Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO DA DESCARGA DE ÁGUA INDUSTRIAL EM SÃO PAULO
  
voltar



Cliente: CDM Smith

Período: junho de 2011 - maio de 2013

Descrição do Projeto

As indústrias do Estado de São Paulo geram um volume excessivo de águas residuais devido ao uso de processos desatualizados. Para buscar sanar esse problema, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental estuda a viabilidade de implementação da Produção mais Limpa (P+L) – estratégia ambiental preventiva integrada aos processos de fabricação, produtos e operações. No âmbito deste trabalho – realizado para a CDM Smith, a serviço da Cetesb – foi estudada a aplicação da P+L em uma amostra de 29 indústrias dos setores de bebidas, abatedouros, celulose, papel, têxtil e usinas de açúcar e álcool de diversos municípios do Estado. Com base na identificação de indicadores e fatores de emissão, e estudo propõe estratégias P+L e avalia a viabilidade técnica, financeira, econômica, ambiental e normativa, assim como os impactos associados ao desenvolvimento dessas estratégias.

Descrição dos Serviços

1. Plano de Gerenciamento e Assistência Técnica

  • Coleta de dados de suporte, mediante levantamento bibliográfico em programas de licenciamento da Cetesb, câmaras ambientais industriais, registros públicos e outras agências reguladoras.

2. Identificação dos Setores Industriais, Empresas e Caracterização das Descargas Industriais

 

  • Seleção dos setores industriais e empresas participantes com base na avaliação de critérios específicos: (i) vazão da geração de efluentes; (ii) impactos negativos ao ambiente; (iii) número de atividades industriais na área de estudo; (iv) potencial de redução das descargas pela aplicação da P+L; (v) estimativa da viabilidade a médio e longo prazo dos setores.
  • Seleção das empresas representantes de cada setor com base no potencial de representação, localização e viabilidade para coleta de amostras; realização de visitas de reconhecimento em cinco empresas de cada setor selecionado.
  • Definição da metodologia de coleta das informações referentes à produção da empresa no dia da coleta e vazão da geração de efluentes.
  • Avaliação dos resultados das análises laboratoriais para desenvolvimento dos fatores de emissão (cargas e fluxos), incluindo as principais fontes de águas residuais nos processos produtivos e uma estimativa das matérias-primas utilizadas.

 

3. Identificação das Práticas de Produção Mais Limpa Disponíveis e Ganhos Ambientais Associados

  • Identificação das melhores práticas internacionais de gestão para os setores selecionados; análise das tecnologias que possibilitam modificações de produtos e processos industriais, substituição de insumos, manutenções e melhorias operacionais, destacando-se a reutilização e reciclagem no local da produção, utilização de equipamentos específicos, metodologias e demais práticas.
  • Identificação e quantificação dos benefícios para os setores industriais, incluindo a redução do consumo de água, geração de resíduos, poluição e consumo de energia.

4. Análise de Viabilidade

 

  • Viabilidade de construção e funcionamento: análise das questões complexas envolvidas na construção e operação, tais como impactos sobre a adaptabilidade dos processos e sobre os sistemas de produção existentes, mão de obra e manutenção necessárias para o funcionamento das instalações; e estimativas de custo operacional e de manutenção para cada tecnologia selecionada.
  • Viabilidade econômica: identificação dos benefícios e custos envolvidos na utilização das tecnologias P+L; medição dos benefícios mediante aplicação de indicadores socioeconômicos, incluindo impactos sobre a saúde humana e qualidade de vida, emprego, renda e o crescimento dos negócios.
  • Viabilidade financeira: análise de viabilidade financeira para projeção dos custos de instalações e de operações, a fim de desenvolver métricas financeiras, como o tempo de retorno sobre os investimentos; os parâmetros adotados seguiram as diretrizes de instituições de financiamento interessadas em projetos ambientais, analisando-se as tecnologias de P+L selecionadas em relação ao impacto direto sobre as empresas e setores.
  • Impacto sobre a saúde humana e o ambiente: avaliação do impacto ambiental resultante da implantação de P+L sobre os setores industriais selecionados, adotando-se métricas de desempenho ambiental, como definição de padrões para emissões de poluentes específicos para a atmosfera, água e solo; e ainda impactos à saúde humana com a exposição a poluentes causadores de doenças ou outros efeitos adversos.
  • Impactos sobre os recursos hídricos: análise dos impactos sobre os recursos hídricos identificados produzidos pelas diferentes indústrias participantes do estudo e das possíveis consequências de curto e longo prazos; indicação de medidas que poderão ser utilizadas para mitigar esses impactos.
  • Impacto ecológico: análise dos dados obtidos da Cetesb e de outros órgãos públicos;  identificação de eventuais formas de vida e organismos sensíveis nos ecossistemas associados aos setores industriais selecionados; descrição dos principais impactos e resultados provenientes da utilização da P+L sobre as espécies identificadas.
  • Impacto socioeconômico: análise com base em variáveis como renda, emprego, negócios, educação e medidas de saúde e bem-estar; avaliações das métricas sujeitas a mudanças em resultado da implementação da P+L nos setores industriais selecionados.

 

5. Avaliação do Impacto de Desenvolvimento

  • Avaliação dos impactos para o desenvolvimento a médio e longo prazo causados pela implantação das tecnologias de P+L.
  • Requerimento de capital: elaboração de um Plano de Melhoria de capital priorizando o maior benefício, ou eliminação do maior impacto negativo.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)