No segundo ano de atuação, o Consórcio LBR-Cobrape-MMP analisou 1580 projetos inscritos no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e examinou 1786 complementações, somando 3366 avaliações. Além disso, realizou 301 vistorias técnicas em 151 municípios do estado de São Paulo.
O Consórcio LBR-Cobrape-MMP atua como agente técnico do Fehidro, sendo responsável por analisar e aprovar a viabilidade técnica e econômica dos projetos, além de monitorar a sua execução.
Neste período, a qualidade da água, especialmente ao que se refere ao esgotamento sanitário, foi o tema mais recorrente entre os projetos submetidos ao Fehidro, seguida por drenagem e gestão dos recursos hídricos, que ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.
Além de avaliar a viabilidade técnica dos projetos, a equipe do Consórcio também acompanha seu desenvolvimento. No segundo ano, 2422 projetos foram acompanhados, sendo 1580 deste período e 842 no primeiro ano de atuação.
A grande demanda por análises exigiu do Consórcio LBR-Cobrape-MMP a adoção de estratégias para garantir eficiência e agilidade. Dessa forma, aprimorou-se a comunicação com os principais responsáveis pelos recursos, como prefeituras, fundações, comitês de bacia e organizações não governamentais (ONGs). Além disso, foi implementado um sistema para agilizar o fluxo de informações e mantida uma equipe multidisciplinar permanente de analistas e técnicos, assegurando excelência e eficiência no andamento dos projetos.
No primeiro ano de atuação, o Consórcio analisou 600 projetos, resultando na emissão de cerca de dois mil pareceres técnicos. Desde o início, o trabalho exigiu agilidade para atender todas as demandas, como ampliação dos canais de comunicação, incluindo site, whatsapp, helpdesk e videoconferências.
Anteriormente, a análise dos projetos submetidos ao Fehidro era realizada pelos órgãos técnicos estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).
Gestão dos recursos hídricos
O objetivo do Fehidro é dar suporte à Política Estadual de Recursos Hídricos do estado de São Paulo, financiando programas e ações na área de recursos hídricos, promovendo sua gestão e melhoria e a proteção dos corpos d’água e suas bacias hidrográficas.
O Consórcio LBR-Cobrape-MMP é formado pelas empresas Cobrape, LBR Engenharia e Consultoria e a MMP Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários.