Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Biblioteca - Textos
Diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná

  

Artigo técnico apresentado no XVIII Simpósio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), realizado em Campo Grande, de 22 a 26 de novembro de 2009.

AUTORES

Renata de Oliveira Lobato da Costa
Carlos Eduardo Curi Gallego
Rodolpho Humberto Ramina
Carlos Alberto Amaral de Oliveira Pereira
Regina Maria Martins de Araújo
Rafael Fernando Tozzi
Marianne Schaefer França
Maria Carolina Leal Polidori
Christian Taschelmayer
Bruna Kiechaloski Miró
Carla Mittelstaedt
Eneas Souza Machado

RESUMO

Trabalho realizado no âmbito do Plano Estadual de Recursos Hídricos - PLERH/PR, elaborado pela COBRAPE - Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, para a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - SUDERHSA, órgão gestor dos recursos hídricos no Estado do Paraná.

A propósito, trata-se da consolidação da metodologia aplicada na etapa do diagnóstico do presente Plano, abordando a regionalização hidrográfica em Áreas Estratégicas de Gestão (AEGs), rede estratégica de monitoramento superficial e subterrânea, eventos críticos, uso do solo, demandas hídricas, disponibilidades hídricas e balanço hídrico. Apresenta, também, uma caracterização por AEG em formato de painel síntese, denominado de "banner".

Entende-se que a fase do diagnóstico possibilita subsidiar a etapa de metodologia de cenários, fase essa estratégica por determinar os diversos componentes de programas e ações propostas, para cada grupo de Áreas Estratégicas de Gestão ou individualmente, de acordo com a homogeneidade de problemas e a necessidade de intervenções.

Por fim, reforça o escopo do Plano Estadual de Recursos Hídricos, qual seja, estabelecer e manter um sistema de gestão de recursos hídricos de forma eficaz e eficiente para todo o território e, portanto, obrigatoriamente articulado com os demais instrumentos de planejamento no nível das políticas estaduais.

PALAVRAS-CHAVE

Planos de recursos hídricos;
Etapas do diagnóstico;
Cenarização.

RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)