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AVALIAÇÃO FINAL DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA
  
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Cliente: Prefeitura de São Luís

Período: setembro de 2022 a abril de 2023

Descrição do Projeto

O Programa de Revitalização do Centro Histórico do Município de São Luís – Procidades – com o aporte de US$27,180,000.00, sendo 50% pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o restante por contrapartida da Prefeitura de São Luís, foi responsável pela implementação de ações que promoveram a recuperação urbana, cultural, socioeconômica e habitacional do município, tais como as requalificações do Parque do Bom Menino, de obras em seu entorno, como o anfiteatro e o Skate Park, Praça da Bíblia e arredores, Praça da Saudade e entorno, Praça da Misericórdia e entorno, requalificação do Anel Viário, obras de acessibilidade para a área de tombamento federal, reabilitação dos prédios e projeto arquitetônico do Cais Trapiche Santo Ângelo. A contratação de consultoria especializada para a elaboração da avaliação final do Programa de Revitalização do Centro Histórico tem por objetivo realizar o diagnóstico da execução, demonstrando um retrato sobre o cumprimento do escopo proposto, avaliar a gestão executiva em seus aspectos documentais, legais, financeiros, a evolução e conclusões das aquisições previstas, realizar a avaliação econômica, técnica e dos resultados do Programa, mensurar os resultados e impactos das ações realizadas, identificando as dificuldades encontradas e documentando as lições aprendidas, com o fim de subsidiar a apresentação de conclusões sobre a eficiência, eficácia e efetividade da execução desta operação de crédito.

Descrição dos Serviços:

1. Avaliação Final do Programa

  • Resultados da execução físico-financeira, por produto e por componente;
  • Análise econômica ex-post do Programa. Espera-se que seja realizada uma avaliação econômica robusta, com o uso de metodologias econométricas consistentes, baseada em diferenças e/ou outra metodologia aceita pelo Banco;
  • Cumprimento dos produtos, resultados e impactos esperados, em conformidade com os indicadores estabelecidos na Matriz de Resultados do Programa e do detalhamento do Plano de Monitoramento e Avaliação do Programa;
  • Grau de cumprimento dos requisitos e especificações ambientais das obras, de acordo com o estabelecido nos Estudos e Programas Ambientais, na legislação aplicável e nas Políticas do BID;
  •  Síntese de impactos socioambientais, incluindo os relatórios sobre a execução do reassentamento de comerciantes, se necessário. A síntese deverá apresentar um balanço entre as ações previstas as executas e as pendências existentes. Deverá descrever ainda, as ações que deverão ser realizadas para superar as pendências socioambientais;
  • Identificação dos riscos para a sustentabilidade dos projetos e proposição de ações para a sua mitigação;
  • Avaliação de riscos da execução do Programa, com indicação das ações de superação;
  • Grau de cumprimento das tarefas de operação e manutenção das obras concluídas;
  • Grau de cumprimento dos compromissos contratuais;
  • Análise da implementação do Plano de Aquisições;
  • Síntese dos resultados de todas as auditorias realizadas durante a execução do Programa até o correspondente momento;
  • Análise do desempenho do Banco e do Mutuário na preparação, execução e monitoramento do Programa;
  • Identificação de possíveis limitações e boas práticas (lições aprendidas) do processo de preparação, execução e de sustentabilidade futura do Programa, fazendo recomendações concretas para aproveitamento de futuras operações.

