Cliente: Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest – RN)
Período: abril de 2012 a março de 2022
Descrição do Projeto
O estudo vai contextualizar a realidade dos sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de municípios do Rio Grande do Norte. O diagnóstico é o começo para a concepção do sistema, pois o conhecimento do relevo é indispensável. Feita a base, a atividade seguinte passa pela coleta de dados ambientais existentes como levantamento geológico para determinar a presença de possíveis aquíferos, a proximidade da rede hídrica, regime hidrológico a partir de dados da Agência Nacional das Águas (ANA). Esse rol de informações junto com uma inspeção de campo compõem os elementos que levam à concepção, a partir da qual é feito o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A alternativa mais viável é que será detalhada em nível de projeto básico para obter o orçamento da obra. Para tanto, será necessário efetuar um levantamento topográfico e geotécnico por meio de sondagens e mesmo coleta de amostras de água para verificar as condições da rede hídrica ou do aquífero. O detalhamento final será por meio do projeto executivo, no qual além do projeto hidráulico, também se adicionam os projetos elétricos e estruturais com a finalidade de construção. O Rio Grande do Norte está dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 796,791 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil. A população do estado recenseada em 2010 foi de 3 168 027 habitantes, sendo o décimo sexto estado mais populoso do Brasil.
Descrição dos serviços
I. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – SAA
1. Relatório Técnico Preliminar – RTP
· Diagnóstico da situação atual da localidade, compreendendo coleta de dados como localização, clima, acessos, população, topografia, hidrologia, hidrogeologia, características urbanas, condições sanitárias, perfil socioeconômico, perfil industrial, infraestrutura de saneamento existente (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos).
· Estudos de concepção e viabilidade das alternativas com indicação da melhor solução sob o ponto de vista técnico, econômico, financeiro, ambiental social.
· Montagem e entrega do RTP, que consiste no diagnóstico, estudo de concepção e viabilidade.
2. Serviços de Campo
· serviços topográfico, geotécnico, geofísico, geológico e análise de qualidade da água que visaram subsidiar as escolhas das alternativas técnicas de concepção, a elaboração dos projetos básicos, executivos e estudos ambientais.
3. Projeto Básico
· Elaboração do projeto básico de engenharia da concepção básica selecionada na Etapa 1 - Atividade 03 e com base nos serviços de campo da Etapa 2.
4. Projetos Executivos
· Elaboração dos projetos executivos das obras com base no projeto básico e na licença prévia.
II. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO – SES
1. Relatório Técnico Preliminar – RTP
· Levantamento da situação atual da localidade, compreendendo coleta de dados como localização, clima, acessos, população, topografia, hidrologia, características urbanas, condições sanitárias, perfil socioeconômico, perfil industrial, infraestrutura de saneamento existente (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos).
· Estudos de concepção e viabilidade das alternativas com indicação da melhor solução sob o ponto de vista técnico, econômico, financeiro, ambiental e social.
· Montagem e entrega do RTP, que consiste no diagnóstico, estudo de concepção e viabilidade.
2. Serviços de Campo
· Serviços topográficos, geotécnico, geológico e análise de qualidade da água do corpo receptor, que visam subsidiar as escolhas das alternativas técnicas de concepção, a elaboração dos projetos básicos, executivos e estudos ambientais;
3. Projeto Básico
· Elaboração do projeto básico de engenharia da concepção básica selecionada na Etapa 1 - Atividade 03 e com base nos serviços de campo da Etapa 2;
4. Projetos Executivos
. Elaboração dos projetos executivos das obras com base no projeto básico e na licença prévia.
voltar