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Portfólio
ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO E EXECUTIVO DE REMODELAÇAO DO ENTRONCAMENTO DA AEVENIDA ADHEMAR DE BARROS COM S AVENIDAS ENGENHEIRO DAVI MONTEIRO LINO E GETÚLIO VARGAS, NOS BAIRROS CHÁCARAS RURAIS SANTA MARIA E JARDIM PRIMAVERA
  
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Cliente: Prefeitura Municipal de Jacareí

Período: Março de 2020 - Dezembro de 2021

Descrição do Projeto
A remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar Pereira de Barros com a Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino tem o objetivo de solucionar os atuais problemas funcionais e de segurança viária, assim como a melhoria das condições de retornos e de conexão, sobretudo com a Avenida Getúlio Vargas. Essa interseção é necessária para incrementar o tráfego esperado com a implantação das novas vias pretendidas pelo município. O objetivo é melhorar a infraestrutura viária, a mobilidade urbana e a segurança dos cidadãos que usufruem destes equipamentos. O projeto vai englobar um plano para minimizar os impactos da mobilidade urbana cotidiana da região durante o período de implantação da obra. Também deve manter a adequação geométrica das vias existentes nos locais de intervenção, a adequação da velocidade, a implantação, restauração e complementação do sistema de drenagem, a implantação de sinalização de iluminação e dispositivos de segurança, estudos luminotécnicos e de eficientização energética para implantação de rede elétrica e de sistema de iluminação em LED, a implantação de obras de contenção e obras de artes especiais necessárias, a inclusão de soluções sustentáveis, a implantação de passeios e harmonização paisagística. 

Descrição dos serviços

Estudos Preliminares
 Levantamento Planialtimétrico Cadastral - Desenvolveu-se 99.500m², incluindo o cadastro de 200m de obra de arte corrente com largurade 5,50m (aduela existente).
 Contagem Classificada de Veículos (CCVs) - Através do sistema CountingCam e processados pelo Traffic Data Online (TDO) a contagem foi feita nos seguintes pontos: Av. Adhemar Pereira de Barros x Av. Eng. Davi Monteiro Lino (volume total de 16.889 veículos) e Rua Gilda Scalisse x Av. Getúlio Vargas (volume total de33.222 de veículos).
 Estudo de Tráfego e Alternativas - Foram realizadas 6 (seis) simulações :Situação Atual, Solução com Rótula, Solução com o Compartilhamento de Pistas, Solução em Rótula com Desnível, Solução com viaduto nos dois sentidos da Av. Davi Lino e Solução com semáforos e alça. 99.500m²
 Elaboração da Matriz-atributo- Denominada “Teoria da Utilidade de Multi-atributo - Multi-Attribute Utility Theory (MAUT)” foi desenvolvida para a escolha entre as melhores alternativas. Os atributos utilizados foram: impacto social, custo da obra, prazo da obra, fluxo de veículos e remanejamento de interferências.
 Sondagem à Percussão - Foram realizados 6 furos, totalizando 181,80m de profundidade
 Sondagem à Trado - Foram realizados 10 furos, totalizando 15,0m de profundidade
 Ensaios: Foram realizados ensaios de 10 unidades de umidade natural; 10 unidades de densidade natural; 10 unidades de análise granulométrica por peneiramento e sedimentação; 10unidades de ensaio de CBR 5 pontos; 10 conjuntos de classificação MCT; 10 unidades de granulometria por peneiramento simples; 7,5m de abertura de poços de inspeção para verificação de pavimento.
 Estudo Hidrológico - Teve por finalidade a determinação dos elementos essenciais ao dimensionamento dos dispositivos do sistema de drenagem no que diz respeito à sua localização, tipo dimensionamento hidráulico. Foram delimitadas 7 (sete) bacias com base na locação dos pontos baixos das vias existentes, nos arruamentos que afetam cada via e nas curvas de nível, totalizando 67,04ha.
 Caracterização Ambiental - Para fins de licenciamento ambiental (estadual e municipal), contendo a caracterização do empreendimento, caracterização da área de influência de uma área de 99.500m², impactos ambientais e medidas mitigadoras e a identificação dos indivíduos arbóreos a serem suprimidos de uma área de 11.258,29m², sendo 15 indivíduos em forma isoladae32comcaracterização de maciço arbóreo. 

Projetos Executivos
 Projeto Geométrico - Foi desenvolvido uma extensão de 656,92m de greide, largura média de 12,50m(3faixas), área total de 17.607m². O projeto foi realizado para o giro dos caminhões do tipo SR – Semi Reboque (17,00m) e premissas do DNIT IPR-718 e DER-SP IP-DE-F00/001, a qual podemos salientar a previsão de alças com superelevação das pistas com declividades máxima de 8%.
 Projeto de Terraplanagem - Foram realizados os projetos com volume de Corte de 1.264 m³ e Aterro: 3.212 m³.
 Projeto Estrutural de Contenção - Foram desenvolvidos 02 muros de contenção em concreto armado com alturas variadas entre(i) 0m e 1,00m – extensão de 42m e (ii) 0,75m a 1m – extensão 21m, ambos com fundação em estaca a trado mecanizada.
 Projeto de Drenagem - Foram desenvolvidos os projetos de prolongamento e/ou readequação das redes existentes, em consequência do Projeto Geométrico; novos bueiros nos ramos conforme sentido do fluxo das contribuições; as obras de arte correntes para operarem como canal; sarjetas; bocas de lobo; dissipadores de energia e valetas de proteção de aterro – área considerada de9,95ha.
 Projeto de Pavimentação - Foram projetadas pavimentação com revestimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ convencional CAP-5070, faixa "C" da especificação DNIT 031/2006- ES-"Concreto Asfáltico Concepção em uma extensão de 656,92m de greide, larguramédiade12,50m (3 faixas).
 Projeto de Sinalização e Acessibilidade - Foram desenvolvidas soluções horizontal, vertical e semafórica, bem como a execução de rebaixos de meio fio, guarda- corpos, piso podotátil para atendimento às normas de acessibilidade vigente em uma extensão de 656,92m de greide, largura média de12,50m (3 faixas).
 Projeto de Iluminação Pública e de eficiência energética - Foram realizados projetos com remanejamento e previsão de postes em uma extensãode656,92m de greide, largura média de 12,50m (3 faixas) com iluminação em LED.
 Projeto Paisagístico - Foram definidos árvores e arbustos para melhor aproveitamento das áreas; Locação dos muros de contenção projetados e Tratamento dos passeios de acesso às laterais das vias em uma área de 11.258,29m² e plantio de 120 indivíduos arbóreos.
 Projeto de Desapropriação e Avaliação de Imóveis - Foram elaborados 3 laudos de desapropriação contendo a avaliação dos mesmos, totalizando uma área de 22,65m².
 Orçamento e Plano de Obras - Foram elaborados o orçamento do empreendimento e planejamento da obra comextensãode656,92m de greide, largura média de 12,50m (3 faixas) e área total de 17.607m².



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