A regularização contratual é um importante componente para reduzir a inadimplência, sanear e controlar a carteira de mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). A ação visa a valorização dos imóveis e o incremento de recursos, que serão destinados a novos empreendimentos. Diante deste cenário, a equipe formada pelo consórcio Modelo Social, liderado pela Cobrape, promoveu, no último mês de abril, uma série de plantões sociais para o atendimento de moradores em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
A atividade atende às necessidades de regularização financeira das famílias inadimplentes e no andamento desses processos. A ação foi destinada aos moradores de 35 empreendimentos do município, totalizando cerca de 600 mutuários atendidos durante os plantões sociais.
Entre os serviços realizados estão a revisão da prestação mensal, a elaboração do contrato de quitação de imóvel, transferência de titularidade, conversão de contrato, 2ª via de boletos, refinanciamento, acordos, acionamento do sinistro e quitação do saldo remanescente. As informações obtidas no plantão social são colocadas no sistema CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, ferramenta essencial para o agrupamento e organização das informações dos mutuários. Posteriormente, os dados serão analisados e distribuídos dentro da CDHU para os devidos trâmites e finalização.
Nos próximos meses, as equipes levarão os plantões sociais para outros municípios da RMSP e no interior do estado, conforme a área de atuação do Consórcio. Somente neste ano já foram atendidos cerca de 1600 mutuários para os serviços de regularização contratual e financeira na RMSP, contemplando as cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Carapicuíba, sempre em parceria com as Prefeituras locais.
O Consórcio
O Consórcio Modelo Social foi contratado para dar continuidade ao trabalho realizado atualmente pela CDHU e fazer frente aos desafios impostos à implementação da Política Habitacional de Interesse Social no Estado de São Paulo, bem como à novas demandas de atuação da estatal, tanto nos projetos de recuperação urbana, como nos de desenvolvimento social. A equação da questão habitacional deve abranger ações conjuntas que busquem a efetividade desta política, de forma que a fixação da família no novo território, seja ele construído ou requalificado, possa ser entendido como uma solução final de sucesso.
O contrato está pautado na execução de trabalho técnico em conjuntos habitacionais, em intervenções de recuperação urbana de favelas, assentamentos precários, outras ocupações subnormais, gestão condominial e regularização contratual de ocupação de unidades habitacionais. O lote 1 deste contrato atende as regiões de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente e Região Metropolitana de São Paulo.
O consórcio é responsável pela gestão de aproximadamente 70 mil créditos de financiamento ativos. E possui um papel fundamental no combate a inadimplência e no aumento da arrecadação, com Unidade de Atendimento próprio e autônoma, que permite a realização de eventos em qualquer lugar.