Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Biblioteca - Textos
Dimensionamento de Sistema de Aeração por Circulação Artificial da Coluna de Água para o Reservatório Guarapiranga, em São Paulo

  

Artigo técnico apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, relizado no Rio de Janeiro, 1997.

AUTORES

Luiz Henrique Werneck de Oliveira
Lilian C. Poll
Alceu Guérios Bittencourt
Carlos Alberto Amaral de Oliveira Pereira
Jonathan French

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido em função da constatação de problemas nas condições de oxigenação do fundo do reservatório Guarapiranga, principalmente nas zonas mais profundas, próximo à captação. A partir de dados fornecidos pela SABESP, através do monitoramento sistemático de oxigênio dissolvido e temperatura, foi constatada uma anoxia cada vez mais severa e frequente nos meses de verão, de acordo com a plotagem de curvas “iso-oxigênio dissolvido” e “iso-termas”. As conseqüências da anoxia podem incluir a ressolubilização das cargas internas sedimentadas no fundo, com a liberação de quantidades significativas de nutrientes na coluna de água. A presença de tais constituintes em águas de abastecimento é indesejável, além de causar o agravamento das condições ecológicas do reservatório, contribuindo para novas florações de algas. Para enfrentar o problema detalhou-se um sistema de aeração por circulação artificial da coluna d’água do reservatório, cuja metodologia de dimensionamento é descrita no presente trabalho. Trata -se de uma aplicação da teoria de jatos e plumas para calcular a indução de quantidade de movimento capaz de promover a circulação da coluna de água com baixo consumo de energia, devido ao efeito das plumas de bolhas de ar em ascensão desde o fundo até a superfície. A racionalização do número de fontes de ar é apresentada, bem como a estimativa de perda de carga em função do diâmetro dos tubos de ar, no sentido de definir um arranjo otimizado de condução das vazões de ar pretendida aos locais desejados para promover a mistura com o grau de intensidade necessário, sem efeitos perversos de excesso de mistura capazes de perturbar os sedimentos, mas permitindo misturar o volume alvo na escala de tempo definida.

PALAVRAS-CHAVE

Reservatório Guarapiranga
Anoxia
Aeração
Circulação Artificial
Dimensionamento

RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)