TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS ÁREAS QUE COMPÕEM A ETAPA 4 E 7 DO PROGRAMA MANANCIAIS, CONSTITUÍDO PELOS ASSENTAMENTOS IRREGULARES VILA SÔNIA MARIA E CAMPO DA VILA VITÓRIA
Cliente: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo
Período: fevereiro de 2022 - em andamento
Descrição do Projeto
O presente contrato abrange a urbanização de assentamentos irregulares nas nos bairros da Vila Sônia Maria e Campo da Vila Vitória, em São Bernardo do Campo. As áreas fazem parte da etapa 4 do Programa Mananciais, e integram o Projeto de Urbanização Integrada e Reassentamentos Precários, localizados na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Billings (APRM-B) e inclui ações a serem desenvolvidas na área de reassentamento/realocação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). As ações dentro do escopo deste contrato contemplam o Programa de Recuperação Ambiental do Campo da Vila Vitória. A execução do trabalho técnico social será nas fases de pré-obras e de obras nas áreas de intervenção e junto aos beneficiários cadastrados no Programa Renda Abrigo (PRA), e no pós-obras na área de reassentamento/realocação - MCMV Vila Sônia Maria. O objetivo é promover a urbanização integrada para os moradores dos assentamentos, com a implantação de infraestrutura urbana e produção habitacional adequada e regularizada com recursos do MCMV, viabilizar a recuperação ambiental do Campo da Vila Vitória, eliminando os riscos a que estão expostos os moradores. O projeto considera o atendimento de 520 famílias, sendo necessário remover cerca de 295 (206 da Vila Sonia Maria e 89 do Campo da Vila Vitória), além das 140 famílias que já estão incluídas no PRA.
Descrição dos Serviços
1. Mobilização, Organização e Fortalecimento Social
Instalação e operação do plantão social.
Implementação do Plano de Comunicação Social.
Articulação com secretarias, serviços concessionários e outros potenciais parceiros.
Formação e capacitação da equipe técnica, lideranças e membros da Unidade Executora Local (UEL).
Reuniões ampliadas, assembleias, eventos de mobilização de acordo com as fases do projeto.
2. Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção
Relatórios mensal, semestral e final.
Implantação e manutenção de Sistema Informatizado de Banco de Dados.
Elaboração da Matriz de indicadores Ex-ante.
Elaboração do Plano de Comunicação Social.
Atualização do Diagnóstico Socioeconômico Participativo da População Beneficiária.
Atualização cadastral dos beneficiários e da Planta de localização dos grupos de Remoção.
Elaboração do Plano Executivo de Reassentamento e de realocação.
Revisão do Plano de Trabalho Social – PTS.
Identificação e estudo das lideranças das áreas de intervenção.
Constituição e funcionamento da Comissão de Mediação de Conflitos
Apoio às Ações de fiscalização/congelamento de áreas da PMSBC.
Monitoramento dos objetivos e evolução do projeto.
Mapeamento e orientação das famílias do Programa Renda Abrigo (PRA).
Atualização cadastral, formalização da adesão ao PRA e acompanhamento das famílias.
Providências para inserção das famílias no CadÚnico e encaminhamento do Cadastro à Caixa.
Reunião com os Grupos de remoção.
Estruturação dos grupos de vizinhança, denominação do conjunto habitacional e das ruas.
Planejamento e acompanhamento do processo de mudança.
Preparação e Negociação com as associações comunitárias, instituições religiosas e comerciantes a serem removidos.
Eventos comemorativos da entrega das unidades.
3. Educação ambiental e patrimonial
Palestras de educação ambiental e patrimonial.
Oficinas de educação ambiental e patrimonial.
Curso de organização e planejamento do orçamento familiar.
Acompanhamento das obras de infraestrutura e de produção habitacional.
Curso de Organização e planejamento do orçamento familiar.
Acesso dos moradores à Rede Educacional Pública e à continuidade do atendimento.
Reuniões preliminares de orientação para a constituição e gestão do condomínio.
Apoio, monitoramento e solução de demandas por serviços públicos.
Campanhas sobre segurança na moradia.
Constituição do condomínio.
Assembleia de eleição de síndico e conselheiros e formalização do condomínio.
Cursos/oficinas de capacitação das comissões de condomínio de gestão financeira.
Apoio à constituição de condomínio dos centros comerciais e de prestação de serviços nas áreas de reassentamento.
Ações integradas com o centro Esportivo dom Jorge da Vila Estudante.
4. Desenvolvimento socioeconômico
Levantamento de oferta e demanda para cursos de qualificação profissional.
Oficinas – apoio à geração de trabalho e renda.
Estabelecimento de parcerias para aulas de alfabetização e suplência de jovens e adultos.
Inserção de jovens e famílias em situação de vulnerabilidade nos Programas municipais, estaduais e federais.
Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST).
Implementação do PDST.
Elaboração da previsão orçamentária do condomínio.
Reuniões sobre custos de manutenção e consumo do condomínio, regramentos, bem como eleição do síndico e conselho fiscal.
Emissão de CNPJ do condomínio.
Apoio ao corpo diretivo na elaboração/adequação do regimento interno.
Formação e assessoramento ao corpo diretivo quanto à abertura de conta pj, inscrição municipal, tributos, contratação de empregados e encargos.
Transferência de titularidade do condomínio nas concessionárias, com regularização de situações pendentes
Assessoramento ao síndico sobre garantias de obras, manutenção orçamentos e agenda de fornecedores, vigência do AVCB.
Assentamento sobre a periodicidade das assembleias ordinárias e extraordinárias e procedimentos relativos às questões condominiais.
Reuniões com o corpo diretivo sobre a legislação incidente sobre a gestão de condomínios.
Orientação ao corpo diretivo na elaboração do cadastro dos moradores, planejamento e condução de assembleias, registro de atas, publicações, sigilo e guarda de documentos
Reuniões mensais com o corpo diretivo sobre prestação de contas mensal, controle financeiro, fluxo de caixa, balanço mensal, rateio, cobrança de inadimplência etc.
Apoio às reuniões sobre convenções de condomínio e regimento interno, diferença de assembleias, contratação, fornos de gestão, seguro obrigatório etc.
Orientação ao síndico e ao conselho fiscal sobre a elaboração de ata das reuniões e assembleias realizadas com os condomínios.
5. Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial - PDST
Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial.
Implementação do PDST.
6. Avaliação pós-ocupação
Recuperação e estudo da matriz de indicadores ex-ante.
Detalhamento do Plano e Metodologia de Avaliação pós-ocupação.
Execução da avaliação.
Devolutiva do resultado da avaliação à comunidade e instituições envolvidas.