CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA O FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DA GESTÃO MUNICIPAL DO TURISMO NA ZONA TURÍSTICA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS, NO ÂMBITO DO PRODETUR NACIONAL BAHIA
Descrição do Projeto O projeto tem como área de abrangência o Polo Turístico da Baía de Todos-os-Santos (BTS), na Bahia, o quinto maior estado brasileiro, com 564.732.450 km2 de área territorial. E com a quarta maior população do país, com 14.985.284 de habitantes. Situada na região Nordeste do país, o estado é constituído por 417 municípios, que correspondem a 36,34% da respectiva região. O objetivo é fortalecer a gestão turística municipal, aperfeiçoar a capacidade de administração pública na gestão das atividades relacionadas ao turismo, focando nos instrumentos de: Planejamento, Capacitação e Descentralização, adequados para promover o desenvolvimento turístico sustentável e participativo na BTS, contando com o engajamento da sociedade civil. Também pretende integrar gestores públicos municipais relevantes do turismo, cultura e de meio ambiente; apoiar os gestores públicos municipais no planejamento de ações estratégicas visando à eficiência da gestão do turismo de forma sustentável; possibilitar a participação de outros atores relevantes, através da efetivação dos Conselhos Municipais de Turismo, visando o planejamento e controle participativo do turismo; aumentar a capacidade de gestão municiapl do turismo, por meio da qualificação de gestores e técnicos municipais do turismo, cultura e meio ambiente; aprimorar os processos de monitoramento e avaliação da gestão do turismo municipal, por meio da definição de indicadores e elaboração de instrumentos de planejamento. A Baía de Todos-os-Santos (BTS) abrange 1.233km de extensão e mais de 50 ilhas. É a maior baía do país e a segunda maior do mundo. É constituída de 18 municípios. Apresenta um cenário diversificado de ilhas dentre as quais, a maior e mais importante, é a de Itaparica.
Descrição dos Serviços 1. Plano de Trabalho
Metodologia empregada, instrumentos de pesquisa, prazos de execução...
Estratégia de mobilização dos atores relevantes.
Elaboração dos diagnósticos e dos planos de gestão municipal do turismo.
2. Elaboração da Proposta de Fortalecimento Institucional
Diagnóstico da Gestão Municipal do Turismo: identificação e sensibilização dos participantes; metodologia e instrumentos utilizados para a realização do diagnóstico e análise da situação geral das estruturas administrativas existentes nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos, na perspectiva da gestão sustentável do turismo.
Atualização do inventário turístico dos municipios, considerando o levantamento de demanda e oferta realizado no âmbito do Prodetur.
Síntese analítica do diagnóstico apresentado por uma matriz SWOT - relacionando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à Gestão Municipal do Turismo.
Comprovação da realização do Seminário de Validação e Apresentação do referido documento.
Planos de Ação, elaborados para cada um dos 18 municípios da BTS: conjunto de ações de fortalecimento a serem implementadas em cada área de atuação, inclusive o programa de capacitação, ações para efetivação dos conselhos de turismo; objetivos, metas(s) e justificativa de cada ação proposta, com indicação de resultados esperados e indicadores de monitoramento e de avaliação; cronograma de implementação das ações propostas; orçamento de cada uma dessas ações; quadro de usos e fontes para o financiamento de cada ação proposta; e a indicação de Termos de Referência para apoiar o município na contratação de atividades especifícas de apoio á gestão turística.
3. Implementação da Proposta de Fortalecimento Institucional
Minuta do Projeto de Lei de Criação do Conselho.
Minuta do Regimento Interno aprovada pelos Conselheiros e Plano Operacional do Conselho.
Execução do programa de capacitação.
Planos de Gestão Municipal de Turismo dos municípios da BTS selecionados.
4. Relatório Efetivação dos Conselheiros Municipais de Turismo
Minuta do Projeto de Lei de Criação do Conselho.
Minuta do Regimento Interno aprovado pelos Conselheiros e Plano Operacional do Conselho. Relatórios de reunião contendo: atlas, lista de prersença e registro fotográfico.
Relatório de efetivação dos Conselhos municipais de turismo em 9 municípios: Cachoeira, Itaparica, Maragojipe, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Saubara, Simôes Filho, Vera Cruz.
5. Relatório de Capacitação dos Gestores e Técnicos Municipais 6. Planos de Gestão Municipal do Turismo
Elaboração de 9 Planos de gestão municipal do turismo dos municípios de Cachoeira, Itaparica, Maragojipe, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Saubara, Simôes Filho, Vera Cruz.
Procedimentos utilizados para a sensibilização e formação da comissão de acompanhamento;
Estratégias para obtenção de dados;
Metodologia para a elaboração do marco de diretrizes;
Plano de ação;
Ações prioritárias;
Indicadores de monitoramento e avaliação;
Análise conclusiva de resultados;
Termos de referência para ações prioritárias;
Registro presencial e fotográfico das oficinas de trabalho e de validação.
Relatório Final
Síntese de todas as fases de execução dos serviços.
Avaliação final da repercussão das ações e os devidos resultados para o público beneficiado.
Avaliação do desempenho de cada participante, com depoimentos, indicadores de monitoramento proposto e consensuado com a UPC, para a gestão do turismo nos municípios da BTS.