Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Biblioteca - Textos
Desenvolvimento do Diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins

  

Artigo técnico apresentado no XVIII Simpósio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), realizado em Campo Grande, de 22 a 26 de novembro de 2009.

AUTORES

Regina Maria Martins de Araújo
Carlos Eduardo Curi Gallego
José Antônio Oliveira de Jesus
Rodolpho Humberto Ramina
Carlos Alberto Amaral de Oliveira Pereira
Luis Eduardo Gregolin Grisoto
Renata de Oliveira Lobato da Costa
Rafael Fernando Tozzi
Marianne Schaefer França
Maria Carolina Leal Polidori
Christian Taschelmayer
Bruna Kiechaloski Miró

RESUMO

Trabalho realizado no âmbito do Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH/TO, elaborado pela COBRAPE - Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos para a Secretaria de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente - SRHMA.

Trata-se de um importante estudo metodológico aplicável nas escalas dos planos estaduais de recursos hídricos. Apresenta "passo-a-passo" as diversas etapas realizadas e traz inovações no que se refere à conceituação de (re)divisão do espaço territorial geográfico, apresentando as condicionantes afetas, direta ou indiretamente, aos recursos hídricos.

Com o resultado obtido, busca-se minimizar os conflitos gerados pela incompatibilidade entre as divisões político-administrativa e ambiental. A propósito, o PERH/TO consolida a divisão das bacias hidrográficas do Estado na regionalização em Áreas Estratégicas de Gestão (AEGs), áreas essas com homogeneidade de problemas a serem enfrentados e, portanto, com um conjunto diferenciado de alternativas de soluções apropriadas e factíveis para cada região analisada.

Entende-se que a aplicabilidade dessa metodologia se constitui em uma poderosa ferramenta de suporte à gestão e de tomada à decisão, na medida em que está aberta à inclusão de dados futuros, em um
processo dinâmico em constante retroalimentação das diversas variáveis - supervenientes e intervenientes - pertinentes aos recursos hídricos e áreas afins.

PALAVRAS-CHAVE

Planos de recursos hídricos;
Divisão hidrográfica;
Diagnóstico dirigido.

RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)