Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Período: outubro de 2010 - setembro de 2012
Descrição do Projeto
Desde 2007, mediante convênio assinado entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, centenas de edifícios públicos municipais já adotaram o Programa de Uso Racional da Água – PURA. Criado em 1996, o Programa consiste de um conjunto de ações visando combater o desperdício de água em imóveis geridos pelas administrações públicas, incluindo detecção e correção de vazamentos, obras de adequação predial, instalação de equipamentos economizadores de água, além de atividades educacionais, de capacitação de gestores e controladores e de sensibilização dos usuários. O presente contrato abrange 146 unidades da Secretaria Municipal de Saúde, entre hospitais, prontos-socorros e ambulatório, UBS e escolas, na áreas dos escritórios regionais de Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Perus, Pirituba, Jaguara, Santana, Tucuruvi, Vila Maria e Vila Guilherme.
Descrição dos Serviços
1. Levantamento Inicial
- Levantamento inicial de informações em 149 imóveis compreendendo: dados institucionais; consumo de água e população usuária; características físicas da edificação; informações externas à edificação; e pontos de consumo.
2. Pesquisa e Correção de Vazamento no Ramal de Alimentação de Reservatórios e Derivações ou na Rede de Distribuição
- Realização de pesquisas de detecção de vazamentos visíveis e/ou não visíveis em 118 ligações de água das unidades, correspondendo a 35.400 m de pesquisa, nos trechos compreendidos entre os hidrômetros e os reservatórios dos prédios e demais derivações de tubulações de água existentes ou nas redes de distribuição predial.
- Reparação de 60 vazamentos detectados.
3. Pesquisa de Vazamento nas Redes de Distribuição dos Reservatórios aos Pontos de Consumo
- Realização de 116 pesquisas de detecção de vazamentos visíveis e/ou não visíveis nas unidades, nos trechos compreendidos entre os reservatórios dos prédios e os pontos de consumo.
- Realização de testes para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários).
4. Teste de Estanqueidade em Reservatórios
- Realização de pesquisas de detecção de vazamentos em 322 reservatórios de água das unidades, sendo 131 reservatórios com capacidade acima de 5 mil litros e 191 reservatórios até 5 mil litros, compreendendo: reconhecimento da área de trabalho e dos reservatórios; execução de teste de estanqueidade nos reservatórios; consolidação dos resultados do trabalho através de relatórios de atividades; e aspectos técnicos.
- Execução da troca de 8 torneiras de boia até 2".
5. Obras de Adequação Predial
- Realização de obras de adequação predial, compreendendo: adição ou troca de registros de gaveta; reparo de ramais de alimentação; troca de registros de chuveiros por válvula de fechamento automático antivandalismo; adição de registros reguladores de vazão em torneiras de mesa; troca de registros de mictórios por válvula de fechamento automático; troca de válvulas de descarga por válvulas que permitem a regulagem para 6 litros por descarga; troca de bacias sanitárias com caixa acoplada por bacia com volume de descarga reduzido; troca de torneiras e registros, entre outros serviços.
6. Assistência Técnica, Mobilização e Remoção de Entulho
7. Atividades Educacionais, Capacitação e Sensibilização
- Capacitação de gestores (direção, funcionários administrativos, professores, coordenadores) com carga horária de: 4 horas.
- Capacitação de controladores (equipe de manutenção e engenharia) com carga horária de 8 horas.
- Capacitação de equipes de lavanderia e limpeza (lideranças das equipes de lavanderia) com carga horária de 4 horas.
voltar