Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape atualiza estudos e elabora projeto de engenharia para o Sistema Adutor Regional PCJ
  
Assessoria de Comunicação
14/03/2023

Novo viário com travessia sobre o Rio Atibaia (Paulínia)

Reservatório do Córrego Fetá (Louveira)

Captação de água e ETA de Campo Limpo Paulista, no Rio Jundiaí (Campo Limpo Paulista)

Local da futura barragem do Reservatório Pedreira (Campinas)

Ombreira da barragem do Reservatório Paiva Castro (Franco da Rocha)

  • Novo viário com travessia sobre o Rio Atibaia (Paulínia)
  • Reservatório do Córrego Fetá (Louveira)
  • Captação de água e ETA de Campo Limpo Paulista, no Rio Jundiaí (Campo Limpo Paulista)
  • Local da futura barragem do Reservatório Pedreira (Campinas)
  • Ombreira da barragem do Reservatório Paiva Castro (Franco da Rocha)

A Cobrape iniciou o trabalho de atualização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Sistema Adutor Regional PCJ (SARPCJ) no segundo semestre de 2022. Em seguida, vai elaborar o projeto básico de engenharia e os estudos e relatórios ambientais (EIA/RIMA) do sistema. A execução do projeto está sob a responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).  

A primeira etapa do trabalho consiste na atualização dos traçados do sistema adutor definidos nos estudos de viabilidade anteriores (de 2015/16 e de 2017). Esta etapa conta com a participação de representantes da região por meio de reuniões e consultas, que visam garantir o acompanhamento dos trabalhos que serão desenvolvidos. 

Nos meses de fevereiro e março deste ano foram executadas atividades de campo, inclusive sobrevoos com drones sobre os traçados para auxiliar na definição das alternativas recomendadas para o SARPCJ. As possibilidades de traçados serão comparadas considerando critérios ambientais, institucionais, técnicos e econômicos, que subsidiarão a escolha recomendada para o sistema adutor.  

A situação da disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) vem se agravando nas últimas décadas e as barragens de regularização (Pedreira e Duas Pontes), na bacia do rio Piracicaba, à jusante do Sistema Cantareira, são tidas como uma solução para a região das Bacias PCJ. O cenário ressalta a necessidade de aumentar a segurança hídrica da região.    

Neste sentido, diversas iniciativas vêm sendo planejadas ou implementadas para melhorar as condições hídricas e ambientais. A implantação das barragens Pedreira e Duas Pontes vai proporcionar importante reserva hídrica para o abastecimento público dos municípios das Bacias PCJ. Os municípios situados às margens dos rios Jaguari e Camanducaia, em seus trechos a jusante das barragens, serão diretamente beneficiados. Para os demais é necessária a implantação de um sistema de adutoras para conduzir as águas acumuladas nas barragens a diferentes regiões: Sistema Adutor Regional PCJ.   

Viabilidade  

Em 2015, a Cobrape foi contratada para elaborar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Sistema. Foram consideradas as condicionantes relacionadas às demandas e disponibilidades hídricas atuais e futuras dos municípios, os aspectos geográficos e ambientais, a infraestrutura existente, além das características técnicas e econômicas.  Em 2017, em virtude da publicação da nova Outorga do Sistema Cantareira, os estudos de viabilidade foram atualizados pela empresa.  

Com a construção em andamento das barragens de regularização – Pedreira e Duas Pontes, viu-se aa oportunidade de iniciar os projetos básicos de engenharia e os estudos ambientais do sistema adutor, todavia, o DAEE considerou prudente realizar nova atualização dos traçados tendo em vista o tempo decorrido. 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)