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Apoio técnico ao gerenciamento da implementação e à fiscalização de obras do programa Viva Maranhão: Investimentos Integrados para o Desenvolvimento Socioinclusivo, financiado pelo BNDES

O Programa Viva Maranhão: Investimentos Integrados para o Desenvolvimento Socioinclusivo tem como meta ampliar e modernizar a infraestrutura social e econômica do estado e combater a pobreza e a extrema pobreza. Em quatro anos, serão implementados 72 projetos e ações estruturantes que beneficiarão a quase totalidade dos municípios maranhenses. O custo do programa é de R$ 3,8 bilhões, financiados integralmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através das linhas de crédito BNDES Estado e ProInveste. Trata-se de um dos maiores programas de investimentos públicos já realizados no Maranhão. Os recursos destinam-se aos setores de gestão territorial, gestão pública, educação, saúde, saneamento básico, saneamento ambiental, segurança pública, infraestrutura rodoviária, assistência social e mobilidade urbana. Com a execução do programa, a expectativa é gerar 40 mil empregos diretos e indiretos.


Programa Municipal de Controle de Cheias e Recuperação e Adequação de Infraestrutura Urbana de Taboão da Serra

A COBRAPE prestou serviços de gerenciamento e acompanhamento de obras de drenagem urbana para Prefeitura de Taboão da Serra. Estes foram relativos ao Programa Municipal de Controle de Cheias, Recuperação e Adequação de Infraestrutura Urbana Associada.

As intervenções foram planejadas integrando diversos tópicos do cenário urbano. O principal objetivo foi a minimização da ocorrência de inundações e a mitigação de seus efeitos junto às comunidades ribeirinhas.
Os trabalhos de gerenciamento incluíram o acompanhamento técnico, o controle e a avaliação das intervenções para a implantação de obras de mitigação e controle de cheias nas áreas urbanas do município. O que compreendeu:
-acompanhamento técnico das ações decorrentes do Plano Diretor de Drenagem e Infraestrutura Urbana, aí entendido: as deficiências e pontos críticos que geram situações de risco na rede de macro drenagem secundária do Córrego Poá, as deficiências da malha viária municipal no que concerne à acessibilidade em situações de emergência, e os aspectos relevantes e carências das redes de saneamento, de áreas públicas e de lazer. Também se contemplou o Programa Municipal de Recuperação e Adequação de Infra-Estrutura Urbana Associada;
-gerenciamento e acompanhamento técnico de obras de drenagem na Bacia do Córrego Poá, incluindo: substituição de pontes, canalização de trechos de córregos, implantação de vias pavimentadas como rotas alternativas à BR-116, travessias sob a BR-116, Rodovia Régis Bittencourt, em método não destrutivo, obras de mitigação de risco de deslizamento junto a encostas, consolidação geotécnica;
-assessoria técnica à Prefeitura Municipal para a preparação e montagem de Pacotes Técnicos para licitação de obras, para o controle tecnológico das intervenções, revisão e atualização de detalhes executivos de projetos para preparação de documentação/ relatórios informativos.


Projeto de Revitalização Urbana e Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Betim

A COBRAPE realizou para Prefeitura Municipal de Betim serviços técnicos de gerenciamento do Projeto de Revitalização Urbana e Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Betim. Este buscou a melhoria da qualidade de vida da população da cidade mediante a requalificação dos espaços urbanos e a recuperação dos cursos d’água urbanos pertencentes à Bacia do rio.

Com recursos da ordem de 97 milhões de dólares, em parte provenientes de empréstimo concedido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Projeto visou eliminar o lançamento de esgoto bruto no rio e em seus afluentes, recuperar áreas degradadas, proporcionar alternativas de lazer e recreação à população e melhorar a qualidade de vida dos moradores que tiveram que ser realocados; entre outros objetivos que envolvem a revitalização de uma bacia.

A cargo disso ficou uma Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) designada pela Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento e Coordenação da prefeitura de Betim. À COBRAPE coube prestar todo o suporte gerencial à unidade na execução do projeto e capacitar a sua equipe.

Para isso, foi necessário separar o trabalho em duas etapas. Na primeira, que teve duração de dois anos, a COBRAPE forneceu integral suporte às ações de gerenciamento do programa. Na segunda, correspondente a um período de três anos quando a UGP já havia assumido plenamente as suas atribuições, a empresa passou a atuar de forma secundária, em consultoria para o acompanhamento técnico de procedimentos, controles, avaliação e monitoramento de atividades.