 

2. Plano de Trabalho

  • Apresentação da proposta detalhada do escopo dos relatórios, metodologia, cronograma e alocação da equipe;
  • Elaboração de uma proposta metodológica para realização da avaliação final do Programa, discutida e acordada com a UGP e com o Banco;
  •  Detalhamento da metodologia de avaliação econômica ex-post, inclusive com o detalhamento da pesquisa de campo a ser realizada e do questionário a ser aplicado.
  • Relatório do Plano de Trabalho

3. Revisão da Documentação e Pesquisa de Campo

  • Acesso à documentação do Programa: (i) proposta de empréstimo aprovada pelo BID, (ii) Contrato de Empréstimo; (iii) Regulamento Operacional do Programa; (iv) relatórios de progresso semestrais; (v) ajudas memórias das missões do Programa; (vi) políticas operacionais do Banco, em especial aquelas concernentes ao meio ambiente e aspectos sociais; (vii) Marco Lógico/Matriz de Resultados do programa; (viii) auditorias realizadas durante a execução do Programa até o correspondente momento; (ix) contratos para a contratação de obras, bens e serviços financiados com recursos do Programa, bem como a documentação referente às respectivas licitações;
  • Avaliação dos avanços e resultados do programa, tendo em conta os principais aspectos técnicos, econômicos e financeiros antes e após o Programa;
  • Análise do progresso de cada um dos componentes do programa e, se necessário, realizar visitas às obras físicas já finalizadas para verificar a adequação de seu uso e funcionamento;
  • Revisão das metas físicas alcançadas pelo programa em contraste com aquelas definidas no Marco Lógico/Matriz de Resultados da operação;
  • Revisão da validade do indicador de impacto originalmente estabelecido e recomendar ajustes a esse ou a adoção de outro indicador mais apropriado para avaliar o impacto do Programa;
  • Apresentação de explicações sobre os avanços dos resultados a partir dos produtos implementados, identificando os casos em que as metas não foram alcançadas, por meio de uma análise dos fatores determinantes que contribuíram para que a meta não tenha sido alcançada;
  • Apresentação do resultado da pesquisa de campo, a ser realizada com a presença de ao menos um componente da Equipe Chave, para subsidiar a avaliação econômica ex post.
  • Relatório de Revisão da documentação e da Pesquisa de Campo para a Avaliação Econômica Ex-post.

4. Realização de Entrevistas

  • Realização de uma série de entrevistas com os principais envolvidos no projeto;
  • Diálogo com os envolvidos de maior relevância no desenho e execução do programa, visando identificar as boas práticas, possíveis limitações e suas respectivas medidas corretivas que facilitaram o resto da execução;
  • Avaliação dos principais aspectos de desempenho da UGP e do Banco em termos de trabalho em equipe, coordenação e comunicação, e qualquer outro tema relevante que possa ser de utilidade para a totalidade da execução.
  • Relatório de Entrevistas.

5. Realização de Visitas

  • Realização de visitas por ao menos um componente da Equipe Chave aos locais de implantação das aquisições e das obras; elaboração de registro fotográfico e identificação de beneficiários e suas impressões;
  • Participação de Missão de Avaliação do BID e de reunião de avaliação com técnicos do BID.
  • Relatório de Visitas.

6. Sistematização de Informações

  • Sistematização de informações para desenvolver a Avaliação Final; elaboração e documentação dos resultados do Programa por meio da entrega de Relatório de Avaliação Final do Programa;
  • Síntese da avaliação econômica ex-post do Programa contendo, especificamente, a análise custo-benefício, análise de sensibilidade e de custo efetividade;
  • Elaboração da avaliação econômica ex-post, utilizando metodologias econométricas robustas para determinar os benefícios a partir de uma análise comparativa dos dados obtidos na preparação do Programa e os auferidos na atualidade. Para a realização da avaliação econômica ex-post foram utilizados os dados secundários de ITBI, IPTU;
  • Apresentação de análises de custo eficiência;
  • Realização de recomendações para a melhora da preparação, execução e sustentabilidade de futuras operações, sobre a base da análise realizada e das lições aprendidas.
  • Relatório de Avaliação Final do Programa.

7. Apresentação dos Resultados:

  • Apresentação da Conclusão dos Resultados da Avaliação, contendo a síntese dos resultados alcançados, por cada área, pelo Programa e entrega do Relatório Final dos Resultados.
  • Relatório sobre Apresentação Final dos Resultados.


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