ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE DEMANDA E ANÁLISES DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE TRECHOS VIÁRIOS DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
Cliente: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Período: dezembro de 2007 - maio de 2008
Descrição do Projeto
Os serviços contratados têm como objetivo determinar a demanda e a viabilidade técnico-econômica de três trechos viários projetados para São José dos Campos, dentro do Programa de Estruturação Urbana e Ambiental em execução pela Prefeitura Municipal. São José, com cerca de 630 mil habitantes, é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e espacial da América Latina, e se destaca como centro de compras e serviços, com atendimento a aproximadamente 2 milhões de pessoas provenientes de outros municípios do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais. A análise econômica e o levantamento de demanda foram realizados através de modelagem em syncro/simtraffic, subsidiada por pesquisa de origem e destino e contagem volumétrica discriminada de veículos. Os trechos viários projetados são o Viaduto Santa Inês, o Sistema Cambuí e a Via Banhado, com extensões de 1 km, 11 km e 5,5 km, respectivamente, somando 17,5 km.
Descrição dos Serviços
1. Dimensionamento, Especificações, Execução e Processamento das Pesquisas
Compatibilização de dados do IBGE, setores censitários, abairrarnento, zoneamento socioeconômico, zoneamento de uso e ocupação do solo, Plano Diretor, imagens de satélite e visitas locais.
Estabelecimento das áreas de influência de cada obra a ser realizada e identificação dos pontos de decisão e screen lines para e localização de pontos de contagem e entrevista de origem e destino (O/D).
Realização de contagens em 45 pontos para 148 movimentos e entrevistas de origem e destino em 13 pontos para 24 movimentos, totalizando 333.458 veículos de passeio, 12.815 caminhões, 10.824 ônibus e 30.115 motocicletas; entrevistas com 6.229 motoristas.
Tabulação dos dados utilizando como zoneamento a delimitação dos bairros, e os pontos de referência e/ou cruzamento mais próximo da origem e destino identificados pelos motoristas entrevistados; o cordon line da pesquisa foi o perímetro urbano do município, incluídas viagens intermunicipais adjacentes.
Montagem de urna matriz de origem e destino expandida pelos dados da pesquisa de contagens volumétricas realizadas ao mesmo tempo das entrevistas.
2. Análises Socioeconômicas, Projeção de Crescimento, Determinação de Demandas Atual e Futura
Estudos de tendências de crescimento do município, baseados nos dados de IBGE, considerando o crescimento populacional e a localização dos loteamentos vagos.
Estudos de tendências de evolução do número de viagens, identificando futuros pontos de geração e atração de viagens.
3. Cálculo de Custos Econômicos das Viagens
Levantamento de dados de renda média, população e número de habitantes por bairro.
Projeção dos custos econômicos com base em dados de pesquisas do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adaptados à realidade de São José dos Campos.
Cálculo do custo do tempo dos passageiros de automóveis com base na pesquisa do Metrô, que vincula os dados de custo de tempo de motoristas e passageiros com custos operacionais de transporte ao rendimento nominal.
4. Montagem de Rede, Modelagem e Simulação
Definição de rede de trânsito – constituída de trechos e nós ou estações – e da área de influência para cada obra, com base em visitas, mapas e imagens de satélite.
Pesquisados e carregamento de dados de direção, quantidade de faixas por sentido velocidade operacional em períodos de tráfego, localização de lombadas físicas e eletrônicas, velocidades regulamentares, interseções semaforizadas e tempo de espera.
Montagem dos projetos das obras sobre a rede e projeção dos dados carregados para a rede atual, de acordo com o projeto disponibilizado.
Distribuição dos dados da demanda de 2008, 2013, 2018, 2023 e 2028 por estação e realização de dez simulações para cada um dos trechos viários, sendo cinco com a obra e cinco sem a obra projetada.
Projeção da velocidade média entre os pontos com base nos resultados obtidos de tempo entre as estações e as dados de distância entre as estações; esse dado, multiplicados pelo custo econômico de operação dos transportes e de tempo dos passageiros gerou os valores de beneficio da análise econômica.
5. Análise Econômica
Criação do indicador econômico TIR – Taxa interna de Retorno das Obras – do Programa de Estruturação Urbana de São José dos Campos igual a 31,9% aa.
Análise de sensibilidade do TIR considerando-se três cenários alternativos: (I) ampliação de 20% nos custos; (II) redução de 20% nos benefícios; e (III) aumento de 10% nos custos e redução de 10% nos benefícios, todos os resultados se mostraram consistentes.
Análise de riscos considerado-se a eliminação do valor residual e a eliminação do crescimento do trafego; os resultados também se mostraram consistentes.