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ELABORAÇÃO DE ESTUDOS HIDRÁULICOS, ANTEPROJETO, PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO PARA REFORÇO DE GALERIA DA RUA PROFESSOR MANOEL DE ABREU E READEQUAÇÃO DO TRECHO DO RIO MARACANÃ E CONSTRUÇÃO DO RESERVATÓRIO RT 1, NA RUA HEITOR BELTRÃO – TIJUCA
  
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Cliente: Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro Rio-Águas

Período: julho de 2019 - em andamento

Descrição do Projeto

A Bacia Hidrográfica da Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro, tem 8.600 km² e possui 21 sub-bacias, dentre elas a bacia do Canal do Mangue com área de aproximadamente 45km². Esta região sofre com enchentes desde o século passado, agravados com o desenvolvimento urbano, o crescimento populacional e a impermeabilização do solo, principalmente na área da Praça da Bandeira, importante eixo viário que liga a zona norte ao centro e zona sul da cidade. Visando mitigar os transbordamentos dos principais canais que compõem a bacia foi proposto no âmbito do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Rio de Janeiro (PDMAP) a construção de reservatórios, canais de desvios e intervenções nas calhas ao longo dos rios Joana, Maracanã e Trapicheiros. São projetos para reforço de galeria da Rua Professor Manoel de Abreu; derivação do Rio Maracanã; readequação do trecho do Rio Maracanã, próximo à Rua Mata Machado, e Reservatório RT-1, na Rua Heitor Beltrão, na Tijuca. Os estudos e projetos devem ser desenvolvidos, necessariamente, respeitando-se as diretrizes do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais (PDMAP), devendo-se balizar pelos conceitos de sustentabilidade, bem como também pelas determinações e orientações técnicas, legais e normativas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho.

Descrição dos Serviços

1. Coordenação e Gerenciamento dos Serviços

  • Mobilização da equipe.
  • Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto.
  • Apresentação do Plano de Trabalho.
  • Consultas externas.
  • Controle da produção.
  • Controle da qualidade.
  • Controle da comunicação.
  • Apresentação dos Relatórios de Andamento Mensais.
  • Medições e Faturamentos mensais.

2. Preparação para o Projeto

  • Coleta e avaliação de dados secundários.
  • Coleta e avaliação de projetos e estudos anteriores.
  • Reconhecimento de campo.
  • Levantamento topográfico, cadastral e topobatimétrico.         
  • Preparação da base cartográfica.               
  • Vídeo-inspeções de galerias existentes.
  • Avaliações geológicas-geotécnicas.            
  • Entrega de produtos da etapa de Preparação para o Projeto.

3. Reavaliação Hidráulica e Estudo de Alternativas

  • Definição das vazões de projeto (hidrogramas atuais).
  • Concepção de alternativas.  
  • Estruturação e calibração do modelo hidráulico.
  • Pré-dimensionamento das alternativas.
  • Realização de rodadas de testes.              
  • Construção de hidrogramas dos resultados das modelagens.
  • Avaliação de viabilidade técnica-econômica-ambiental.       
  • Hierarquização de soluções.
  • Apresentação de proposta à Fiscalização.
  • Aprovação junto à Fiscalização e definição do escopo.              
  • Entrega de produtos da Reavaliação Hidráulica e do Estudo de Alternativas.

4. Elaboração do anteprojeto

  • Diretrizes para sondagens.
  • Locação das sondagens.
  • Realização de Investigações geotécnicas.
  • Aprimoramentos da topografia e do levantamento cadastral.
  • Avaliações geotécnicas.
  • Aprimoramento da concepção hidráulicomecânica.
  • Avaliações de interferências.
  • Avaliação preliminar de impactos ambientais.
  • Estudos de método executivo.
  • Demandas de projetos complementares.
  • Elaboração do Memorial Descritivo.
  • Entrega de produtos do Anteprojeto.

5. Elaboração do projeto básico

  • Definição e desenvolvimento do projeto hidráulico e eletromecânica.       
  • Definição e desenvolvimento da geometria das estruturas e suas fundações.                
  • Definição e desenvolvimento de soluções geotécnicas.
  • Definição e desenvolvimento de equipamentos e outras soluções.               
  • Definição e desenvolvimento de método executivo.               
  • Definição e desenvolvimento de projetos de instalações provisórias e desvios de trânsito.

6. Definição das áreas afetadas                

  • Detalhamento do SGA.
  • Estudos de interferências.  
  • Identificação de demandas para construção.                
  • Estudos dos projetos complementares.            
  • Definição da sequência executiva.            
  • Elaboração de Cronograma.      
  • Elaboração de Especificações Técnicas.             
  • Elaboração de Orçamento detalhado.             
  • Complementação do Memorial Descritivo.                
  • Apoio à elaboração do plano de licitação.                
  • Entrega de produtos do Projeto Básico.

7. Elaboração do projeto executivo de drenagem

  • Detalhamento do projeto hidráulicomecânico/bombeamento.              
  • Detalhamento das estruturas.                
  • Detalhamento de greide e dispositivos de captação.
  • Detalhamento dos dispositivos e estruturas complementares.              
  • Detalhamento das soluções de fundações e contenções.                
  • Entrega de produtos do Projeto Executivo de Drenagem.

8. Elaboração dos Projetos Executivos Complementares

  • Detalhamento de impermeabilizações e vedações.
  • Detalhamento das instalações elétricas.               
  • Detalhamento do SPDA.               
  • Detalhamento do monitoramento, automação, controle, segurança e sensoriamento remoto.                
  • Detalhamento da ventilação e exaustão.              
  • Detalhamento do sistema de prevenção, detecção, alarme e combate a incêndio.                
  • Detalhamento do fornecimento auxiliar de energia.               
  • Detalhamento da arquitetura, do urbanismo e paisagismo              
  • Detalhamento da pavimentação e sinalização.          
  • Compatibilização de Projetos.
  • Entrega de produtos dos Projetos Executivos Complementares.

9. Apoio à Aprovação de Projetos e Licenciamento Ambiental e Arqueológico

  • Preparação da documentação.
  • Instrução dos processos.              
  • Abertura dos processos de aprovação de projetos.              
  • Abertura do processo de licenciamento ambiental.
  • Abertura do processo de licenciamento arqueológico.                
  • Entrega de produtos da etapa de aprovação e licenciamento.

10. Encerramento das Atividades

  • Revisões de método e sequência executiva.            
  • Revisões e consolidação do orçamento, especificações técnicas e memorial descritivo.                
  • Elaboração de relatório final.
  • Consolidação e entrega de produtos finais.      
  • Entrega da minuta dos atestados técnicos.


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