PROJETOS DE MACRODRENAGEM, MICRODRENAGEM, SISTEMA VIÁRIO E TRANSPORTE, E ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS, PREVISTOS NO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR, LOTES III E IV
A Região Administrativa do Subúrbio Ferroviário de Salvador é um dos vetores de expansão periférica da capital baiana. Ocupa uma área de 2.660 ha, onde se encontra um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade e importante reserva de água potável, o Rio do Cobre. O objetivo do Programa de Recuperação Ambiental do Subúrbio, executado pela Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Urbanização da Capital – Surcap, é disciplinar o processo de ocupação da região e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais. Os estudos de base realizados no âmbito deste contrato abrangem uma área de 917,46 ha onde se identificaram 24 favelas, das quais oito foram contempladas com projetos de infraestrutura: redes de água e esgoto, iluminação pública, terraplenagem, drenagem, urbanismo, coleta de lixo e contenção de encostas. Ao todo, foram beneficiadas cerca de 8.700 famílias.
Descrição dos Serviços
I. DIAGNÓSTICO/PROJETOS DE INFRAESTRUTURA
1. Caracterização Geral da Área de Projeto
Aspectos físico-ambientais: clima, solo, hidrologia, mapeamento geológico, mapeamento geotécnico, mapeamento ipsométrico, mapeamento de áreas com risco de deslizamento de encostas, relevo e hidrografia.
Características do sistema viário, abrangendo as principais vias de acesso e a hierarquização das mesmas, tendo sido percorridos 179 km de vias.
Características de pavimentação: vias com ou sem pavimento, identificação dos tipos de pavimento e de pavimentos deteriorados.
Características da drenagem pluvial, sistema de captação e lançamento de águas pluviais, áreas sujeitas a inundação, vias com guias e sarjetas e dispositivos de drenagem existentes.
Características do sistema de esgotamento sanitário: serviços de esgotamento sanitário existentes.
2. Criação de Banco de Dados sobre Condições da Infraestrutura na Área de Projeto
Coleta de dados: cadastramento de dados sobre as condições de infraestrutura existentes nas vias da área de estudo em fichas de vistoria de campo: sistema viário, drenagem, geotecnia, urbanização e recuperação e recuperação ambiental.
Conversão de dados: digitalização do conteúdo das fichas em banco de dados do software Microsoft Access.
Digitalização e vetorização do levantamento planialtimétrico das vias fornecido pela Fundação Mário Leal Ferreira com o uso do software de desenho técnico AutoCAD, e compatibilização de dados entre Microsoft Access, AutoCAD e ArcView.
Desenvolvimento e implantação do Sistema de Informações Georreferenciadas – SIG, utilizando ArcView e AecInfo.
Aplicação do SIG para geração de mapas temáticos: hierarquização da via quanto à classe de uso; rotas de ônibus; mapeamento geológico-geotécnico; alinhamento geométrico da via; tipos de pavimentação; aspectos topográficos; áreas sujeitas a inundação; bacias hidrográficas; declividade do terreno; ocorrência dos tipos de solos; áreas de risco de deslizamento; uso e ocupação das encostas; intensidade de tráfego; presença de favelas; ocorrência de processos erosivos; ocorrência de cortes em taludes.
3. Abordagem das Soluções Propostas para a Área em Estudos Existentes
Levantamento dos principais trabalhos existentes para a área de interesse, destacando-se os problemas encontrados e as soluções propostas.
4. Identificação das Principais Necessidades
Análise dos mapas temáticos de infraestrutura existente para identificação das áreas carentes e orientação das propostas de intervenções.
5. Hierarquização das Intervenções
Identificação e hierarquização das áreas para intervenções segundo a classificação das vias quanto ao uso, utilizando-se como instrumento de análise a localização das ocorrências nos mapas temáticos.
Identificação das principais intervenções, estabelecendo-se prioridades em função dos recursos disponíveis.
6. Recomendações de Soluções para Suprir as Necessidades
Avaliação das intervenções segundo as soluções técnicas possíveis de serem adotadas em cada caso, com base na análise das proposições já detalhadas nos estudos e projetos existentes, dos critérios estabelecidos no caderno de projetos e à luz da verificação in loco da adequação das soluções já implantadas.
II. PROJETOS EXECUTIVOS DE MACRODRENAGEM E SISTEMA VIÁRIO
1. Serviços Topográficos e Geotécnicos
Levantamentos topográficos cadastrais e semicadastrais para elaboração dos projetos de drenagem e de sistema viário (traçado geométrico) de cada área de projeto, cobrindo:
superfície de cerca de 565 ha; extensão de vias de 115,0 km.
Investigações geotécnicas, compostas por 75 furos de sondagem a trado e 10 furos de sondagem a percussão, utilizados para análise da fundação de galerias e dimensionamento do pavimento
2. Projeto Executivo de Drenagem
Desenhos de planta, perfil e seções transversais das galerias projetadas, escadas e rampas drenantes, e dos poços de inspeção, bocas de lobo, escada hidráulica em gabião e projeto estrutural das galerias retangulares com software AutoCAD.
Quantitativos: 4.600 m de ramais de ligação; 13.073 m de galerias tubulares; 1.620 m de galerias retangulares; 717 un de bocas de lobo (simples, duplas e triplas); 377 un de poços de inspeção; 241 m de escadaria e rampa drenante; 89 m de escadaria hidráulica em gabião; 414 m de canaleta retangular sob passeio.
3. Projeto Executivo do Sistema Viário
Desenhos de planta e perfil com base no traçado geométrico do sistema viário proposto, com auxílio do software SoftDesk (módulo civil), com o qual se gerou o MDT – Modelo Digital de Terreno, banco de dados do projeto de alinhamento horizontal de vias, perfil longitudinal de terreno e de via projetada com cálculo quantitativo de terraplenagem; e elaboração de projetos de escadaria, praças e detalhes das seções-tipo adotadas, segundo os dimensionamentos dos pavimentos.
Quantitativos: 80.289 m de vias e escadarias; 80.956 m3 de projeto de terraplenagem (corte/aterro); 448.141 m2 de pavimentação.
4. Memorial Descritivo
Apresentação das diretrizes adotadas no desenvolvimento dos projetos de drenagem e de sistema viário e os anexos do memorial de cálculo dos estudos hidrológicos, dimensionamento de pavimentos e quantitativos de obras.