IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO DE DESAPROPRIAÇÃO, INDENIZAÇÃO E RELOCALIZAÇÃO DE FAMÍLIAS E NEGÓCIOS PARA AS BACIAS/SUB-BACIAS DOS CÓRREGOS BONSUCESSO, ENGENHO NOGUEIRA E NOSSA SENHORA DA PIEDADE. PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE BELO HORIZONTE
O Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte – Drenurbs foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de recuperar cursos d’água ainda em leito natural degradados por diversas formas de poluição. O Programa prevê ações integradas em 47 bacias hidrográficas, com intervenções nos sistemas de esgotamento sanitário e viário urbano, controle de erosões e assoreamento e remanejamento de famílias residentes nas margens dos cursos d’água. Na primeira etapa do Programa, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, foram contempladas as Bacias/Sub-Bacias dos Córregos Bonsucesso, Engenho Nogueira e Nossa Senhora da Piedade. Entre outras intervenções, foram implantados conjuntos habitacionais para o reassentamento de famílias em áreas de risco de inundação. O trabalho de mobilização social, previsto no Programa, deve assegurar a participação das comunidades afetadas em todas as etapas, possibilitando a discussão e decisão conjunta das alternativas de relocalização apresentadas, como também promover a consolidação das bases organizacionais e associativas da comunidade, a fim de assegurar a sustentabilidade das intervenções.
Descrição dos Serviços
1. Mobilização Social das Famílias Afetadas por Obras Públicas
Implementação de ações de mobilização das famílias afetadas pelas obras do Drenurbs e estímulo à participação no processo de remoção e reassentamento.
Estabelecimento de canais de comunicação entre o poder público e a população afetada, a fim de garantir os interesses públicos e as compensações adequadas em um processo de relocalização involuntária.
Divulgação das ações do plano de remoção e reassentamento, do projeto executivo de obras, das diretrizes e critérios de remoção/reassentamento e do plano de ações do trabalho técnico social.
2. Cadastro Socioeconômico
Aplicação de questionários para elaboração de relatório analítico do perfil socioeconômico das famílias relocalizadas.
3. Cadastro Técnico de Benfeitorias Afetadas por Obras Públicas
Identificação, registro e avaliação das edificações afetadas e construídas em terrenos públicos na área de implantação de obras públicas.
Avaliação de imóveis para reassentamento.
Reunião preparatória com as famílias para esclarecimento sobre o processo de relocalização e a avaliação das benfeitorias afetadas.
Apoio às famílias afetadas para a procura de outra moradia, avaliação e aprovação da moradia escolhida, acompanhamento do pagamento e acompanhamento da mudança.
4.Acompanhamento Social do Processo de Relocalização de Famílias
Acompanhamento social das ações de desapropriação, indenização, relocalização e mudança das famílias, através de articulação das ações do POR com as intervenções do Programa.
Sensibilização da população para o comprometimento com a nova realidade urbanística e habitacional.
Interlocução qualificada com a população beneficiária a fim de minimizar os impactos da relocalização involuntária.
Reuniões com grupos de moradores com repasse de informações sobre o processo de relocalização.
Plantão social nas áreas afetadas para atendimento individualizado sobre o processo de remoção.
5.Acompanhamento Social das Famílias a Serem Reassentadas
Preparação das famílias para reassentamento nos conjuntos habitacionais e para a vida em condomínio: escolha dos vizinhos, eleição e capacitação da comissão administrativa (síndico e subsíndico), elaboração do Regimento Interno e organização condominial.
6. Acompanhamento social das famílias reassentadas
Organização condominial, sustentabilidade e adaptação dos moradores à nova moradia, por meio de atividades que contribuem com os moradores na construção de novos hábitos de vida.
Reuniões com as comissões administrativas de cada conjunto, reuniões por bloco de apartamento e plantões sociais para esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos. Realização da assembléia em dois conjuntos habitacionais, com aprovação da convenção de condomínio e o formato da gestão condominial.
7. Monitoramento e Avaliação
Avaliação ex ante para reunião de dados primários e análise de dados secundários da área de intervenção e da população beneficiária para subsidiar ações do trabalho técnico social e definir parâmetros para o monitoramento das ações e avaliação de resultados ou impactos.
Monitoramento do trabalho técnico social tendo em vista as metas traçadas e os resultados alcançados e proposição de alternativas para a superação de eventuais entraves internos e externos.
Monitoramento e avaliação ex post, considerando-se os seguintes indicadores: habitabilidade, que abrange os aspectos físicos da moradia com relação à infraestrutura e salubridade; inserção urbana, que trata das condições de infraestrutura urbana e acesso a serviços urbanos; inclusão social, contemplando economia familiar, acesso aos serviços sociais públicos, cidadania e participação; e grau de satisfação dos beneficiários com relação ao processo de relocalização e às condições da moradia.