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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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GESTÃO METODOLÓGICA E SUPERVISÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES RECUPERADORAS DA QUALIDADE DAS ÁGUAS EM ÁREAS INFORMAIS – URQs, INTEGRANTES DO PROGRAMA NOVO RIO PINHEIROS
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: agosto de 2021 - em andamento

Descrição do Projeto

Como complemento às obras estruturantes do Programa Novo Pinheiros, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp está promovendo a implementação de Unidades Recuperadoras da Qualidade das Águas em Áreas Informais – URQs nas regiões dos córregos Jaguaré, Pirajussara, Cachoeira, Antonico e Água Esprairada. A medida tem como objetivo a redução de cargas poluidoras provenientes dos esgotos sanitários e transportados para o meio hídrico. A meta de desempenho das URQs no presente contrato inclui a remoção mínima de 80% dos níveis de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), com efluente devendo ter no máximo 30mg/L e no máximo 30 mg/L de SST (sólidos em suspensão totais), mantendo a concentração mínima de 2,0 mg/L de OD (óxido dissolvido). A bacia hidrográfica do Rio Pinheiros está situada a jusante das represas Billings e Guarapiranga, abrange uma área de 271,4 km². A Gestão Metodológica e Supervisão da Implantação das URQs ocorre por meio do uso das metodologias de gestão de empreendimentos e de gestão de programas existentes na Sabesp.

Descrição dos Serviços

1. Atividades de Gestão Metodológica e do Ativo

  • Apresentação e atualização do Plano de Gestão do Programa de Obras das URQs.
  • Análise dos desvios e propor correções de rumo e dar suporte para a Sabesp.
  • Elaboração e atualização dos processos: Relatórios, Cronogramas e Documentos Integrantes da Metodologia de Gestão de Programas e de Empreendimentos da Sabesp.
  • Governança e análise crítica do Programa de Obras das URQs e dos marcos de planejamento.
  • Elaboração de apresentações à Diretoria da Sabesp, públicos internos e externos, mostrando os avanços, os produtos gerados e as expectativas futuras.
  • Acompanhamento e controles atualizados dos marcos (contratuais e de gestão), e das alterações aprovadas e/ou aplicação de multas contratuais
  • Supervisão, elaboração e encaminhamento de documentação, propor alternativas e apoiar atividades de responsabilidade da Sabesp, inerentes à implantação das URQs.
  • Acompanhamento e controle dos relatórios atualizados desde a elaboração, entrega, análise e aprovação dos estudos e projetos das executantes das URQs e analisados pela Sabesp.
  • Acompanhamento e controle dos relatórios atualizados do processo Ambiental.
  • Acompanhamento da implantação e o reporte periódico pelas executantes das URQs à Sabesp e aos órgãos envolvidos.
  • Aprovação e acompanhamento da implantação do Plano de Comunicação.
  • Reuniões mensais estruturadas de acompanhamento e análise crítica do Programa de Obras das URQs.
  • Reuniões mensais estruturadas de acompanhamento e análise crítica por URQ (executante, parceiros e Sabesp).
  • Acompanhamento da gestão de mudanças dos projetos e modificações em obra para a correta emissão do Acervo Técnico, em particular, dos as builts e databooks.
  • Análise e aprovação da Estrutura Analítica de Projeto – EAP.
  • Análise e aprovação da documentação referente aos serviços de Medição.
  • Elaboração de um modelo 3D para cada URQ.
  • Produção de vídeos com perfil publicitário das URQs.
  • Análise e aprovação das Especificações Técnicas para materiais e equipamentos pelas executantes, acompanhar a aplicação, integrada com o Controle da Qualidade da Obra.
  •  Elaboração de documentação para acompanhar o processo de fazer inspeções das Especificações Técnicas, listas de materiais, amostras e/ou modelo, Qualificação de Fornecedores e Desenhos de Fabricação pelas executantes das URQs, garantindo a emissão do Relatório de Inspeção (RI) de materiais/equipamentos.
  • Elaboração, gestão e fomentação da manutenção pelas executantes das Listas e Especificação de Equipamentos e Materiais no padrão de lançamento no sistema SIIS, modelo Sabesp.
  • Acompanhamento e garantia da qualidade da informação e do Cadastro dos dados dos Ativos das executantes nos módulos PM (módulo de manutenção) e FI/AA (módulo de imobilização) do SiiS.
  • Análise crítica do Acervo Técnico de cada URQ pela executante para aprovação da Sabesp.
  • Reunião estruturada de Avaliação e Planejamento.
  • Gestão e governança no Sistema de Gestão de Programas e Empreendimentos da Sabesp – Gespro e sistemas complementares (Power BI da Microsoft e softwares 3D Autodesk).

