A população do Grajaú, na zona sul da capital paulista, ganhou um novo espaço de lazer. O Parque Jardim Prainha - Núcleo Pabreu foi inaugurado na sexta-feira, 24 de janeiro, com a presença de autoridades municipais e moradores da região.
Integrado ao Programa Mananciais e localizado às margens da represa Billings, o parque (etapas 1 e 2) possui uma área total de 30 mil m². O espaço conta com quadra esportiva, pista de skate, pistas de caminhada, playgrounds, áreas de contemplação, além do plantio de árvores e ações de recuperação ambiental na borda da represa.
“Essa é a primeira área de lazer da região. É muito importante, pois não tínhamos nada aqui. Meus netos estão ansiosos para aproveitar o parque”, disse a dona de casa Maria Vieira de Souza.
Para viabilizar essa iniciativa, 425 famílias foram reassentadas: 376 recebem auxílio-aluguel, 31 foram indenizadas e 18 receberam unidades habitacionais. A equipe de trabalho social da Cobrape fez o levantamento e cadastramento dessas famílias e acompanhou o processo de remoção.
A área transformada em parque também foi regularizada pelo Programa Mananciais, que executou obras de urbanização no interior do bairro. Foram construídas redes de esgoto, redes de drenagem, muros de contenção e pavimentação. Além disso, houve a readequação do sistema viário, com a regularização e pavimentação de ruas, a criação de novas vias, vielas e escadarias e a ampliação das áreas permeáveis.