Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP
Período: agosto de 2024 - em andamento
Descrição do Projeto
O objetivo deste projeto é elaborar um estudo de engenharia para diagnosticar a qualidade da água da bacia hidrográfica do Guarapiranga entre 1986 e 2022. O estudo inclui a análise da qualidade da água, a avaliação das tendências hídricas em relação ao uso do solo e sistemas de esgotamento sanitário e a identificação de investimentos prioritários para o tratamento de vazões de córregos. A redução da carga de fósforo total, conforme a lei estadual n° 12.233/2006, condição para melhoria da qualidade da água, depende de três ações principais: urbanização de áreas de baixa renda, expansão eficiente dos sistemas de esgotamento sanitário e tratamento de vazões de córregos. Embora a responsabilidade pela urbanização não seja da Sabesp, as ações para o tratamento de córregos, essencial para melhorar a qualidade da água, e saneamento, são atribuições da companhia. Outro item abordado por este projeto é a intersecção entre esgotamento e drenagem e os limites da efetividade dos sistemas de esgoto em áreas densamente povoadas e de baixa renda.
Descrição dos Serviços
Relatório 1
• Plano de trabalho (cronograma de execução/ prazo de entrega dos relatórios/ metodologias/ descrição detalhada dos produtos)
Relatório 2
• Análise dos dados do monitoramento, com foco na identificação de tendências e em observações relacionadas à possíveis variações nos pontos amostrais.
Relatório 3
• Análise do uso e ocupação do solo na bacia de drenagem da represa
Relatório 4
• Documento deve conter cenários possíveis, considerando os investimentos em ampliação da cobertura dos serviços - conforme (i) Programa Saneamento Sustentável e Inclusivo, este em execução; (ii) investimentos em tratamento de vazões de córrego (conforme recomendações do estudo).
voltar