2. Supervisão da Execução e Controle da Qualidade dos Empreendimentos

  • Apresentação do Plano de Supervisão da Implantação das URQs.
  • Notificação das ocorrências de não conformidades, imperfeições ou incorreções nos serviços.
  • Acompanhamento do mapa pluviométrico, registrando e documentando as ocorrências e propondo estratégias que apoiem a Sabesp.
  • Elaboração e execução de um Plano de Auditoria da Qualidade dos Empreendimentos.
  • Inspeções e verificações dos processos e serviços que garantam que as executantes das URQs.
  • Análise e recomendação à Sabesp, do veto ou a aprovação dos planos de gestão da qualidade, de tráfego, da comunicação, ambiental, de segurança, higiene e medicina do trabalho, da produção de concreto, da inspeção de equipamentos e materiais, de prevenção de danos e de testes e comissionamento.
  • Recomendação à Sabesp, do veto ou a aprovação quanto aos serviços executados pela contratada, referente aos equipamentos e materiais adquiridos e/ou encaminhados.
  • Elaboração de documentação para acompanhar o processo de instalação e dos testes de comissionamento dos equipamentos mecânicos, hidráulicos, elétricos e de instrumentação e controle pelas executantes das URQs.
  • Análise e acompanhamento da implantação dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.
  • Análise e acompanhamento da implantação do Sistema de Supervisão e Controle garantindo a automação nos níveis requeridos e o atendimento aos preceitos ISA (International Society of Automation).
  • Gestão das ocorrências para subsidiar as tomadas de decisão quanto às recomendações, orientações e solicitações de correções junto às executantes das URQs e suas contratadas.
  • Auditorias para o Controle da Qualidade dos Empreendimentos
  • Elaboração de Relatórios de Acompanhamento das Auditorias, com os resultados consolidados, contemplando pareceres, análises, gráficos de tendências e conclusões.

3. Supervisão da Operação e da Disposição Final do Lodo

  • Apresentação do um Plano de Supervisão da Operação Assistida e da Disposição Final do Lodo.
  • Elaboração do Plano de Gestão da Operação e Manutenção Eletromecânica, Civil e de Supervisão e Controle.
  • Elaboração e atualização dos processos, relatórios, cronogramas e documentos integrantes do Plano de Supervisão da Operação Assistida e da Disposição Final do Lodo e do Plano de Gestão da Operação e Serviços de Manutenção Eletromecânica, Civil e de Supervisão.
  • Notificação das ocorrências de não conformidades, imperfeições ou incorreções nos serviços realizados, não atendimento as recomendações de projeto, acidentes de qualquer natureza, reclamações dos moradores das áreas afetadas pelas obras e dos agentes municipais e estaduais, entre outros.
  • Aprovação e acompanhamento da implantação do plano de operação assistida proposto pelas executantes das URQs.
  • Acompanhamento da execução dos processos e serviços que garantam que as executantes das URQs e seus contratados estão cumprindo os compromissos com qualidade.
  • Gestão das ocorrências para subsidiar as tomadas de decisão quanto às recomendações, orientações e solicitações de correções junto às executantes das URQs e suas contratadas.
  • Auditorias da Segurança e Saúde do Trabalho
  • Verificação da qualificação dos profissionais
  • Análise e acompanhamento da implantação do Plano de Ação de Emergência e Plano de Gerenciamento de Risco.
  • Análise e recomendação à Sabesp, do veto ou a aprovação, dos dados necessários ao cálculo dos indicadores de Eficiência da Operação Assistida - EFOA, e do Fator de Desempenho da Operação Assistida - FDOA, pelas executantes.

4. Suporte administrativo e de infraestrutura

  • Gestão e execução das atividades administrativas e o fornecimento de infraestrutura.
  • Fornecimento e manutenção de estrutura e gestão logística dos recursos.
  • Fornecimento e manutenção da infraestrutura tecnológica - redes, hardware, software e conexão aos Sistemas Sabesp.
  • Fornecimento e manutenção de equipamentos e dispositivos portáteis que permitam o desenvolvimento de atividades externas.
  • Realização das medições deste contrato.
  • Elaboração e ministração de treinamento introdutório, mandatório e específico de Segurança e Saúde do Trabalho.
  • Suporte técnico a estrutura de teleinformática, produtos Microsoft e demais softwares do contrato.
  • Operar a Central de Monitoramento das Obras.
  • Manutenção, reparo e substituição dos equipamentos da Central de Monitoramento são de responsabilidade da Sabesp.
  • Fornecimento de equipamentos para composição da Central de Monitoramento desde que mais modernos que os oferecidos pela Sabesp.


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