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PROJETO EXECUTIVO DE PAVIMENTAÇÃO E MELHORIAS DE PISTA E ACOSTAMENTO E OUTROS, RECUPERAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE DRENAGEM, ESTUDOS AMBIENTAIS EM 14 LOTES DE SERVIÇOS EM RODOVIAS VICINAIS, COMPREENDENDO O LOTE 10 – DIVISÃO REGIONAL DA GRANDE SÃO PAULO – DR-10
  
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Cliente: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo – DER/SP

Período: abril de 2009 - outubro de 2010

Descrição do Projeto

O presente contrato envolveu a elaboração de projetos executivos para a melhoria de 28 trechos de rodovias vicinais na Região Metropolitana de São Paulo (DR-10), totalizando 215,494 km compreendidos nos seguintes municípios: Itapevi, Vargem Grande Paulista, Francisco Morato, Embu, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu, Pirapora do Bom Jesus, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha, São Lourenço da Serra, Cabreúva, Guararema, Igaratá, Mauá, Suzano, Mairiporã, Embu Guaçu, Juquitiba e Rio Grande da Serra. Os serviços constituíram parte do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais, lançado em junho de 2007 pelo governo de São Paulo e executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER-SP, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. As obras foram divididas em 14 lotes, abrangendo todas as regiões do Estado. O Programa foi concebido com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e a segurança dos usuários nos 12 mil quilômetros de vias secundárias de São Paulo.

I. LEVANTAMENTOS E ESTUDOS

1. Pesquisa origem-destino

  • Levantamento de dados históricos do trecho correspondente ao estudo de tráfego e pesquisa origem-destino.

2. Estudos de Tráfego

  • Contagens volumétricas classificadas, por tipo de veículo e configuração dos veículos pesados de forma manual.
  • Estudos de tráfego.

3. Levantamento Topográfico

  • Poligonal de apoio com implantação de marcos de concreto a cada 3 km de distância, padrão DER/SP; os vértices foram alocados através do Sistema de Posicionamento Global (GPS), utilizando-se leitura de dupla frequência (L1 + L2) na definição de coordenadas, obedecendo a tolerância linear de 1:50.000.
  • Nivelamento geométrico: os vértices das poligonais de apoio e secundárias tiveram as cotas determinadas conforme as Normas de Nivelamento Geométrico Classe II e dentro da precisões recomendadas.
  • Levantamento Planialtimétrico Cadastral, abrangendo toda a faixa de domínio e interseções existentes.
  • Demarcação da pista e implantação de eixo estaqueado a cada 20 m pela borda da pista existente com o objetivo de fornecer referencial para os estudos geotécnicos de pavimentos e projetos em geral.

4. Estudos Hidrológicos e Verificação da Drenagem Existente

5. Estudos Ambientais

  • Levantamento de campo e documentos para a elaboração de Relatório de Caracterização e Análise Ambiental Preliminar.

6. Estudos Geotécnicos

  • Execução de poços de inspeção (pá e picareta) e sondagens a trado para determinação das espessuras do pavimento e coletas de amostras.
  • Ensaios realizados: determinação do teor de umidade natural em algumas amostras (NBR 6457); análise granulométrica por peneiramento (NBR 7181); análise granulométrica por sedimentação (NBR 7181); determinação da densidade real dos grãos dos solos em algumas amostras (NBR 6508); classificação de solos tropicais segundo a metodologia MCT (DNER-ME 258/94); classificação expedita MCT pelo método da pastilha: ensaio de compactação com energia normal (NBR 7182); determinação do índice de suporte Califórnia com energia normal, com 1 ponto, com base na NBR 9895.
  • Sondagem a percussão com a finalidade de determinar as características geológico-geotécnicas e a resistência do subsolo com vistas à definição dos tipos de fundação das obras de arte.
  • Nas jazidas, execução de furos de sondagem a trado manual de 6 polegadas de diâmetro até a profundidade de solo aproveitável; em cada furo, foram efetuadas coletas de amostras representativas para a execução de ensaios: análise granulométrica por sedimentação (NBR 7181); classificação de solos tropicais segundo a metodologia MCT (DNER-ME 258/94); determinação do índice de suporte Califórnia com energia intermediária, com 5 pontos, com base na NBR 9895.
  • Estudos de estabilização do solo de jazida com agregados e/ou aditivos, com vistas à utilização de solo estabilizado como materiais para sub-base ou base para pavimentos flexíveis.

7. Obra de Arte Especial

  • Inspeção visual das obras de arte especiais segundo as diretrizes do DER/SP, conforme a IP-DE-C00/009.

II. DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES

1. Análise de Traçado

  • Análise envolvendo geometria horizontal e vertical da pista e das interseções, superelevações, seções críticas e rampas críticas para determinação dos parâmetros principais para execução do projeto.

2. Sistema de Drenagem e Obras de Arte Correntes

  • Verificação do sistema de drenagem existente com propostas de ampliação de capacidade nas travessias e complementação da drenagem existente.

3. Pavimento Novos. Definição de segmentos homogêneos

  • Divisão do trecho em segmentos homogêneos em função da capacidade de suporte do subleito – CBR, conforme ensaios realizados.

4. Segurança de Tráfego e Sinalização

  • Análises dos segmentos críticos e intervenções a serem adotadas, como sinalização de acessos, implantação de novos dispositivos de segurança.

5. Compensação Ambiental

  • Descrição e localização do trecho rodoviário e das intervenções de recuperação previstas.
  • Caracterização socioambiental da área de influência do projeto.
  • Avaliação dos impactos ambientais de projeto e impactos decorrentes da execução da obra e plano de controle ambiental.

6. Análises de Soluções para as Obras de Arte Correntes Novas

  • Definição da concepção e opções básicas de estruturas e suas fundações, bem como opções preliminares de transição aterro-estrutura e contenções.

7. Relatório Final

  • Relatório específico das soluções propostas comentando de forma sucinta as diversas fases dos estudos.

 III. PROJETO EXECUTIVO

1. Projeto de Obras de Arte Correntes

  • Projeto detalhado de obras de arte correntes em concreto armado, desenhos de forma, armação e memória de cálculo.

2. Projeto Geométrico

  • Projeto geométrico compreendendo alinhamento horizontal de via e alinhamento vertical para restauração do pavimento da pista de rolamento e implantação de superelevações.

3. Projeto de Drenagem e Obras de Arte Correntes

  • Projeto compreendendo todo o sistema de drenagem.

4. Projeto de Sinalização e Segurança Viária

  • Projeto compreendendo o detalhamento da sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança.

5. Projeto de Terraplenagem

6. Projeto de Pavimentação

  • Relatórios justificativos das metodologias de projeto empregadas nas soluções de engenharia para construção dos pavimentos novos.

7. Relatório de Caracterização e Análise Ambiental Preliminar

  • Relatório apresentando as características do empreendimento de forma geral e as características ambientais no entorno da obra, avaliação dos impactos potenciais, incluindo o tipo de intervenção e medidas mitigadoras.

8. Orçamento das Obras na Fase de Projeto Executivo

  • Orçamento apresentado de acordo com as TPU (Tabela de Preços Unitários) do DER/SP.


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