Os serviços foram realizados entre agosto de 2005 e novembro de 2008.

 

 


Gerenciamento e Execução de Trabalho Social para Implementação da Operação Urbana Faria Lima e Água Espraiada

A COBRAPE conduziu o Gerenciamento e a Execução do Trabalho Social para Implementação das Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada, juntamente às empresas HAGAPLAN e IEME BRASIL.


As Operações Urbanas destas duas avenidas da capital paulista se inserem no Plano Diretor de São Paulo, conforme estabelecido pelo Estatuto da Cidade (lei federal 10.257/01). Seu objetivo é propiciar uma parceria entre Poder Público e iniciativa privada para realização de intervenções específicas em determinadas áreas,  que englobou a implantação de infraestrutura em áreas públicas e formas de ocupação das áreas privadas.

Neste gerenciamento, o consórcio formado pelas três empresas citadas concedeu suporte técnico profissional para execução do trabalho social em uma área que abrangia as favelas Coliseu, Jd. Panorama e Real Parque; e ocupava um espaço de 88.720 m2 e abrigava 6.234 moradores.

Primeiramente, foi necessário a elaboração de estudos e diagnósticos técnicos por meio de:


-Cadastramento das famílias e dos domicílios em cada área;


-Levantamento e mapeamento da situação jurídica e fundiária;


-Mapeamento de uma comunidade indígena residente na favela Real Parque;


-Elaboração de base cartográfica, através de 10 mapas temáticos georreferenciados de cada área. A elaboração de tal base visou análises espaciais dos temas abordados na pesquisa censitária, tais como: renda familiar, escolaridade, tempo de ocupação, forma de ocupação, entre outros;


-elaboração de diagnóstico e mapeamento da infraestrutura e equipamentos de
saúde, educação e transporte disponíveis em cada área e em seu entorno;


-estudo preliminar de intervenção na favela Real Parque, a mais densamente povoada das três.

Após essa fase preliminar, teve início o acompanhamento social das famílias para alojamentos provisórios, sendo que antes houve a apresentação do trabalho aos moradores das favelas. Um curso de capacitação para lideranças foi iniciado objetivando o fortalecimento da mobilização social, além do início da elaboração de relatórios de avaliação.


Quando os conjuntos habitacionais ficaram prontos, os moradores foram reassentados e o trabalho focalizou na promoção da auto-gestão dos empreendimentos e na elaboração de projetos de intervenção social.


Programa Cultura e Cidadania para Inclusão Social – Fábricas da Cultura

O consórcio formado pelas empresas COBRAPE e FIGUEIREDO FERRAZ prestou serviços de gerenciamento à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O objetivo era apoiar a UGP na implementação do Programa Cultura e Cidadania para Inclusão Social: Fábricas de Cultura.


Buscando promover a participação equitativa de crianças e jovens dos distritos mais vulneráveis da área metropolitana de São Paulo, por meio de atividades artísticas e culturais de qualidade que contribuam para o seu desenvolvimento integral, o Programa abrangeu artes cênicas, visuais, musicais, multimídia, leitura e etc.


Além dessas denominadas ARTividades, o trabalho previu a realização de diagnósticos e cadastro de recursos e serviços sociais, diagnósticos de inequidades, produção para construção de linha de base do Programa, orientação para desenvolvimento de conteúdos e inequidade nos currículos das ARTividades e suas capacitações e orientação no desenvolvimento de política cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também esteve previsto a elaboração de Planos Participativos, a implantação de 9 Centros Fábricas de Cultura e o Fortalecimento Institucional.


As ações de gerenciamento incluíram:


• apoio a todas as atividades incluídas na implementação inicial do Programa, ajustadas aos requisitos operacionais, sociais, ambientais e econômico-financeiros;


• suporte às funções de Direção, Coordenação Geral, Gerenciamento Técnico, Programação e Acompanhamento, Gerenciamento Administrativo e Gerenciamento Financeiro

