Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Requalificação urbana impulsiona desenvolvimento da população de Aracaju
  
Assessoria de Comunicação
31/01/2023

Obras avenida Perimetral Oeste

Novo horto do Parque da Sementeira

Ampliação da ponte Juscelino Kubitschek

  • Obras avenida Perimetral Oeste
  • Novo horto do Parque da Sementeira
  • Ampliação da ponte Juscelino Kubitschek

Promover melhorias dos espaços urbanos, facilitar o acesso da população a diferentes regiões e ajudar no desenvolvimento de setores ligados à infraestrutura, habitação e serviços sociais. Esses são os objetivos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – Construindo para o Futuro, sob coordenação da Prefeitura, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento é de cerca de R$ 400 milhões em obras de impacto social que vão mudar a estrutura da cidade.

O Consórcio Cobrape/Nippon foi contratado para a supervisão técnica e ambiental e o cumprimento das políticas adotadas pelo BID, em relação aos aspectos de engenharia, meio ambiente, serviço social e segurança do trabalho.

A capital sergipana possui cerca de 181,857 km², com 672 mil habitantes, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, de 2021). Instrumento para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju foi estruturado em três componentes: intervenção urbana, que consiste em facilitar o acesso da população local ao norte e oeste do município; infraestrutura urbana, moradia, serviços sociais e recuperação ambiental, com o objetivo de aumentar e resgatar as áreas verdes; e interconectividade urbana com o desafio de diminuir o tempo de descolamento entre as regiões.

Uma das maiores intervenções previstas é a construção da avenida Perimetral Oeste, que abrirá um importante corredor de mobilidade, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Sergipe.  A nova via terá cerca de 7,5 km de extensão e vai possibilitar oportunidades de desenvolvimento econômico e avanços para as comunidades da zona oeste, que terá melhora gradativa na qualidade de vida. Atualmente, a implantação tem 5% das obras executadas e a previsão de conclusão é no final deste ano.

Execução de Obras

Também estão em andamento as obras de infraestrutura do conjunto habitacional do bairro Lamarão, com a capacidade para atender cerca de 600 famílias, e do Centro Dia do Idoso, ambos iniciados em dezembro último, respectivamente, com 2% e 1% de execução. Já as obras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Casa Lar, no bairro 17 de março, tiveram início em maio de 2022 e estão com 42% e 58% de execução, nesta ordem.

Também faz parte do programa a construção de dez ecopontos: três estão em andamento nos bairros de Inácio Barbosa e Ponto Novo; outros dois aguardam o termo aditivo de valor; e os demais ainda não tem locais definidos.

Outras intervenções estão em fase de liberação da documentação. É o caso da construção do Centro de Referência Especializados (CRAS), na zona norte de Aracaju (faltam a regularização fundiária e os projetos complementares) e do CREAS do bairro Jabutiana (à espera da autorização e alinhamentos para início das obras).

No cronograma do programa consta ainda a construção de 694 unidades habitacionais e dos equipamentos comunitários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), do Ambulatório de Saúde Mental (AMENT), Centro de Referência Especializado (CRAS), no Bairro 17 de Março, Centro de Triagem e a reforma do Parque Governador Augusto Franco – Parque da Sementeira (2ª Etapa).

Além dos benefícios para a cidade e população, o investimento e a quantidade de obras já estão impactando positivamente a geração de emprego e renda no município, com criação direta e indireta de empregos na construção civil.

O trabalho de supervisão

Consórcio Cobrape/Nippon é responsável pela supervisão da execução das obras, projetos, estudos e ações ambientais e sociais definidas nos licenciamentos. Ou seja, o consórcio faz a gestão técnica da fase executiva do empreendimento, incluindo interfaces administrativas para que as obras sejam executadas de acordo com o planejamento e alcancem os resultados esperados. O término da supervisão das obras do Programa está previsto para fevereiro de 2025.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)