Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Biblioteca - Textos
Sistema de Informações da Agência de Bacia do Rio das Velhas

  

Artigo técnico apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenhearia Sanitária e Ambiental - ABES, no Rio de Janeiro, 1997.

AUTORES

Alceu Guérios Bittencourt
Carlos Alberto do Amaral de Oliveira Pereira
Wagner Jorge Nogueira
Valdecir dos Santos Rosa
Luiz Henrique Werneck de Oliveira
Charles Bristol
Michael Lovett

RESUMO

O desenvolvimento do Sistema de Informações da Agência de Bacia do Rio das Velhas insere-se no escopo do trabalho contratado ao Consórcio COBRAPE/CDM pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais, através do Programa de Saneamento Ambiental das Bacias dos Ribeirões Arrudas e Onça da Região Metropolitana de Belo Horizonte - PROSAM-MG.

A bacia hidrográfica do rio das Velhas possui uma área de cerca de 28000 km2, com uma população urbana da ordem 3,5 milhões de habitantes distribuídos em 51 municípios, incluindo Belo Horizonte e outros da Região Metropolitana.

Os conflitos pelos recursos hídricos aparecem em quantidade e qualidade, uma vez que há fontes de poluição provenientes de atividades de mineração, indústrias, núcleos urbanos, e usos agrícolas.

O objetivo do Sistema de Informações atualmente em desenvolvimento é o de prover a Agência de um instrumento de gestão ágil e eficiente.

Em linhas gerais, o Sistema é composto dos seguintes elementos:

Um banco de dados amplo constituído de informações sobre os meios físico e biótico, além de dados socioeconômicos e institucionais. Um conjunto de modelos de simulação (hidrológico, qualidade da água e econômico financeiro), que permitirá a obtenção de dados de quantidade e qualidade da água na bacia em função de condições definidas de utilização dos recursos hídricos, bem como a análise econômica e financeira dos investimentos efetuados na bacia e das receitas oriundas do uso da água. Cenários de desenvolvimento, resultantes das ações estruturais e não estruturais definidas pelo Plano Diretor da Bacia, componente do Estudo de Implantação da Agência, também em andamento. Sistema de Informações Geográficas, que servirá de suporte informático para a realização de consulta aos bancos de dados e visualização dos resultados obtidos com as simulações dos cenários de desenvolvimento e aplicação dos modelos de simulação.

PALAVRAS-CHAVE

Sistema de Informações
GIS
Bacias Hidrográficas
Rio das Velhas
Gestão de Bacias Hidrográficas.

RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)