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ELABORAÇÃO DOS PROJETOS EXECUTIVOS E DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, E EMISSÃO DO RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL DA VIA BANHADO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
  
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Cliente: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Período: dezembro de 2012 - dezembro de 2014

Descrição do Projeto

A construção da Via Banhado é uma das principais obras previstas no Programa de Reestruturação Urbana de São José dos Campos, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O objetivo do Programa é adequar a infraestrutura do Município às demandas atuais e futuras da população e solucionar os problemas de mobilidade urbana. A nova Via terá uma extensão de 4,1 km, em sentido duplo, e interligará as zonas norte e oeste, de modo a desafogar o trânsito nos corredores viários do centro. A Via vai margear a orla do Banhado, área de preservação ambiental que se estende por 4.320 m², desde o centro urbano do Município até o Rio Paraíba do Sul. Os projetos elaborados no âmbito deste contrato fundamentaram-se em estudos ambientais, visando a preservação da área do Banhado, e na identificação e cadastramento das famílias moradoras da área para encaminhamento de processos de desapropriação.

Descrição dos Serviços

I. ESTUDOS INICIAIS E CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES LOCAIS

1. Estudos de Tráfego

  • Estudo dos impactos das ligações da nova via às vias existentes e outras em projeto para determinação dos fluxos viários e impacto de trafego nas interseções e viário local e para determinação e dimensionamento dos tipos de dispositivo a adotar e outras providências, como alargamento, estudos de alteração de sentido de fluxo, etc.

2. Estudo Topográfico e Cadastro de Interferências

  • Realização de levantamento topográfico com base na rede geodésica do Município para identificação dos pontos por tipo (sarjeta, bordos de pista, edificações, cursos d’água, etc.)
  • Implantação física das principais poligonais, com marco de concreto em locais estratégicos para amarração do projeto.

3. Estudos Geotécnicos

  • Investigações de campo e ensaios de laboratório, tomando como base os estudos de traçado, o projeto básico fornecido pela Prefeitura e as condicionantes ambientais para definição das fundações das obras de arte correntes e especiais; fundações de aterros; estabilidade de taludes de cortes e aterros; estabilidade de canalização de córregos; obras de contenção; e definição de jazidas de materiais, áreas de empréstimo e bota fora.
  • Apresentação dos estudos geotécnicos contendo: perfil geológico e geotécnico; relatório de ensaios geotécnicos; definição das fundações das obras de arte correntes e especiais; definição geotécnica das obras de contenção; definição do tratamento nas regiões com presença de solos moles; definição de taludes de cortes e aterros; memorial descritivo de geotecnia.

4. Estudos Hidrológicos e Hidráulicos

  • Levantamento de dados hidrológicos junto a órgãos oficiais para caracterização climática, pluviométrica e pluviográfica da região e da área onde se localizam os trechos em estudo; e coleta de elementos para a definição da rede hidrográfica e determinação das dimensões das bacias interceptadas pelos trechos em estudo.
  • Dimensionamento hidráulico das obras para os seguintes períodos de recorrência: drenagem superficial e galerias = 25 anos; bueiros e outros elementos de drenagem pluvial = 25 anos para tratamento como canal ou 50 anos para tratamento como orifício; e travessias de cursos d’água = 100 anos.
  • Apresentação dos estudos hidrológicos em forma de plantas, contendo a rede hidrográfica, o traçado dos trechos e a delimitação das bacias, com respectivas áreas e características.

5. Ocupação de Áreas e Desapropriação

  • Cadastramento de todas as propriedades na região de interferência do projeto, com base em informações documentais obtidas junto às autoridades competentes, necessárias para a definição do traçado e demais procedimentos relativos à desapropriação de áreas, relocação de instalações e benfeitorias, reassentamentos de pessoas, etc.
  • Identificação e cadastramento de 450 famílias do Jardim Nova Esperança situado na área do projeto.

II. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)

  • Preparação do EIA-RIMA com detalhamento de todos os procedimentos necessários à obtenção de licença prévia da Via nas distintas fases de implantação.
  • Diagnóstico dos meios físico e biótico, abrangendo toda a área da Concha do Banhado, com aproximadamente 6 km2.
  • Caracterização das formas de uso e ocupação do solo.
  • Diagnóstico do meio socioeconômico das 450 famílias na área do projeto.
  • Levantamento de dados secundários para os meios físico, biótico e socioeconômico de todo o Município, complementarmente aos estudos de campo.

