PESQUISAS DE VAZAMENTOS NO SISTEMA DE ÁGUA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA GRAVIDADE CAMPO COMPRIDO (GCCO), RECALQUE BAIXO SANTA FELICIDADE (RBFL), GRAVIDADE SÃO BRAZ (GSBR), RECALQUE SÃO BRAZ (RSBR) E RECALQUE CAMPO COMPRIDO (RCCO)/CURITIBA
Cliente: Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar
Período: abril de 1999 - janeiro de 2000
Descrição do Projeto
Desde 1995, a Sanepar vem atuando junto à Superintendência Metropolitana de Curitiba na implementação de um Plano de Gestão da Rede de Distribuição de Água. Uma das metas é combater o alto percentual de perdas registradas na capital, em torno de 40% da água captada. No âmbito deste contrato, foram pesquisados vazamentos em 554,34 km de rede na área de influência da Gravidade Campo Comprido, Recalque Baixo Santa Felicidade, Gravidade São Braz, Recalque São Braz e Recalque Campo Comprido. Para a realização dos serviços foram utilizados equipamentos de última geração da Fuji: Leak Noise Correlator LC-2100, Leak Noise Detector FD-10, Metal Locator F-80, Onton Pipe Locator PL-130, Pipeline and Cabe Locator PL-920, Sound Listening Stick 1,00 m e 1.50 m, Boring Bar e Measuring Whell F-20, além de equipamentos de medição de vazão por inspeção marca Quadrina com Dataloger.
Descrição dos Serviços
Verificação de estanqueidade no perímetro das zonas de pressão: 87,29 Km.
Medição de vazão.
Instalação e retirada de equipamentos: 29 unidades.
Medição: 7 dias/ponto – 203 dias.
Total de vazão recuperada: 51,40 l/s.
Pesquisa e detecção de vazamentos, utilizando geofones eletrônicos e correlacionadores de ruído com acompanhamento de reparos: 554,34 km.
Relatório preliminar de avaliação da área a pesquisar.
Relatório final de avaliação dos resultados.
Número de vazamentos locados: 0,77 vaz/km de rede pesquisada.