• preparação da Implantação inicial do Programa, compreendendo a consolidação dos critérios, elaboração do macro-planejamento do Programa; elaboração dos modelos dos documentos para contratação; detalhamento dos fluxos financeiros de recursos para aprovação da UGP e BID; elaboração dos instrumentos e procedimentos, como controle físico financeiro das obras e estudos e Plano de Contas do Programa; criar, implantar e operar o sistema de informação gerencial para o suporte ao controle físico-financeiro, controle de usos e fontes de aplicação dos recursos, emissão de relatórios operacionais e gerenciais e elaboração das normas e procedimentos para catalogação e guarda dos documentos nos arquivos técnico, administrativo e financeiro do Programa

• supervisão de Obras: consolidação do planejamento da implantação do subprograma, compatibilizando-os ao macro-planejamento do Programa; acompanhamento das obras e reformas; análise das alterações contratuais das obras e serviços; suporte técnico na execução das obras, serviços e estudos; elaboração de desembolso; pagamento das faturas; prestações de contas; controle da implantação física-financeira dos projetos; visitas aos canteiros das obras; orientação técnica e supervisão para elaboração do “As Built”e avaliação dos documentos apresentados pelas empreiteiras


• comunicação Social: elaboração do Plano de Comunicação Social; apoio à licitação para contratação da execução do Plano e apoio à supervisão da execução do Plano de Comunicação Social, com pareceres técnicos


Projetos Básicos, Executivos, Revisões, “As Built” e Gerenciamento Ambiental do Plano de Controle Ambiental da Usina Hidrelétrica de Porto Estrela

A COBRAPE, por meio de consórcio com a empresa YKS, realizou o Gerenciamento Ambiental e Projetos Executivos Ambientais para a Usina Hidrelétrica de Porto Estrela.


Localizada no estado de Minas Gerais nas cidades de Açucena, Braúnas e Joanésia, a construção da usina esteve sob responsabilidade do consórcio AHE Porto Estrela. Este era formado pelas empresas Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e Companhia de Tecidos do Norte de Minas (COTEMINAS).


O conjunto de ações executadas pelo consórcio correspondeu ao que fora previsto pelo Plano de Controle Ambiental (PCA) da usina e aprovado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (FEAM) e pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM). O que incluiu ações de planejamento, organização e execução de atividades necessárias para obtenção do LO-Licença de Operação para o empreendimento e a elaboração do EIA/RIMA para obtenção da LI-Licença de Instalação para Linha de Transmissão.


Também foram tomadas todas as medidas mitigadoras consubstanciadas no elenco dos programas de acordo com as especificidades de cada meio: físico, biótico e socioeconômico; além de atividades complementares envolvendo a Coordenação Geral e o Gerenciamento Ambiental.


As atividades relacionadas à execução do PCA e das medidas mitigadoras incluíram:


- Monitoramento de Encostas da Área de Entorno


- Recomposição do Canteiro de Obras e de Áreas Degradadas pelo Empreendimento


- Exploração Florestal na Área Diretamente Afetada


- Recomposição da Cobertura Vegetal


- Resgate e Reintegração de Espécies da Flora


- Monitoramento de Espécies de Avifauna Ameaçadas de Extinção


- Ações relacionadas à proteção da fauna terrestre e aquática


- Plano de Manejo da Unidade de Conservação


- Controle do Quadro Geral de Saúde


- Comunicação Social, Incluindo Palestras de Educação Ambiental e Ações de Apoio à Comunidade


- Resgate do Patrimônio Arqueológico


- Negociações para Relocação e Reassentamento da População e da Infra-Estrutura Atingida


- Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água

 


Monitoramento e Avaliação da Execução do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM foi idealizado pelo Governo do Estado do Amazonas e financiado a partir da parceria deste com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O objetivo principal é a recuperação dos igarapés da cidade de Manaus, a partir do seu recobramento ambiental e requalificação urbanística.


Criado no ano de 2004, o programa interferiu em cerca de 70 km de cursos d’água, componentes das duas principais sub-bacias localizadas na área urbana da cidade: Educandos-Quarenta e São Raimundo. Estas foram escolhidas pelo critério de densidade populacional e gravidade dos problemas sociais e ambientais dos respectivos igarapés componentes, definindo a abrangência das intervenções prioritárias. A sub-bacia Educandos-Quarenta consistiu na primeira intervenção, o PROSAMIM I, e a do São Raimundo compôs a área de intervenção do PROSAMIM II.

As duas principais frentes de intervenção do programa são a recuperação dos igarapés deteriorados pela ocupação humana, dentro da abrangência definida para atuação, e a posterior remoção e reassentamento de famílias em situação de risco e/ou em condições precárias de moradia.

