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GERENCIAMENTO DE OBRAS NOVAS, AMPLIAÇÕES, ADEQUAÇÕES, REFORMAS, SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DOS PRÉDIOS ESCOLARES E PRÉDIOS ADMINISTRATIVOS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
  
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Cliente: Fundação para Desenvolvimento da Educação – FDE

Período: janeiro de 2021 - em andamento

Descrição do Projeto

Os serviços contratados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação FDE, para a fiscalização e gerenciamento de obras novas, ampliações, adequações, reformas, serviços de manutenção dos prédios escolares e prédios administrativos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tem como objetivo a manutenção, preservação dos prédios sob a responsabilidade do Estado. O presente contrato que atende ao Lote 3, com cerca de 610 prédios, relativos as diretorias de ensino diretorias de ensino, das regiões de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Miracatu, Pindamonhangaba, Registro, Santos, São José dos Campos, São Vicente e Taubaté. As atividades têm como objetivo identificar a necessidade de intervenções nas edificações, diagnosticar os problemas encontrados e especificar os serviços necessários, viabilizar o atendimento da solicitação, assegurar que a execução de obras e serviços voltados à construção, manutenção, adequação e restauro de edificações sejam fiéis aos projetos, especificações, normas e diretrizes técnicas desenvolvidas pela FDE e zelar pela conformidade e boa qualidade de materiais e serviços.

Descrição dos Serviços

I. ATIVIDADES ANTES DA OBRA

1. Estudo e Diagnóstico Situacional da Realidade

  • Mapeamento da realidade do território onde está situado a unidade escolar num raio de até 2km.
  • Identificação do histórico e origem da ocupação do território
  • Características sócias econômicas do público-alvo da unidade escolar.
  • Mapeamento dos programas, projetos, ações e equipamentos que compõem as Políticas Públicas com a disponibilidade atendimento ao público-alvo.
  • Identificação de lideranças institucionais, incluindo Associações, Clubes de Serviço e Religiões.

2. Pacto de Adesão

  • Visita aos dirigentes, apresentação dos diagnósticos obtidos na fase anterior e apresentação da proposta de sensibilização e mobilização dos segmentos da escola.
  • Assembleia de Adesão.

II. ATIVIDADES DURANTE AS OBRAS

1. Estudo e Diagnóstico situacional da Unidade Escolar

  • Levantamento qualitativo e quantitativo de todos os segmentos da Escola: direção/docentes/ alunos/ servidores e comunidade.
  • Identificação do nível organizativo dos canais institucionais existentes na escola com o nível de protagonismo na vida escolar: APM, Conselho de Escola, Grêmios e outros.
  • Identificação das relações dos diferentes segmentos e da inter-relação deles com a comunidade escolar e com a comunidade do entorno.
  • Identificação do status de programas e projetos de mobilização e participação social, implantados pela Secretaria de Educação.
  • Acompanhamento da empresa prestadora de serviços com reuniões que assegurem adequação no comportamento adequado dos servidores num espaço educacional.
  • Acompanhamento de processos implantados para garantir segurança do público da escola durante a obra.
  • Articulação com a direção da escola adequando o cronograma da obra com as programações da escola.

2. Mobilização do Público-alvo

  • Plano de Comunicação.
  • Sensibilização e Mobilização dos usuários
  • Estímulo a comunidade escolar a fazer o próprio diagnóstico físico-social da escola e a relação deles com cada ambiente da Unidade escolar.
  • Criação de grupos-tarefa para vivenciar trabalhos coletivos que permitam criar vínculos coma escola.
  • Abertura de espaço para liderança emergencial e envolvimento dessas lideranças nos canais organizativos formais existentes nas escolas.
  • Realização de oficinas de arte para livre expressão na temática.

III. ATIVIDADES DE PÓS-OBRA

1. Ação Organizada Intraescolar

  • Institucionalização do uso correto do equipamento público.
  • Programa de incentivo ao desenvolvimento de atitudes proativas, protetivas e preventivas.
  • Programa de Consumo Consciente.

2. Ação Organizada de inclusão da Unidade Escolar no território

  • Articulação da Unidade de Ensino com a comunidade do entorno.
  • Institucionalização de projetos, atividades e ações voltadas a temática cidadania, ética, estética, consumo consciente, preservação do meio ambiente, reciclagem de lixo entre outras, articuladas com a rede de serviços do território.


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