Paraíba terá Planos Regionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
Assessoria de Comunicação
02/10/2023
A Cobrape venceu licitação para desenvolver os Planos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PAAES) das Microrregiões do Estado da Paraíba. A ideia é alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico, que influenciam diretamente na melhora da saúde, da qualidade de vida, contribuem para o desenvolvimento da sociedade e reduzem os impactos no meio ambiente.
Estrategicamente, o governo da Paraíba dividiu o território estadual em quatro Microrregiões de Água e Esgoto (Alto Piranhas, Espinharas, Borborema e Litoral) para melhorar o acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, abrangendo as zonas urbanas e rurais dos 223 municípios do estado. Esta divisão considera a delimitação das bacias hidrográficas, da infraestrutura operacional dos serviços de saneamento básico e as particularidades sociais, econômicas e políticas individuais de cada microrregião.
O enfoque regionalizado é relevante para alcançar as metas da universalização e demais diretrizes previstas para estes dois eixos do saneamento. O planejamento será elaborado levando em conta um horizonte de 20 anos e abordará diversos aspectos, incluindo questões político-institucional, econômico-financeiras, administrativas, sanitárias, ambientais, de vulnerabilidades climáticas, culturais e tecnológicas, com proposição de metas, conforme objetivo estabelecidos.
Ainda, o trabalho será desenvolvido em acordo com os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) já existentes, Plano Estadual de Convivência com a Seca e a Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Paraíba, respeitando as características e individualidades dos municípios. O trabalho tem previsão de duração de 18 meses.