Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Curitiba terá Plano Diretor contra enchentes
  
Prefeitura Municipal de Curitiba - Agência de Notícias
30/08/2011

Apresentação do projeto do Plano Diretor contra Enchentes, feita pela equipe técnica da Cobrape. Curitiba, 30/08/2011. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni, participa da apresentação do projeto do Plano Diretor contra Enchentes, feita pela equipe técnica da Cobrape. Curitiba, 30/08/2011 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

  • Apresentação do projeto do Plano Diretor contra Enchentes, feita pela equipe técnica da Cobrape. Curitiba, 30/08/2011. Foto: Maurilio Cheli/SMCS
  • Secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni, participa da apresentação do projeto do Plano Diretor contra Enchentes, feita pela equipe técnica da Cobrape. Curitiba, 30/08/2011 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A criação de um fundo de combate às enchentes e a implantação de um sistema de monitoramento dos rios são algumas das ações previstas no Plano Diretor de Drenagem Urbana, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Curitiba.

A primeira etapa do estudo, que coletou dados sobre a situação da drenagem da cidade, foi apresentada à equipe técnica municipal pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), responsável pelo trabalho.

“Esta é a primeira etapa do projeto. Estão sendo definidas as diretrizes que darão oportunidade para que a equipe técnica da Prefeitura possa dar sugestões e aprimorar o plano. Futuramente teremos audiências públicas, onde a população poderá participar desta discussão”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

Para o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara, o plano elaborado pela capital paranaense abre a oportunidade para a discussão em torno de um projeto para as bacias hidrográficas da Grande Curitiba. “Os problemas com os rios são comuns entre os municípios vizinhos a Capital, por isto deve acontecer uma ação conjunta entre as cidades, com coordenação da Comec”, disse.

Controle - O estudo está sendo feito nas bacias que cruzam Curitiba: Atuba, Belém, Passaúna, Barigui, Ribeirão dos Padilhas e o rio Iguaçu, dentro do limite da cidade. Em cada um destes rios, foram levantados pontos onde acontecem com frequência alagamentos. Também foram levantadas informações do impacto da vazão de cada rio vindo de outros municípios em Curitiba.

O Plano de Drenagem aponta também a necessidade de Curitiba ter um sistema de monitoramento de seus rios, para que o município possa tomar medidas preventivas em locais onde podem ocorrer alagamentos na cidade. Pelo estudo da Cobrape, estas estações podem ser fixas ou móveis, que permitirão ações futuras de controle das cheias.

Fundo - Outra sugestão no estudo é a criação de um fundo de combate às enchentes, que pode ser criado com recursos próprios, repasses estaduais e federais. Com este fundo será possível fazer obras para conter cheias nas bacias da cidade.

A partir das informações já coletadas, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e a Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos vão dar sugestões para aperfeiçoar o plano, que definirá ações para projetos de macrodrenagem, que vão atender as bacias da cidade.

O Plano Diretor é uma importante ferramenta de planejamento e define diretrizes que orientam o trabalho, neste caso, na área de drenagem. Tendo as diretrizes urbanas e ambientais definidas em cenários de curto, médio e longo prazos, a nova ferramenta ajudará a Prefeitura na adoção de medidas para minimizar o impacto das enchentes na cidade.
Incluirá também medidas para a preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e ao reordenamento das ocupações irregulares. E vai prever medidas para revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento, limpeza e drenagem.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)