horizonte, concentram mais de 50 mil moradores em áreas precárias e com risco de deslizamentos, erosões e até mesmo com moradias próximas a estações de transmissão de energia elétrica, caso específico do Santa Lúcia. As áreas são beneficiadas pelo Programa Vila Viva, coordenado pela URBEL; desde 2005 o programa promove a urbanização de vilas e favelas em Belo Horizonte.

Troca de informações e experiências - Aderbal de Freitas, coordenador do Vila Viva no Aglomerado da Serra, traçou um panorama geral da atuação do programa na cidade e apresentou o histórico da área sob sua coordenação. Desde o início de sua ocupação, em 1920, o Aglomerado da Serra transformou-se de área verde e pública em um adensamento urbano com forte atuação da comunidade no sentido de sua regularização e integração à vida da cidade. A região, situada na extensão da Serra do Curral, um dos cartões postais da capital, é marcada por riscos de deslizamentos de terra e de erosões. Segundo o CENSO 2010, a população do Aglomerado da Serra é de 34.510 moradores em 10.616 domicílios.

O coordenador do Programa Vila Viva no Aglomerado Santa Lúcia, Marcelo Pflueger, apresentou um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas pelas famílias que habitam a região. Ao todo, são 15.672 os moradores do "Morro do Papagaio", como também é conhecido o Aglomerado Santa Lúcia, que conta com aproximadamente 70 anos de ocupação. Na área, muitos domicílios foram implantados debaixo de estações de transmissão de energia elétrica da Cemig, a Companhia Energética de Minas Gerais. Outros fatores de risco são ocasionados pelas drenagens não canalizadas, pelas descargas de esgotos sanitários e pelo acúmulo de lixo nos terrenos.

Cobrape em Belo Horizonte - Com mais de 20 anos de atuação em consultoria de engenharia e trabalhos realizados em todo o território nacional, uma das áreas de especialização da Cobrape é a de implementação de políticas públicas sociais associadas a programas integrados de urbanização.

Em Belo Horizonte, a filial da Cobrape realizou a Implantação e Monitoramento do Plano de Desapropriação, Indenização e Relocalização de Famílias e Negócios (PDR) do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte - DRENURBS. 

Outro programa da Prefeitura de Belo Horizonte que contou com a experiência da Cobrape na área social foi o de Regularização Fundiária através de Atividades Técnicas, Sociais e Administrativas junto às Famílias Beneficiárias dos Programas de Habitação do Município de Belo Horizonte. Ao todo, foram atendidas mais de 3 mil famílias.

Na cidade mineira de Contagem, a empresa foi a responsável pelo Gerenciamento Social do PAC-Contagem - Programa de Aceleração do Crescimento, que beneficiou 640 famílias que residiam em ocupações irregulares, em áreas sem infraestrutura ou com alto risco geológico e construtivo.

A Cobrape Belo Horizonte aguarda a Ordem de Serviço de mais três projetos para o setor social na capital - o Programa Vila Viva no Aglomerado Morro das Pedras, também coordenado pela URBEL, e projetos nas bacias do Córrego Camarões e do Córrego do Nado, sob coordenação  DRENURBS.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)