Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sehab-SP dá continuidade ao processo de reassentamento de famílias do entorno da Billings
  
Assessoria de Comunicação
22/03/2019

Reunião para a entrega de chaves dos apartamentos

Assinatura do termo de entrega das chaves

Morador recebe documento de posse do imóvel

Vista do Residencial

Área de lazer do condomínio

  • Reunião para a entrega de chaves dos apartamentos
  • Assinatura do termo de entrega das chaves
  • Morador recebe documento de posse do imóvel
  • Vista do Residencial
  • Área de lazer do condomínio

O processo de reassentamento no Residencial Espanha, na zona sul de São Paulo – construído pela Secretaria Municipal de Habitação para receber as famílias removidas de áreas de risco no entorno da represa Billings – segue em andamento. Da oferta total de 3.860 apartamentos, distribuídos em 14 condomínios, já foram entregues 1.040. A equipe técnica social da Cobrape presta apoio à Sehab no atendimento das famílias que estão sendo realocadas no empreendimento.

O Residencial Espanha faz parte do Programa Mananciais, executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As primeiras unidades começaram a ser distribuídas no segundo semestre de 2018. Ao todo, quatro condomínios já foram entregues: Ávila, Barcelona, Bilbao e Pamplona. Os demais serão entregues assim que a documentação necessária seja regularizada.

O Programa é parte de um grande projeto de urbanização de favelas iniciado em 2008 e abrange dezenas de comunidades do entorno das represas Billings e Guarapiranga. A Cobrape participa desde o início na execução do trabalho técnico social em todas as etapas, desde a entrada nas comunidades, com a identificação das áreas de intervenção e os primeiros contatos com moradores e lideranças comunitárias, passando pelo cadastramento das famílias, aplicação de questionários socioeconômicos, selagem dos imóveis, mobilização e plantões sociais.

Atualmente, as atividades desenvolvidas pela equipe da Cobrape concentram-se em duas etapas: pré-ocupação e pós-ocupação. Com as famílias a serem reassentadas, as ações consistem de reuniões de orientação, escolha de bloco e unidade habitacional, preparação para assembleia, assembleia de instalação, acompanhamento da assinatura do contrato, reunião de pré-mudança e mudança.

Essas ações destinam-se a dois grupos. O primeiro é formado por famílias que estão em auxílio aluguel e são atendidas diretamente pela Sehab. O segundo grupo, mais numeroso, inclui famílias que estão sendo retiradas da área de mananciais e serão diretamente reassentadas nos condomínios.

Na etapa de pós-ocupação, as atividades consistem de acompanhamento das famílias que já realizaram a mudança, capacitação de agentes comunitários para questões relacionadas à gestão condominial, desenvolvimento social, resolução de conflitos, mecanismo de medição e educação ambiental.

Gestão Ambiental

No último mês de janeiro, foi realizado o encontro “Iniciativas Intersetoriais de Gestão Ambiental Participativa no Conjunto Habitacional Espanha”, promovido pela rede formada pelas Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e da Educação, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Subprefeitura de Cidade Ademar e construtora Emccamp.

O evento teve como principal objetivo apresentar aos moradores o projeto do Parque dos Búfalos a ser implantado dentro do Residencial Espanha. Este será o quinto maior parque urbano da capital paulista, com 580 mil m². Está prevista a instalação de parquinho, áreas de ginástica, praças, ciclovia, pista de corrida e equipamentos de educação ambiental.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)