O serviço prestado pela COBRAPE consiste no monitoramento e avaliação da execução da primeira fase do Programa, o PROSAMIM I, em toda a sua amplitude, desde as três esferas principais de atuação (ambiental, social e urbanística), até as questões referentes à sua organização e desenvolvimento institucional e financeiro. O objetivo do monitoramento e avaliação é apontar desvios que tenham influenciado negativamente nos resultados do programa, bem como sugerir alternativas para superá-los, além de aferir os impactos das ações realizadas sobre a população beneficiada e para a cidade como um todo.

Estão sendo realizados estudos para avaliar os impactos do reassentamento sobre as famílias participantes, além dos impactos das obras dos parques habitacionais e de lazer para a população local, apontando, de forma interdisciplinar, os ganhos sociais, ambientais e urbanísticos obtidos por meio destas intervenções.

Os serviços realizados pela COBRAPE durante a execução do contrato referem-se ao monitoramento e avaliação:


- da execução do programa, bem como do cumprimento das metas estabelecidas em seu marco lógico;


- do desenvolvimento físico-financeiro;

- das ações de fortalecimento comunitário e educação ambiental;

- das ações de fortalecimento Institucional;

-do atendimento às questões ambientais;

- do cumprimento das tarefas de operação e manutenção das obras concluídas;

- das intervenções urbanísticas;

- do reassentamento das famílias.


Trabalho de Participação Comunitária - Projeto de Urbanização de Assentamentos Subnormais do Município de Guarujá - Comunidades Vila Rã, Sossego e Areião - Programa Habitar Brasil BID - HBB

A COBRAPE executou o gerenciamento social para apoiar a Prefeitura Municipal de Guarujá na Implantação do Trabalho de Participação Comunitária. Este estava previsto no contrato do Projeto de Urbanização de Assentamentos Subnormais do Município, firmado com o Programa Habitar Brasil BID.


Com o objetivo de contribuir para elevar a qualidade de vida das famílias de baixa renda, o Habitar Brasil BID – HBB buscou atender predominantemente a categoria social com rendimento até 3 salários mínimos, residente em aglomerados subnormais (favelas, mocambos, palafitas e cortiços), entre outros localizados em regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e capitais de estado.


O objetivo é destinar recursos para o fortalecimento institucional dos municípios, a fim de dotá-los de maior capacidade de atuação no controle e recuperação desses núcleos e na adoção de medidas para evitar novas ocorrências. Por meio da execução de obras, serviços de infraestrutura e ações de intervenção social e ambiental


O Município de Guarujá, que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista, possui uma população de 264.812 habitantes de acordo com o Censo Demográfico 2000. Este número chega a triplicar em épocas de férias e feriados prolongados.


Segundo o Inventário de Assentamentos Irregulares do Município, a cidade possui 56 assentamentos irregulares agrupados geograficamente em 52 núcleos, onde residem 103.032 habitantes em 27.776 domicílios. Os assentamentos atendidos pelo Habitar Brasil foram as comunidades de Vila Rã, Sossego e Areião, cuja área abrange 129.618,53m2 e abriga cerca de 10.000 famílias.


As atividades executadas pela COBRAPE envolveram:


• Assessoria no planejamento operacional da execução do conjunto de
atividades previstas no Plano de Acompanhamento Social;


• Capacitação/ treinamento da equipe técnica da Prefeitura em metodologias de
planejamento, através de atividades de Integração e Gerenciamento do
Trabalho Social;


• Assessoria à implantação e acompanhamento do sistema de mobilização e
organização comunitária, garantindo a difusão de informações acerca do
Projeto de Reurbanizaçáo, fomento à Participação Comunitária e envolvimento
de todos os moradores nas etapas de formulação, planejamento, execução e
avaliação do projeto;


• Assessoria e Apoio ao eixo ESA - Educação Sanitária e Ambiental com o
desenvolvimento de atividades voltadas á implementação de projetos
educativos ambientais;


• Comunicação e informação do Projeto, planejamento operacional do suporte
às obras e remoções, bem corno desenvolvimento de processo de capacitação
de lideranças comunitárias;


• Assessoria ao detalhamento das ações para Implantação do subprojeto de
Educação Sanitária e Ambiental, a implantação do subprojeto de açào local
integrada de inclusão social, ao detalhamento das ações para implantação do
projeto de avaliação e acompanhamento na fase de pós-ocupação.


