Cliente: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Período: julho de 2016 - em andamento
Descrição do Projeto
Mediante contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional, o governo do Rio de Janeiro garantiu recursos para a atualização do Plano Diretor de Turismo do Estado, vigente desde 2002. A nova edição do Plano deve atualizar as informações referentes à demanda, à oferta e ao mercado de trabalho turísticos; identificar as zonas geográficas prioritárias, a estrutura produtiva e as tipologias de hospedagem que se pretende desenvolver/consolidar; e indicar as prioridades de ação para os próximos 5 anos. Os dados sobre a oferta turística, atual e potencial, e sobre o mercado, demanda e segmentação turística do Estado serão apresentados para dada uma das 12 regiões turísticas atuais: Águas do Noroeste, Agulhas Negras, Baixada Fluminense, Caminhos Coloniais, Caminhos da Mata, Costa do Sol, Costa Doce, Costa Verde, Metropolitana, Serra Verde Imperial, Vale do Café e Caminhos da Serra.
Descrição dos Serviços
1. Caderno dos Pressupostos, Diretrizes e Objetivos do Prodetur-RJ
Pressupostos e diretrizes orientadoras do Plano.
Objetivos gerais e específicos iniciais do Plano.
Aspectos dos métodos a serem utilizados, com detalhamento de sua aplicação e justificativa de sua escolha.
Contextualização do turismo no Estado do Rio de Janeiro, em vista da evolução do setor em âmbito mundial e nacional.
2. Caderno “Panorama do Turismo no Estado do Rio de Janeiro”
Organização territorial do turismo: histórico do mapeamento turístico fluminense, interfaces com outros mapeamentos existentes no Estado.
Aspectos políticos e institucionais: principais programas aplicados, parcerias estabelecidas, instâncias de governança, elos da cadeia produtiva, alinhamento com políticas nacionais.
Aspectos históricos e culturais e interfaces com o turismo.
Aspectos naturais, ambientais e paisagísticos do Estado: relevo, clima, cobertura vegetal, hidrografia, qualidade do ar, qualidade da água, unidades de conservação e áreas de proteção ambiental, diversidade paisagística.
Impactos sociais e econômicos do turismo em nível estadual e nos principais municípios turísticos: aspectos demográficos, de emprego e renda, participação no PIB.
Histórico de investimentos públicos e privados no turismo ou com impactos no setor.
3. Relatório Analítico da Oferta Turística do Estado
Atrativos turísticos existentes no Estado: naturais, histórico-culturais, manifestações e usos tradicionais e populares, realizações técnicas e científicas contemporâneas, eventos/acontecimentos programados. Principal portfólio atual de produtos e roteiros turísticos e portfólio potencial.
Equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem, serviços de alimentação, agências de viagens e agências de viagens e turismo, transportes urbanos e turísticos, serviços de guiamento, empresas organizadoras de eventos, instalações para eventos, serviços de informação turística, serviços agregados ao turismo, equipamentos de esportes, equipamentos de lazer, equipamentos náuticos, outros serviços; tendências de investimentos privados realizados nos últimos 5 anos no Estado do Rio de Janeiro.
Mercado de trabalho turístico: volume de emprego formal e informal, caracterização e condições de emprego em atividades específicas do turismo em comparação com outros setores. Formação de recursos humanos e empregabilidade.
Infraestrutura turística: sistemas de transportes, comunicação, segurança, médico-hospitalar, educação.
Sinalização turística.
Acessibilidade.
Responsabilidade socioambiental.
4. Relatório Analítico do Mercado, da Demanda e da Segmentação Turística do Estado
Percepção da imagem e marca turística do Estado do Rio de Janeiro e de suas regiões.
Competitividade dos destinos e regiões turísticas fluminenses.
Principais polos emissores do mercado internacional e nacional (atuais e potenciais), com caracterização e indicação de oportunidades de mercado.
Sistemas de promoção e marketing turístico no Estado, intermediários e principais canais de distribuição.
Perfil e comportamento da demanda internacional, nacional e regional (atual e potencial), considerando dados de gasto turístico e composição da cesta de consumo turístico e aspectos motivacionais.
Principais investimentos públicos e privados em promoção, marketing turístico do Estado e fomento à comercialização.
Histórico da participação do Estado em programas e na realização de campanhas.
Captação, realização e apoio a eventos em âmbito internacional, nacional e regional, com mapeamento do calendário de eventos consolidados no setor.
Mapeamento dos segmentos turísticos do Estado (atuais e potenciais).
5. Relatório sobre a Organização do Turismo no Estado e Caderno de Normativas e Regulamentação da Atividade Turística
Estrutura e perfil dos órgãos municipais de Turismo.
Estrutura e perfil das instâncias de governança estaduais, regionais e municipais.
Alinhamento da Setur/TurisRio com programas e políticas nacionais de turismo.
Inter-relacionamento da Setur/TurisRio com instituições parceiras e afins à atividade turística em âmbito nacional e estadual.
Análise da legislação turística vigente, considerando aspectos ambientais e culturais.
6. Caderno Prospectivo de Cenários e Seleção de Macrodiretrizes
Análise prospectiva de cenários de desenvolvimento da atividade turística no Estado, considerando as principais áreas de convergência e impacto (legalidade, investimentos, ambiental, cultural, social e econômica), bem como seleção das macrodiretrizes para o desenvolvimento do turismo para cenários de 5, 10 e 15 anos de evolução.
7. Mapeamento do Zoneamento Turístico e Atualização do Ordenamento Territorial do Turismo no Estado
Mapa atual dos segmentos e vocações turísticas dos destinos e regiões fluminenses.
Adequação do mapa atual da organização territorial da regionalização turística no Estado, considerando as 12 regiões turísticas atuais.
8. Proposição de Objetivos, Macroprogramas, Programas, Projetos e Ações para o Desenvolvimento do Turismo no Estado (2014/2029)
Objetivos de desenvolvimento socioeconómico.
Organização institucional do turismo e qualificação dos gestores públicos do turismo.
Regulamentação da atividade turística.
Infraestrutura de apoio à atividade turística.
Sistema de informação ao turista e sistematização de estudos, pesquisas e estatísticas em turismo.
Segmentos de mercado e estratégias de promoção dos destinos turísticos.
Estratégias para criação de novos produtos e roteiros turísticos, qualificação e consolidação de produtos e roteiros turísticos.
Fomento à atividade turística, qualificação de serviços e empreendimentos turísticos, capacitação empresarial e qualificação profissional.