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TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS ÁREAS QUE COMPÕEM A ETAPA 4 E 7 DO PROGRAMA MANANCIAIS, CONSTITUÍDO PELOS ASSENTAMENTOS IRREGULARES VILA SÔNIA MARIA E CAMPO DA VILA VITÓRIA
  
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Cliente: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Período: fevereiro de 2022 - em andamento

Descrição do Projeto

O presente contrato abrange a urbanização de assentamentos irregulares nas nos bairros da Vila Sônia Maria e Campo da Vila Vitória, em São Bernardo do Campo. As áreas fazem parte da etapa 4 do Programa Mananciais, e integram o Projeto de Urbanização Integrada e Reassentamentos Precários, localizados na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Billings (APRM-B) e inclui ações a serem desenvolvidas na área de reassentamento/realocação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). As ações dentro do escopo deste contrato contemplam o Programa de Recuperação Ambiental do Campo da Vila Vitória. A execução do trabalho técnico social será nas fases de pré-obras e de obras nas áreas de intervenção e junto aos beneficiários cadastrados no Programa Renda Abrigo (PRA), e no pós-obras na área de reassentamento/realocação - MCMV Vila Sônia Maria. O objetivo é promover a urbanização integrada para os moradores dos assentamentos, com a implantação de infraestrutura urbana e produção habitacional adequada e regularizada com recursos do MCMV, viabilizar a recuperação ambiental do Campo da Vila Vitória, eliminando os riscos a que estão expostos os moradores. O projeto considera o atendimento de 520 famílias, sendo necessário remover cerca de 295 (206 da Vila Sonia Maria e 89 do Campo da Vila Vitória), além das 140 famílias que já estão incluídas no PRA.

Descrição dos Serviços

1. Mobilização, Organização e Fortalecimento Social

  • Instalação e operação do plantão social.
  • Implementação do Plano de Comunicação Social.
  • Articulação com secretarias, serviços concessionários e outros potenciais parceiros.
  • Formação e capacitação da equipe técnica, lideranças e membros da Unidade Executora Local (UEL).
  • Reuniões ampliadas, assembleias, eventos de mobilização de acordo com as fases do projeto.

2. Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção

  • Relatórios mensal, semestral e final.
  • Implantação e manutenção de Sistema Informatizado de Banco de Dados.
  • Elaboração da Matriz de indicadores Ex-ante.
  • Elaboração do Plano de Comunicação Social.
  • Atualização do Diagnóstico Socioeconômico Participativo da População Beneficiária.
  • Atualização cadastral dos beneficiários e da Planta de localização dos grupos de Remoção.
  • Elaboração do Plano Executivo de Reassentamento e de realocação.
  • Revisão do Plano de Trabalho Social – PTS.
  • Identificação e estudo das lideranças das áreas de intervenção.
  • Constituição e funcionamento da Comissão de Mediação de Conflitos
  • Apoio às Ações de fiscalização/congelamento de áreas da PMSBC.
  • Monitoramento dos objetivos e evolução do projeto.
  • Mapeamento e orientação das famílias do Programa Renda Abrigo (PRA).
  • Atualização cadastral, formalização da adesão ao PRA e acompanhamento das famílias.
  • Providências para inserção das famílias no CadÚnico e encaminhamento do Cadastro à Caixa.
  • Reunião com os Grupos de remoção.
  • Estruturação dos grupos de vizinhança, denominação do conjunto habitacional e das ruas.
  • Planejamento e acompanhamento do processo de mudança.
  • Preparação e Negociação com as associações comunitárias, instituições religiosas e comerciantes a serem removidos.
  • Eventos comemorativos da entrega das unidades.

3. Educação ambiental e patrimonial

  • Palestras de educação ambiental e patrimonial.
  •  Oficinas de educação ambiental e patrimonial.
  • Curso de organização e planejamento do orçamento familiar.
  • Acompanhamento das obras de infraestrutura e de produção habitacional.
  • Curso de Organização e planejamento do orçamento familiar.
  • Acesso dos moradores à Rede Educacional Pública e à continuidade do atendimento.
  • Reuniões preliminares de orientação para a constituição e gestão do condomínio.
  • Apoio, monitoramento e solução de demandas por serviços públicos.
  • Campanhas sobre segurança na moradia.
  • Constituição do condomínio.
  • Assembleia de eleição de síndico e conselheiros e formalização do condomínio.
  • Cursos/oficinas de capacitação das comissões de condomínio de gestão financeira.
  • Apoio à constituição de condomínio dos centros comerciais e de prestação de serviços nas áreas de reassentamento.
  • Ações integradas com o centro Esportivo dom Jorge da Vila Estudante.

4. Desenvolvimento socioeconômico

 

  • Levantamento de oferta e demanda para cursos de qualificação profissional.
  • Oficinas – apoio à geração de trabalho e renda.
  • Estabelecimento de parcerias para aulas de alfabetização e suplência de jovens e adultos.
  • Inserção de jovens e famílias em situação de vulnerabilidade nos Programas municipais, estaduais e federais.
  • Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST).
  • Implementação do PDST.
  • Elaboração da previsão orçamentária do condomínio.
  • Reuniões sobre custos de manutenção e consumo do condomínio, regramentos, bem como eleição do síndico e conselho fiscal.
  • Emissão de CNPJ do condomínio.
  • Apoio ao corpo diretivo na elaboração/adequação do regimento interno.
  • Formação e assessoramento ao corpo diretivo quanto à abertura de conta pj, inscrição municipal, tributos, contratação de empregados e encargos.
  • Transferência de titularidade do condomínio nas concessionárias, com regularização de situações pendentes
  • Assessoramento ao síndico sobre garantias de obras, manutenção orçamentos e agenda de fornecedores, vigência do AVCB.
  • Assentamento sobre a periodicidade das assembleias ordinárias e extraordinárias e procedimentos relativos às questões condominiais.
  • Reuniões com o corpo diretivo sobre a legislação incidente sobre a gestão de condomínios.
  • Orientação ao corpo diretivo na elaboração do cadastro dos moradores, planejamento e condução de assembleias, registro de atas, publicações, sigilo e guarda de documentos
  • Reuniões mensais com o corpo diretivo sobre prestação de contas mensal, controle financeiro, fluxo de caixa, balanço mensal, rateio, cobrança de inadimplência etc.
  • Apoio às reuniões sobre convenções de condomínio e regimento interno, diferença de assembleias, contratação, fornos de gestão, seguro obrigatório etc.
  • Orientação ao síndico e ao conselho fiscal sobre a elaboração de ata das reuniões e assembleias realizadas com os condomínios.

5. Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial - PDST

  • Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial.
  • Implementação do PDST.

6. Avaliação pós-ocupação

  • Recuperação e estudo da matriz de indicadores ex-ante.
  • Detalhamento do Plano e Metodologia de Avaliação pós-ocupação.
  • Execução da avaliação.
  • Devolutiva do resultado da avaliação à comunidade e instituições envolvidas.
  • Fechamento do Relatório Final de Avaliação.


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