Gerenciamento e Fiscalização de Obras de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) na Região Metropolitana de São Paulo

O consórcio COBRAPE-CONCREMAT gerenciou, fiscalizou, assessorou e prestou assistência técnica às obras de saneamento básico - SES (Sistemas de Esgotos Sanitários), exceto os referentes ao Programa de Despoluição do Rio Tietê, para Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).


O objetivo foi zelar pelo fiel cumprimento dos contratos das obras sob sua responsabilidade. Para isso, foi necessário garantir o emprego da boa metodologia técnica durante sua execução, respeitando os prazos contratuais estipulados e as leis de Segurança e Medicina do Trabalho e Meio ambiente, e cuidar da boa imagem da contratante junto à comunidade e órgãos públicos.


Os trabalhos incluíram as seguintes atividades:


-Preparação do Macro-planejamento do Gerenciamento e Fiscalização de Execução dos Empreendimentos, para análise da SABESP;


-Desenvolvimento, implantação e manutenção de sistema informatizado para o acompanhamento dos empreendimentos;


-Acompanhamento do Cronograma Físico-Financeiro dos empreendimentos;


-Acompanhamento da programação detalhada em suas diversas etapas de planejamento;


-Desenvolvimento e elaboração de relatórios mensais, gerenciais e de evolução, por empreendimento, consolidando as informações gerenciais requeridas pela SABESP;


-Diligenciamento dos serviços junto às Prefeituras Municipais, Concessionárias de serviços públicos, acerca da execução dos empreendimentos;


-Coordenação junto à equipe de fiscalização das obras e serviços, nos períodos e prazos determinados, para a execução dos empreendimentos;


-Elaboração do recebimento provisório e definitivo dos empreendimentos, inclusive conclusões de frente de serviço;


-Providências quanto à elaboração de documentações necessárias, de acordo com as Normas e Procedimentos internos regulamentados e aprovados pela SABESP;


-Assessoria técnica operacional nas atividades de controle de execução dos empreendimentos;

-Acompanhamento e providências quanto à regularização dos cadastros de novas redes e ligações domiciliares dos empreendimentos em execução;


-Desenvolvimento de indicadores de resultado, acompanhamento e de produtividade, e ainda, parâmetros de comparação (quantidades, valores e prazos);


-Elaboração e implementação de Plano de Comunicação de Obras;


-Fiscalização dos Empreendimentos, através de análise e verificação dos projetos;


-Acompanhamento dos processos de desapropriações e de licenciamento ambiental, elaborando, também, estudos e análises ambientais;


-Solicitação, acompanhamento e controle da inspeção técnica dos materiais e equipamentos fornecidos, garantia e controle tecnológico, serviços topográficos e geotécnicos;


-Análise e avaliação do cronograma, liberação de frentes de serviços, vistoria de imóveis, acompanhamento e registro diário de informações;


-Elaboração das medições de obras e serviços, acompanhadas de memória de cálculo detalhada;


-Assessoria e Assistência Técnica consultiva de engenharia, na elaboração de projetos básicos e/ou executivos, metodologia de execução, estudos de alternativas, recomendações e pareceres técnicos;


-Detalhamento e complementação de projetos estruturais, fundações, hidráulicos, eletromecânicos e automação e supervisão e coordenação geral das atividades de pré-operação dos sistemas.


Gerenciamento do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Uberaba e Revitalização do Sistema de Abastecimento de Água – Programa Água Viva

O Programa de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Uberaba e Revitalização do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Uberaba tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população da cidade por meio da recuperação ambiental dos corpos de água urbanos, aumento da oferta de água potável e minimização dos riscos de inundações.

Com implementação prevista ao longo de cinco anos, o Programa tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento - BIRD na ordem de US$ 28,78 milhões e também conta com recursos de compensação da Administração da Cidade de Uberaba.

Todo o conjunto de atividades relacionadas às áreas de saneamento, meio ambiente, governança e planejamento previsto no Programa é gerenciado pela Cobrape.


Gerenciamento do Programa de Abastecimento de Água da Região Metropolitana da Baixada Santista - Sistema Mambu Branco

O Programa de Abastecimento de Água da Região Metropolitana da Baixada Santista tem por objetivo garantir o abastecimento e a qualidade da água nos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente nos períodos de grande fluxo turístico.

