Cliente: Secretaria Municipal de Habitação - Sehab
Período: outubro de 2018 a abril de 2019
Descrição do Projeto
Execução dos serviços técnicos de profissionais especializados no trabalho social em áreas de contratos do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC relacionados aos programas cujo responsabilidade na execução do trabalho social é da Secretaria de Habitação de São Paulo – Sehab, em quatro frentes: Programa Mananciais destinado às Ações de Implantação de Saneamento Ambiental nas Bacias Hidrográficas dos Mananciais do Guarapiranga e da Represa Billings (11.868 famílias beneficiadas); Urbanização, regularização e contenção de encostas em assentamentos e/ou loteamentos precários e irregulares (14.056 famílias beneficiadas); Programa de Drenagem Urbana que visa a diminuir os prejuízos causados pelas inundações e alagamentos na cidade de São Paulo (5.673 famílias beneficiadas); e o Programa de Mobilidade Urbana que tem como objetivo aumentar a velocidade média dos veículos que compõe o sistema de transporte coletivo (2.500 famílias beneficiadas). Este contrato, em caráter emergencial, executou ações como o conhecimento do espaço das intervenções, elaborações Diagnósticos Sociais Integrados (Social, Ambiental e Urbanístico) para as áreas, Planos de Trabalho Técnico Social (PTTS), Plano de Trabalho Socioambiental (PTSA), Planos de Comunicação e Planos Executivos de Reassentamento e Medidas Compensatórias.
Descrição dos Serviços
I. PROGRAMAS ATENDIDOS
1. Intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB
- Programa Mananciais - Recuperação e preservação socioambiental das áreas de proteção dos Mananciais: 11.868 famílias diretamente beneficiadas
- Urbanização, regularização e contenção de encostas em assentamentos e/ou loteamentos precários e irregulares - 14.056 famílias diretamente beneficiadas pelas intervenções
2. Intervenções de obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB cujo trabalho social é responsabilidade da SEHAB
- Programa Drenagem Urbana - 5.673 famílias beneficiadas diretamente pelas intervenções
3. Programa Mobilidade Urbana
- 2.500 famílias beneficiadas diretamente pelas intervenções.
Serviços Executados
- Diagnósticos Sociais Integrados (Social, Ambiental e Urbanístico)
- Planos de Trabalho Técnico Social (PTTS)
- Plano de Trabalho Socioambiental (PTSA)
- Planos de Comunicação
- Planos Executivos de Reassentamento e Medidas Compensatórias para todas as intervenções objetos dessa contratação.
II. MACROPROCESSOS DO TRABALHO SOCIAL
- Abordagem inicial.
- Participação dos moradores.
- Acompanhamento das famílias em frente de obras com gestão de 13.893 famílias em auxílio aluguel.
- Capacitação para a gestão e conservação das melhorias.
- Articulação institucional e parcerias.
- Viabilização de regularização fundiária.
- Monitoramento e avaliação.
III. PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA
1. Atividades ligadas ao eixo de Mobilização, organização e fortalecimento social
- Contato telefônico, encontros, reuniões e assembleias, implantação de espaço para atendimento individualizado (Plantão Social), além do preenchimento de todos os instrumentais que são anteriores ao encaminhamento da documentação à CAIXA.
- Controle e acompanhamento de todo o trâmite de encaminhamento e devolutivas com informações inerentes à aprovação ou não dos beneficiários.
2. Pós-Intervenção
III. GESTÃO CONDOMINIAL
- Levantamento de informações para viabilizar a previsão orçamentária do condomínio;
- Assessoria nas reuniões que antecedem a ocupação;
- Convocação dos beneficiários e realização de assembleia de implantação do condomínio;
- Assessoria na emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
- Reuniões periódicas com síndico e conselho fiscal para esclarecimentos sobre de seu trabalho;
- Apoio ao condomínio nas discussões com condôminos para elaboração do regulamento interno e convenção condominial;
- Assessoramento ao síndico acerca de abertura de contas (Pessoa Jurídica) em bancos;
- Assessoria na transferência de titularidade de contas de consumo;
- Assessoramento sobre garantia de obras;
- Orientações sobre a manutenção e atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB;
- Participação em assembleias ordinárias e extraordinárias;
- Disponibilização de canais de comunicação com o síndico e conselho fiscal em questões administrativas e financeiras do condomínio;
- Reuniões mensais com o síndico e conselho fiscal para tratar de assuntos relativos à gestão condominial;
- Capacitação ao síndico e conselho fiscal na elaboração de prestação de contas mensal, além de recebimentos, pagamentos, saldos, fluxo de caixa, rateio de despesas e cobrança de inadimplentes;
- Capacitação do síndico em questões como: orientação relativas à convenção do condomínio, esclarecimento da diferença entre assembleias ordinárias e extraordinárias, informações sobre formas de decisão e contratação pelo condomínio e despesas ou benfeitorias, esclarecimento sobre valores descritos na previsão orçamentária, orientação sobre formas de gestão condominial, informações sobre a necessidade de contratação de seguro obrigatório do condomínio e outras exigências legais;
- Orientação ao síndico sobre a necessidade de verificação periódica do estado de conservação das áreas e equipamentos comuns ao empreendimento;
- Orientações gerais ao síndico e ao conselho fiscal sobre procedimentos de elaboração de ata de reuniões e assembleias realizadas com os condôminos.
- Intervenção das ações de Trabalho Social na fase pós-mudança para unidades habitacionais: 5.673 famílias beneficiadas.
IV. AVALIAÇÃO PÓS-INTERVENÇÃO
- Reuniões iniciais para definir o escopo das ações.
- Definição da metodologia da pesquisa.
- Aplicação da pesquisa por meio de equipe especializada de Pesquisadores e Técnicos Sociais.
- Aplicação de oficinas temáticas junto às famílias beneficiadas.
- Elaboração e apresentação do relatório de Avaliação Pós-Intervenção com Impactos Sociais.
voltar