III. PROJETOS EXECUTIVOS

1. Estudo de Alternativas de Traçado e Projeto Funcional

  •  Elaboração de alternativas de traçado da Via, considerando-se a melhor técnica, o melhor custo-benefício e as restrições ambientais.

2. Projeto Geométrico

  • Elaboração do projeto geométrico à luz do levantamento topográfico, da ocupação dos trechos e dos estudos geotécnicos, levando em conta as rampas, faixas adicionais, distâncias de visibilidade, frenagem, etc.
  • Detalhamento do projeto geométrico em planta, perfil e notas de serviço de pavimento acabado em uma extensão de 3.800 km para o eixo principal e 4.470 m de dispositivos de interseções.

3. Projeto de Terraplenagem

  • Elaboração do projeto de terraplenagem compreendendo cálculo de volumes por trecho e geral; análise de terraplenagem e estudo da distribuição de massas; e elaboração dos quadros de distribuição de terras.

4. Projeto de Geotecnia e Estabilização de Aterros e Encostas

  • Elaboração do projeto geotécnico e de estabilização com detalhamento executivo em plantas, vistas, seções, etc., incluindo memórias de cálculo e memoriais descritivos das etapas de implantação, instrumentação necessária pára monitoramento de recalques, cronogramas de aterros de sobrecarga, etc.

5. Projeto de Drenagem e Obras de Arte Correntes

  •  Elaboração do projeto de drenagem e obras de arte correntes com detalhamento em plantas, perfis, vistas, etc., totalizando 3,8 km de rede de drenagem e 10,6 km de canaletas.
  • Detalhamento individualizado de escadas, caixas e alas, tanto sob o aspecto hidráulico quando sob o aspecto estrutural.
  • Apresentação de memoriais descritivos e de cálculo com detalhamento dos materiais envolvidos, diâmetros, declividades, juntas, etc.

6. Projeto de Pavimentação

  • Elaboração do projeto de pavimentação compreendendo: determinação do índice de suporte do projeto; dimensionamento dos pavimentos segundo os subtrechos homogêneos; definição dos materiais a serem utilizados nas camadas do pavimento; desenho das seções transversas, tipo dos pavimentos dimensionados.

7. Projetos de Obras de Arte Especiais

  • Elaboração dos projetos de pontes, viadutos, passarelas, túneis e obra de contenção (muros e cortinas atirantadas), com detalhamento de quadro de armaduras, quantidades e tipos de concreto e ancoragens de protensão; memórias de cálculo detalhadas e memoriais descritivos indicando métodos executivos, materiais utilizados e etapas de trabalho.

8. Projeto de Sinalização e Elementos de Segurança

  • Elaboração dos projetos de sinalização compreendendo sinalização horizontal, vertical e semafórica, elementos de segurança do tráfego, dos motoristas, ciclistas e pedestres e obras complementares de proteção e vedação da vias.

9. Projeto de Urbanismo e Paisagismo

  • Elaboração de projeto executivo de paisagismo em uma área de 106.454 m2 e projeto de urbanismo em 31.500 m2, considerando-se todas as áreas de forração, canteiros, passeios, travessias e ciclovia.

10. Projeto de Iluminação

  • Elaboração de projeto de iluminação da Via, interseções, entroncamentos, retornos, acessos, parques, praças, equipamentos comunitários, áreas de lazer, túneis, pontes, viadutos e passarelas.

11. Projeto de Desapropriação

  • Elaboração da planta geral de desapropriação, com indicação de limites desapropriados, proprietários e matrícula dos imóveis.
  • Avaliação, com base nas normas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em engenharia – Ibape e em valores de mercado, dos custos de desapropriação, apresentados individualmente e considerando-se o preço dos terrenos e de todas as benfeitorias nas propriedades a serem desapropriadas.
  • Memoriais descritivos, plantas individuais de desapropriação e laudos de avaliação para cada área desapropriada.


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