Como parte do Programa, a implantação do Sistema Produtor de Água Mambu-Branco ampliará em até 1.600 litros por segundo a oferta de água para a região e contribuirá para a redução dos riscos de doenças de origem hídrica.

Para gerenciar e supervisionar as ações propostas pelo Programa, equipes multidisciplinares da Cobrape desenvolvem as seguintes atividades:  

  • Coordenação geral da implantação dos empreendimentos, em todas as fases do processo;
  • Planejamento e controle físico-financeiro dos empreendimentos;
  • Desenvolvimento de um sistema de informações integrado aos diversos sistemas da Sabesp;
  • Suporte aos trabalhos de desapropriações, servidões, autorizações e outorgas;
  • Apoio nos processos de aquisições (obras, serviços e suprimentos) dos empreendimentos;  
  • Apoio técnico à implantação, pré-operação e operação assistida das unidades do empreendimento.  

 


Supervisão Técnica e Ambiental das Obras do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo - Divisão Regional de Assis - DR - 07

Um dos componentes do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo é o Pró-Vicinais - Programa de Pavimentação e Recuperação de Estradas Vicinais do Estado. Seu objetivo é a recuperação de toda a malha viária vicinal - ou municipal - de São Paulo, responsável pelo escoamento da produção agrícola, pecuária e industrial das cidades e também pela interligação entre cidades e bairros.

Os serviços de gerenciamento do Programa Pró-Vicinal na Divisão Regional de Assis compreenderam a supervisão técnica e ambiental das obras em 204 km de extensão de vicinais. O elenco de obras compreende pavimentação, recuperação de acostamentos, obras de arte, sistemas de drenagem. A sinalização horizontal e vertical - que garante a segurança dos usuários das estradas - também foi objeto dos serviços de gerenciamento desenvolvidos pela Cobrape. Outra tarefa do gerenciamento foi garantir que projetos e obras permanecessem em consonância com a legislação ambiental.

 


Fiscalização de Projetos, Orçamentos e Obras de Engenharia do Aeroporto de Vitória

As atividades de Fiscalização de Projetos, Orçamentos e Obras de Engenharia do Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, desenvolvidas pela Cobrape, compreenderam o apoio à supervisão da elaboração dos projetos executivos, projetos de obras e "As Built", bem como o apoio administrativo à gerência de empreendimento do aeroporto, de acordo com os critérios estabelecidos na Matriz de Responsabilidades.

Os trabalhos executados contemplaram ainda os serviços técnicos complementares de geotecnia; cadastramento de edificações e infraestrutura; maquetes físicas e eletrônicas relacionadas com empreendimento; levantamentos aerofotogramétricos; serviços topográficos; execução de painéis, fotos e materiais de divulgação.


Gerenciamento do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga - Fase II

O Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga foi um dos primeiros programas integrados de grande porte implantado no Brasil. Suas ações multissetoriais contemplaram nove áreas da infraestrutura urbana com o objetivo de recuperar a qualidade de água do manancial e melhorar as condições de vida da população residente na região.

Com investimentos de US$ 336 milhões, sendo US$ 119 milhões provenientes de empréstimo do BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - o Programa se desenvolveu em três fases.

As atividades de gerenciamento na segunda fase do programa foram desenvolvidas por uma equipe técnica multidisciplinar da Cobrape e contemplaram as seguintes ações: controle, supervisão e fiscalização da execução de estudos, projetos e obras; coleta de informações para monitoramento; acompanhamento da implantação de obras e serviços com controle de impactos; monitoramento de resultados; desenvolvimento de atividades relacionadas a licenciamento ambiental e organização e sistematização de bancos de dados relativos à qualidade da água do reservatório e de seus tributários.  

 


Gerenciamento do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo

O Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo tem por objetivo complementar os investimentos realizados pelo governo de São Paulo na Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM e Linha 5-Lilás do Metrô.

Executado pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, por meio da CPTM, e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Programa tem valor estimado em US$ 241.

As metas do Programa são diminuir o tempo de espera pelos trens em 33%, aumentar a regularidade do serviço para 95% e aumentar a disponibilidade de espaço para transporte dos passageiros. 

A Cobrape, em consórcio com a MWH Brasil, é responsável pela Coordenação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo. Os serviços de gerenciamento compreendem desde a formulação, implementação e operação do sistema informatizado que irá controlar a parte financeira do Programa até o apoio direto a todas às suas atividades administrativas.