O Condomínio Residencial Paulistânia, no Município de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, foi construído dentro do Programa de Arrendamento Residencial – PAR, promovido pelo Ministério das Cidades e executado pela Caixa Econômica Federal. O Programa tinha como objetivo atender às necessidades de moradia de população urbana de baixa renda em municípios com mais de 100 mil habitantes. Os serviços que constituíram o objeto deste contrato visaram identificar e solucionar problemas decorrentes da dificuldade de convívio dos moradores e da forma de ocupação do Condomínio, ocorrida a partir de dezembro de 2001. O trabalho foi estruturado em dois eixos: elaboração de diagnóstico social e plano de trabalho técnico social; e desenvolvimento de atividades voltadas a estimular a participação comunitária e a promover alternativas de geração de renda.
Descrição dos Serviços
1. Elaboração do Diagnóstico Social e do Plano de Trabalho Técnico-Social
Análise das características do empreendimento e do entorno.
Análise e caracterização da população beneficiada.
Justificativa para a necessidade do trabalho social.
Objetivos a serem alcançados.
Metodologia do trabalho social.
Metodologia para o acompanhamento e avaliação.
2. Realização de Oficinas
Oficina de Iniciação ao Teatro, para crianças de 7 a 12 anos e jovens e adultos acima de 13 anos, com utilização de metodologias participativas.
Oficina de Máscaras e Identidade, para crianças dos 7 aos 11 anos e para jovens acima dos 12 anos com emprego de processos participativos.
Oficina de Alimentação Enriquecida, para donas de casa, baseadas em processos participativos.
Oficina de Reciclagem Artesanal, para toda a comunidade, com a utilização de metodologias participativas.
Montagem da feira Talentos da Comunidade, em finais de semana alternados visando abrir alternativas de geração/aumento de renda familiar, favorecer o entrosamento entre os moradores; fomentar a discussão sobre a organização de uma associação; difundir as regras do PAR e as consequências da inadimplência.
Palestras e Seminários: 2 palestras sobre a o combate à dengue e 2 seminários sobre dependência química.
3. Avaliação Geral do Trabalho Social
Avaliação financeira, observada pelo acompanhamento das taxas de inadimplência de condomínio e IPTU
Avaliação do relacionamento social, verificando-se as transformações da interação entre moradores e entre esses e o entorno do condomínio.
Avaliação das condições de manutenção e conservação, funcionamento e uso adequado dos bens e equipamentos do condomínio e avaliação das formas de organização para a administração das áreas comuns.
Avaliação do uso de espaços coletivos e individuais, verificando-se o cumprimento dos regulamentos internos e do grau de satisfação com o tipo de habitação.